Os carros de alto desempenho são uma maneira particular que as montadoras têm de fazer as pessoas falarem sobre seus modelos e atrair mais consumidores para as concessionárias. Mais do que aumentar as vendas, esses carros são criados para melhorar a imagem da marca, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia, design e desempenho.
Alguns deles são modelos únicos e outros fazem parte de uma linha dedicada. É o caso das famílias de alta performance RS da Audi, a linha M da BMW, AMG da Mercedes-Benz e de outras marcas premium como Alfa Romeo (Quadrifoglio), Lexus (F) e Jaguar (SVR). A maioria deles são derivados da linha regular, mas incorporam motores superpotentes, ajustes dinâmicos, menos peso e tratamento de estilo diferenciado.
De acordo com dados da JATO Dynamics para alguns mercados europeus, a gama RS da Audi foi a mais popular em 2021 e durante o primeiro trimestre deste ano. Esta família, que inclui os esportivos RS3, RS4, RS5, RS6, RS e-tron GT, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8 e TT RS, liderou este ranking exclusivo com cerca de 17.600 unidades registradas em 2021 e quase 7.000 unidades no primeiro trimestre de 2022. São 3,0% e 4,7% do volume total da marca, respectivamente.
A Audi posicionou corretamente sua família através de uma esplêndida campanha de marketing, juntamente com uma ampla gama de versões. No entanto, faltam ainda falta pelo menos um modelo importante: o RS Q5.
A família RS foi seguida pela linha Mercedes-AMG. Os esportivos preparados pela divisão esportiva da marca da estrela registraram cerca de 6.300 unidades no primeiro trimestre de 2022, uma queda de 34% em relação ao primeiro trimestre de 2021. As versões Mercedes-AMG dos modelos Classe A, Classe C, Classe E, CLA, CLS, GLA, GLB, GLC, GLC Coupe, GLE, GLE Coupé, SL e o Classe G representou 4,1% do volume total da marca no mesmo período (contra 5,4% no primeiro trimestre de 2021).
Finalmente, há a família M da BMW. Durante os primeiros três meses deste ano, a marca de Munique registrou cerca de 3.600 unidades das versões M3, M4, M5, M8 e M/M Competition do X3, X4, X5 e X6. O volume aumentou 18% principalmente impulsionado pela última geração do M3 e M4, ambos com a polêmica grande grade. Em números absolutos, a linha BMW M representou 2,3% do total vendido pela marca.
É muito interessante ver a maior importância que a linha de alto desempenho representa para a Alfa Romeo. Enquanto a gama esportiva representou de 2,3% a 4,7% dos registros de seus rivais alemães durante o primeiro trimestre, as versões Quadrifoglio do Giulia e Stelvio representaram 5,8% do total da Alfa no mesmo período. Isso é ainda mais do que seu peso no primeiro trimestre de 2021, em 5,3%.
Como isso é possível?
Parte da explicação se deve à oferta da linha tradicional bem mais limitada do que os rivais. No entanto, também é claro que os carros Quadrifoglio da Alfa Romeo são bastante populares em termos de visibilidade da mídia e resultados de desempenho.
Obviamente que existe uma diferença de preços considerável entre as versões normais e as esportivas. No gráfico acima, mostramos os valores médios nas vendas de varejo na Alemanha entre os modelos convencionais e a média dos preparados pelas divisões esportivos. Embora seja um volume pequeno no comparativo com toda a gama, os modelos de alta performance entregam muito mais para as marcas do que um preço mais caro na etiqueta.
O autor deste artigo, Felipe Munoz, é o especialista em indústria automobilística da JATO Dynamics.
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