Apresentada em julho, a nova geração do Honda HR-V trouxe tudo novo. Além do visual totalmente repaginado, ainda estreou novos motores. Agora, com a chegada das versões turbo às lojas nacionais, a linha do SUV está completa para o mercado brasileiro. No entanto, com 4 opções à escolha dos consumidores, qual vale mais a pena?
Aqui no Motor1.com, já avaliamos tanto o novo Honda HR-V com motor aspirado quanto o equipado com novo turbo flex. Também acompanhamos de perto o lançamento do carro e destrinchamos a lista de equipamentos - e principalmente o preço - de cada uma e chegamos à conclusão de que a versão EXL com motor aspirado é que traz o melhor custo-benefício da linha. Entenda o porquê.
As duas versões do Honda HR-V mais baratas trazem o motor 1.5 aspirado com injeção direta de combustível. O motor 1.5 é o mesmo do City, com variador de fase na admissão e injeção direta de combustível. Mas existem ajustes específicos para o HR-V pelo seu maior peso e porte, como resposta de acelerador e transmissão. Com isso, ele entrega até 126 cv de potência tanto com etanol quando com gasolina. Já o torque é de 15,8 kgfm e de 15,5 kgfm, respectivamente. Nos testes de consumo do Motor1.com, o HR-V registrou 12,3 km/l em uso urbano e 14,5 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Já as duas versões mais caras usam o 1.5 turbo, que agora é flex. O propulsor é o mesmo da geração anterior só a gasolina, mas com diversas atualizações para render melhor também com o combustível vegetal. Em números, o novo 1.5 turbo tem os mesmos com gasolina ou etanol, mas uma considerável melhora pro anterior, apenas com gasolina. São 177 cv ante os 173 cv. Em torque, são 24,5 kgfm ante os 22,4 kgfm, ganho de 2,1 kgfm. Ambos os motores lançam mão de uma transmissão automática CVT com simulação de 7 velocidades.
MOTOR | POTÊNCIA | TORQUE | *0 A 100 KM/H | *CONSUMO CIDADE | *CONSUMO ESTRADA |
1.5 DI i-VTEC | 126 cv a 6.200 rpm | 15,8 kgfm a 4.600 rpm | 11,8 segundos | 12,6 km/litro | 14,5 km/litro |
1.5 DI VTEC TURBO | 177 cv a 6.000 rpm | 24,5 kgfm de 1.700 a 4.500 rpm | 8,5 segundos | 10,5 km/litro | 13,5 km/litro |
*Teste feito por Motor1.com com instrumentos. Carro abastecido com gasolina
Honda HR-V 2023 1.5 EX Honda Sensing (R$ 142.500): Honda Sensing (piloto automático adaptativo com low speed follow, frenagem de emergência automática, assistente de permanência em faixa e farol alto automático), controle de tração e estabilidade, assistente de subida e descida de rampas, freio de estacionamento automático com autohold, 6 airbags, câmera de ré, alerta de pressão de pneus, câmera no retrovisor direito para mitigar ponto-cego, faróis em LEDs com luzes diurnas, lanternas em LEDs, acendimento automático dos faróis, rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
E mais: Magic Seat (bancos traseiros com mais modularidade), rodas de 17", coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado automático de 1 zona com saídas traseiras, botão de partida, sistema multimídia com tela de 8" e Apple CarPlay/Android Auto sem fios, painel com computador de bordo de 4,2" e modo de condução ECO.
Honda HR-V 2023 1.5 EXL Honda Sensing (R$ 149.900): EX + faróis de neblina em LEDs, chave presencial para abertura de portas, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro com apoio de braços, retrovisor interno fotocrômico e volante com aletas para troca de marchas e bancos em couro.
Honda HR-V 2023 1.5T Advance (R$ 176.800): EXL + motor 1.5 turbo, carregador por indução, painel com tela de 7", ar-condicionado de duas zonas, modo Sport, grade e parachoques esportivos, ponteira dupla de escapamento, sensor de estacionamento dianteiro, aplicativo de conectividade My Honda Connect e sensor de chuva.
Honda HR-V 2023 1.5T Touring (R$ 184.500): Advance + banco do motorista com ajustes elétricos, molduras da carroceria em preto brilhante, partida remota do motor e abertura e fechamento automático do porta-malas com sensor de aproximação.
Depois de centenas de quilômetros tanto na versão EXL, quanto na Touring, além de um comparativo da primeira com o Hyundai Creta, já tivemos uma noção de qual configuração do novo Honda HR-V entrega mais pelo que cobra. Depois de discussões que envolveram toda a redação do Motor1.com, chegamos ao consenso que a configuração Touring é a melhor para o bolso.
Olhando puramente para a ficha técnica, as principais ausências são painel digital, sensor de chuva e ar-condicionado com duas zonas. No entanto, para ter acesso a isso e ao desempenho superior do motor turbinado, a diferença de preço entre a versão EXL aspirada e a Advance turbo é de nada menos que R$ 26.900. Um salto grande demais para se justificar, ao menos que você realmente precisa da cavalaria a mais.
Na versão EXL já se tem acesso aos principais itens, como faróis de neblina de LED, os bancos traseiros modulares, acabamento de couro e todo o conjunto de assistentes de condução da Honda. Em nossas avaliações, até nos surpreendemos com o desempenho do motor 1.5 aspirado. Mesmo com potência menor que do 1.8 que substituiu, andou praticamente na mesma tocada nos testes de aceleração em retomada. Claro que, cheio e na estrada, não vai ter a disposição do turbo, mas o desempenho menor compensa pelo custo bem mais baixo. Além disso, o carro tem o mesmo conjunto de suspensão, sem perdas na estabilidade e conforto.
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