O mercado de hatches compactos tem boa parte de suas vendas concentradas nas versões com motorizações 1.0 aspiradas, que se posicionam na entrada tanto do modelo em si quanto da própria montadora. Mas também oferecem motorizações mais potentes, sejam de cilindradas superiores ou adotando o turbo no chamado downsizing.
Seja com transmissão manual ou automática, listamos as opções de hatches compactos além do 1.0 aspirado. Os dividimos em duas partes, aspirados e turbo, e o preço listado é a versão mais barata disponível, seja com câmbio manual ou automático. Interessante perceber duas baixas recentes: Renault Sandero, que perdeu o 1.6 aspirado em 2021, e o VW Gol, que recentemente deu adeus ao clássico 1.6 em sua linha, assim como aconteceu com o Polo, agora só turbo. O Argo também perdeu o 1.8 aspirado.
Depois do fim do 1.8 aspirado, ficou com o motor 1.3 Firefly ser o mais potente para o Argo. Por enquanto apenas com câmbio manual, é a forma mais barata de sair dos 1.0 aspirados. O pacote S-Design é um item de série e dá ao hatch as rodas de 15", visual escurecido e bronze, ar-condicionado digital, chave presencial, além do motor 1.3 de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm.
A versão de entrada do Peugeot 208 é a Like, única com o câmbio manual ligado ao motor 1.6 aspirado de 115/118 cv e 15,4/15,5 kgfm de torque. Apesar do visual simples exterior, com rodas com calotas e sem LEDs diurnos, oferece um pacote já com 4 airbags, sistema multimídia com Apple CarPlay e uma boa dirigibilidade. Se quiser o câmbio automático, já vamos para o 208 Active, de R$ 99.990.
O Toyota Yaris entra na turma que não oferece a opção de câmbio manual. Mesmo a versão XL, a mais simples da linha, já recebe o motor 1.5 de 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm com o câmbio do tipo CVT com simulação de 7 marchas. Foi recentemente reestilizado e já oferece 6 airbags, controles de tração e estabilidade e sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto.
Até o ano passado, poderíamos colocar o Fit nessa lista. Mas agora ele foi substituído pelo City Hatchback, vendido sempre com o motor 1.5 de 126 cv e 15,5/15,8 kgfm de torque com o câmbio CVT com simulação de 7 marchas. É um dos mais caros da lista, mas um dos mais completos desde a versão EXL. Entre os aspirado, é o mais potente e se aproxima dos concorrentes turbo.
Aos que querem entrar na onda turbo, a opção mais acessível é o Chevrolet Onix LT. São 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque com o câmbio manual de 6 marchas. Entre seus itens de série, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de 15", sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento e outros. O câmbio automático pode ser adicionado, totalizando R$ 90.840.
Com o fim do 1.6 aspirado, o HB20 acabou recebendo a configuração do seu motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm com o câmbio manual e 6 marchas. Está disponível a partir da versão Platinum, que já oferece um bom pacote de equipamentos, e pode receber o câmbio automático em um total de R$ 98.390.
O Polo perdeu as versões com o motor 1.6 MSI, aspirado. Com isso, o Polo Comfortline com o motor 200TSI, de 116/128 cv e 21,4 kgfm de torque, é o mais barato depois do Polo MPI. Já oferece o câmbio automático de 6 marchas como único disponível, mas assim como o Hyundai HB20, deve ter mudanças visuais e de equipamentos ainda em 2022, inspirado no europeu.
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