A Volkswagen já começou a mexer na sua linha para o fim do Gol. A reestilização do Polo o prepara para atender um novo cliente, mesmo que o Polo Track seja o real substituto do veterano. Dentro do catálogo da marca, o Polo MPI está separado por R$ 5.740 do Gol MPI sem opcionais. Vale pagar essa diferença?
Em comum, Gol e Polo usam o mesmo motor, o 1.0 aspirado, de 3 cilindros, ligado ao câmbio manual de 5 marchas. São 77 cv e 9,6 kgfm com gasolina e 84 cv e 10,3 kgfm com etanol em um motor moderno, com duplo comando variável na admissão. É um motor conhecido pelo bom desempenho dentro da categoria e bons números de consumo.
O Polo foi o primeiro VW no Brasil a usar a plataforma MQB-A0, uma versão simplificada da MQB-A utilizada em modelos como o Golf e Jetta. É um salto de tecnologia quando comparamos ao próprio Gol, que usa a PQ-24, a mesma base da quarta geração do Polo - que hoje está na sexta. Veja a tabela de dimensões.
VW GOL MPI | VW POLO MPI | |
COMPRIMENTO | 3.897 mm | 4.057 mm |
LARGURA | 1.656 mm | 1.751 mm |
ALTURA | 1.467 mm | 1.468 mm |
ENTRE-EIXOS | 2.466 mm | 2.565 mm |
PESO EM ORDEM DE MARCHA | 998 kg | 1.058 kg |
PORTA-MALAS | 285 litros | 300 litros |
O Polo MPI é maior em todas as dimensões quando comparado ao Gol. Parte de uma nova geração de hatches compactos, já oferece um espaço interno mais amplo, apesar de não ser o maior da categoria. No porta-malas, 300 litros de capacidade, antes os 285 litros do Gol, que coloca o Polo dentro de uma média dos novos compactos, apesar do Gol ainda ser maior que alguns concorrentes.
O Gol custa R$ 77.250, mas sua lista de equipamentos é bem básica. São apenas 2 airbags, ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, limpador e lavador do vidro traseiro, rodas de 14" com calotas, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos.
O Polo MPI, de R$ 82.990, já é equipado com faróis em LEDs, rodas de 15" com calotas, 4 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, sistema multimídia com tela de 6,5" e espelhamento e frenagem pós-colisão. Vale observar que o painel de instrumentos do Polo MPI 2023 é mais simples que o anterior, com uma tela de resolução menor, parecida com a que o Gol utiliza.
O Gol pode receber opcionais, como rodas de ferro com calotas de 15", sistema multimídia com tela de 6,5" com espelhamento ou o pacote Urban Completo, com computador de bordo, chave canivete com controle remoto, coluna de direção com regulagem de altura de profundidade, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15", retrovisores elétricos e outros itens. Completo, chega aos R$ 85.620, mas ainda deve itens principalmente de segurança.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos