O Polo sempre foi, dentro da Volkswagen, um hatch compacto premium, que flutuava entre os menores e os médios em construção e equipamentos. Não foi diferente com a atual geração, apresentada em 2017, que chegou para substituir uma parte do catálogo do VW Golf, perto de se aposentar em nosso mercado. Mas muita coisa mudou dentro da marca e no mercado brasileiro.
A mudança visual, que quase o alinha ao europeu, trouxe faróis full-LEDs, mas também tirou o motor 200TSI do catálogo, substituído pelo 170TSI, com até 116 cv, ou 12 cv a menos que o anterior. Por outro lado, a Volkswagen diz que melhora o consumo e mantém um bom desempenho, principalmente dentro da categoria e diante de seus concorrentes, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Essa mudança também o afasta do SUV Nivus, com quem tinha uma "briga" por compradores na concessionária. Agora mais barato, o salto para o Nivus é maior e pode desencorajar o cliente a fazer esse movimento, que acabou prejudicando o Polo nos últimos tempos. Na concorrência externa, está alinhado aos demais hatches compactos, inclusive em preço, um de seus pontos que tiravam sua vantagem na hora de fechar o negócio.
Aproveitamos e listamos os prováveis próximos lançamentos da Volkswagen no Brasil. A marca anunciou 15 novidades, entre combustão, elétricos e híbridos, e listamos as nossas apostas e modelos que já estão praticamente confirmados até 2025 em nosso mercado. Vamos desde o SUV menor que o Nivus até a chegada dos elétricos como o ID.4 e a picape Tarok, um antigo desejo da marca em nossa região.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop