O Polo sempre foi, dentro da Volkswagen, um hatch compacto premium, que flutuava entre os menores e os médios em construção e equipamentos. Não foi diferente com a atual geração, apresentada em 2017, que chegou para substituir uma parte do catálogo do VW Golf, perto de se aposentar em nosso mercado. Mas muita coisa mudou dentro da marca e no mercado brasileiro.
A mudança visual, que quase o alinha ao europeu, trouxe faróis full-LEDs, mas também tirou o motor 200TSI do catálogo, substituído pelo 170TSI, com até 116 cv, ou 12 cv a menos que o anterior. Por outro lado, a Volkswagen diz que melhora o consumo e mantém um bom desempenho, principalmente dentro da categoria e diante de seus concorrentes, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Essa mudança também o afasta do SUV Nivus, com quem tinha uma "briga" por compradores na concessionária. Agora mais barato, o salto para o Nivus é maior e pode desencorajar o cliente a fazer esse movimento, que acabou prejudicando o Polo nos últimos tempos. Na concorrência externa, está alinhado aos demais hatches compactos, inclusive em preço, um de seus pontos que tiravam sua vantagem na hora de fechar o negócio.
Aproveitamos e listamos os prováveis próximos lançamentos da Volkswagen no Brasil. A marca anunciou 15 novidades, entre combustão, elétricos e híbridos, e listamos as nossas apostas e modelos que já estão praticamente confirmados até 2025 em nosso mercado. Vamos desde o SUV menor que o Nivus até a chegada dos elétricos como o ID.4 e a picape Tarok, um antigo desejo da marca em nossa região.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop