Junto com o Corvette e o Porsche 911, o Ford Mustang é um dos carros esportivos mais famosos do mundo. E todos os três estão no mercado há muito tempo: o Vette desde 1953, o 911 desde 1963 e o "Stang" desde 1964. E hoje vamos contar a história do Mustang, com uma bela galeria de fotos ao final.
Naturalmente, a recentemente apresentada sétima geração Mustang não tem nada a ver com o modelo original, exceto pelo nome e certas influências do design. Atrás do primeiro Mustang estava uma idéia engenhosa, que mais tarde foi retomada de forma semelhante com o Opel Manta e o Ford Capri.
Lee Iacocca, membro do conselho de administração da Ford no início dos anos 1960, reconheceu os sinais dos tempos: uma jovem geração de clientes de automóveis havia crescido e não queria um sedan convencional por seu dinheiro, mas algo com mais esportividade. Com base no baixo preço do Ford Falcon introduzido em 1960, foi criado o projeto "Special Falcon", a partir do qual surgiu o Mustang.
Centro de Estilo da Ford com o "Special Falcon" (1962)
Embora hoje todo Mustang tenha um cavalo na grade e tenha sido chamado de "Pony Car" no início, diz-se que um avião foi a inspiração, o P-51 Mustang da Segunda Guerra Mundial. Stiletto e Allegro também foram discutidos. Na Alemanha, a propósito, o Mustang só foi chamado de T5 até 1979, porque a Ford se recusou a comprar os direitos de marca registrada da Krupp por 10.000 dólares. No entanto, mais de 800 T5s por ano foram registrados neste país.
O local da estréia do primeiro Ford Mustang foi incomum: na Feira Mundial em Nova York, Henry Ford II apresentou o carro em 17 de abril de 1964. Foi apresentado como um coupé hardtop e como um conversível. Desde o início, o Mustang foi um sucesso de vendas. Já no primeiro dia, 22.000 pedidos foram recebidos, e 419.000 veículos foram vendidos no primeiro ano.
Em retrospectiva, nenhuma surpresa: o Mustang original parecia lindo sem parecer "muito masculino" ou "muito feminino". Seja a avó ou o capitão de vôo, todos podiam ser vistos nele. A isso se acrescentou um preço de entrada favorável (ajustado nos dias atuais, pouco mais de 20.000 euros) e a possibilidade de montar o "próprio" Mustang graças a inúmeros extras.
Fato engraçado: Pouco antes da estréia, a Ford havia feito experiências com versões do Mustang em eventos e salões. Mas eles logo perceberam que o Falcon era bom para isso. Em 1965, um Fastback de 2+2 lugares foi seguido como uma terceira opção para o Mustang.
Este Fastback adorna os modelos Mustang mais famosos e mais caros da atualidade: o Shelby GT350, também introduzido em 1965, o"Bullitt" do filme homônimo de 1968 com Steve McQueen, bem como "Eleanor" de "60 Seconds".
No final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o bastante delicado Mustang se tornou mais gordo e largo, também porque a Ford participou da corrida dos muscle cars. Modelos como "Boss" ou "Mach 1" têm motores V8 com até sete litros de capacidade e 375 hp.
No meio do desenvolvimento do completamente novo Mustang da segunda geração, a crise do petróleo de 1973 explodiu. Quase em pânico, a Ford pisou nos freios e trouxe o Mustang II com base no Pinto em 1974. Com motores de quatro e seis cilindros, que tinham apenas 88 hp na versão de entrada. Foi somente um ano depois que a Ford re-introduziu os motores V8 em resposta à pressão dos clientes.
Até hoje, a comunidade de fãs do Mustang II (apenas 4,44 metros de comprimento!), de concepção bastante grosseira, é manejável. Após apenas cinco anos, saiu o número III, o chamado "Fox-Body" Mustang. Com linhas claras, quase européias, foi, ao contrário das expectativas, muito bem sucedido e permaneceu na linha até 1993. Desde 1987 com um grande lifting facial, que nos lembra um pouco o novíssimo Mustang 2022.
Em 1994, surgiu a quarta geração, internamente chamada SN-95. Embora modernizado, ainda se baseava na plataforma Fox. O design sem inspiração foi significativamente otimizado no final de 1998, por exemplo, com luzes traseiras com três listras no estilo do Mustang original.
O quinto Mustang era completamente retro em 2004. Antes disso, a Ford já havia renovado o Thunderbird em uma onda retro, mas apenas o novo Mustang provou ser um sucesso de bilheteria. No mesmo ano, a produção passou de Dearborn para Flat Rock (Michigan).
No final de 2013, a Ford apresentou a sexta geração do Mustang. Seu projeto pode ser considerado tão bem sucedido que também se tornou a base para o sétimo Mustang. Mas nós divagamos: em 2015, o Mustang poderia finalmente ser comprado regularmente novamente dos concessionários Ford na Alemanha. Foram oferecidos um turbo gasolina de 2,3 litros com 317 cv, mais tarde 290 cv e o V8 de 5,0 litros com 421 e 450 cv respectivamente.
Em agosto de 2017, houve um facelift para afiar o visual, e em 2018 a Ford celebrou os 10 milhões de Mustang. Desde 2019, o nome Mustang também é usado para um carro elétrico, o Mustang Mach-E. Mas a história do clássico carro pônei com V8 continua a ser escrita. Obrigado a Dearborn por isso!
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