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Ford Mustang: A história do clássico esportivo

São sete gerações desde 1964, com diversas curiosidades

Ford Mustang alt vs. neu

Junto com o Corvette e o Porsche 911, o Ford Mustang é um dos carros esportivos mais famosos do mundo. E todos os três estão no mercado há muito tempo: o Vette desde 1953, o 911 desde 1963 e o "Stang" desde 1964. E hoje vamos contar a história do Mustang, com uma bela galeria de fotos ao final.

Naturalmente, a recentemente apresentada sétima geração Mustang não tem nada a ver com o modelo original, exceto pelo nome e certas influências do design. Atrás do primeiro Mustang estava uma idéia engenhosa, que mais tarde foi retomada de forma semelhante com o Opel Manta e o Ford Capri.

Lee Iacocca, membro do conselho de administração da Ford no início dos anos 1960, reconheceu os sinais dos tempos: uma jovem geração de clientes de automóveis havia crescido e não queria um sedan convencional por seu dinheiro, mas algo com mais esportividade. Com base no baixo preço do Ford Falcon introduzido em 1960, foi criado o projeto "Special Falcon", a partir do qual surgiu o Mustang. 

História do Ford Mustang

Centro de Estilo da Ford com o "Special Falcon" (1962)

Embora hoje todo Mustang tenha um cavalo na grade e tenha sido chamado de "Pony Car" no início, diz-se que um avião foi a inspiração, o P-51 Mustang da Segunda Guerra Mundial. Stiletto e Allegro também foram discutidos. Na Alemanha, a propósito, o Mustang só foi chamado de T5 até 1979, porque a Ford se recusou a comprar os direitos de marca registrada da Krupp por 10.000 dólares. No entanto, mais de 800 T5s por ano foram registrados neste país.

O local da estréia do primeiro Ford Mustang foi incomum: na Feira Mundial em Nova York, Henry Ford II apresentou o carro em 17 de abril de 1964. Foi apresentado como um coupé hardtop e como um conversível. Desde o início, o Mustang foi um sucesso de vendas. Já no primeiro dia, 22.000 pedidos foram recebidos, e 419.000 veículos foram vendidos no primeiro ano. 

Ford Mustang Werbung (1964)

Em retrospectiva, nenhuma surpresa: o Mustang original parecia lindo sem parecer "muito masculino" ou "muito feminino". Seja a avó ou o capitão de vôo, todos podiam ser vistos nele. A isso se acrescentou um preço de entrada favorável (ajustado nos dias atuais, pouco mais de 20.000 euros) e a possibilidade de montar o "próprio" Mustang graças a inúmeros extras.

Fato engraçado: Pouco antes da estréia, a Ford havia feito experiências com versões do Mustang em eventos e salões. Mas eles logo perceberam que o Falcon era bom para isso. Em 1965, um Fastback de 2+2 lugares foi seguido como uma terceira opção para o Mustang. 

Este Fastback adorna os modelos Mustang mais famosos e mais caros da atualidade: o Shelby GT350, também introduzido em 1965, o"Bullitt" do filme homônimo de 1968 com Steve McQueen, bem como "Eleanor" de "60 Seconds".

Ford Mustang Bullitt (1968)
Ford Mustang Bullitt (1968)
Ford Mustang Mach 1 Fastback (1973)
Ford Mustang Mach 1 Fastback (1973)

No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o bastante delicado Mustang se tornou mais gordo e largo, também porque a Ford participou da corrida dos muscle cars. Modelos como "Boss" ou "Mach 1" têm motores V8 com até sete litros de capacidade e 375 hp. 

No meio do desenvolvimento do completamente novo Mustang da segunda geração, a crise do petróleo de 1973 explodiu. Quase em pânico, a Ford pisou nos freios e trouxe o Mustang II com base no Pinto em 1974. Com motores de quatro e seis cilindros, que tinham apenas 88 hp na versão de entrada. Foi somente um ano depois que a Ford re-introduziu os motores V8 em resposta à pressão dos clientes.

Ford Mustang II (1974)
Ford Mustang II (1974)
Ford Mustang (1979)
Ford Mustang (1979)

Até hoje, a comunidade de fãs do Mustang II (apenas 4,44 metros de comprimento!), de concepção bastante grosseira, é manejável. Após apenas cinco anos, saiu o número III, o chamado "Fox-Body" Mustang. Com linhas claras, quase européias, foi, ao contrário das expectativas, muito bem sucedido e permaneceu na linha até 1993. Desde 1987 com um grande lifting facial, que nos lembra um pouco o novíssimo Mustang 2022.

Em 1994, surgiu a quarta geração, internamente chamada SN-95. Embora modernizado, ainda se baseava na plataforma Fox. O design sem inspiração foi significativamente otimizado no final de 1998, por exemplo, com luzes traseiras com três listras no estilo do Mustang original.

O quinto Mustang era completamente retro em 2004. Antes disso, a Ford já havia renovado o Thunderbird em uma onda retro, mas apenas o novo Mustang provou ser um sucesso de bilheteria. No mesmo ano, a produção passou de Dearborn para Flat Rock (Michigan). 

Ford Mustang GT3 (1998)
Ford Mustang GT3 (1998)
Ford Mustang Deutschland
Ford Mustang VI (Deutschland)
História do Ford Mustang

No final de 2013, a Ford apresentou a sexta geração do Mustang. Seu projeto pode ser considerado tão bem sucedido que também se tornou a base para o sétimo Mustang. Mas nós divagamos: em 2015, o Mustang poderia finalmente ser comprado regularmente novamente dos concessionários Ford na Alemanha. Foram oferecidos um turbo gasolina de 2,3 litros com 317 cv, mais tarde 290 cv e o V8 de 5,0 litros com 421 e 450 cv respectivamente. 

Em agosto de 2017, houve um facelift para afiar o visual, e em 2018 a Ford celebrou os 10 milhões de Mustang. Desde 2019, o nome Mustang também é usado para um carro elétrico, o Mustang Mach-E. Mas a história do clássico carro pônei com V8 continua a ser escrita. Obrigado a Dearborn por isso!  

Galeria: Ford Mustang: história

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