A realidade é que Fiat Mobi e Renault Kwid são os carros mais baratos do Brasil. Mas sabemos que muita gente não quer pagar R$ 60 mil por um subcompacto de entrada, mesmo que venha com um pacote de equipamentos aceitável. Mas já parou para pensar que, para ir além no mercado de novos, seu bolso precisa ter R$ 70 mil?
Listamos cinco opções acima de Kwid e Mobi para você que quer "fugir" deles. Volkswagen Gol, Fiat Argo, Hyundai HB20, Polo e Chevrolet Onix são maiores, mais espaçoso e, em alguns casos, mais completos e refinados, mas são cerca de R$ 10 mil mais caros que os subcompactos de entrada. Lembrando que são versões de entrada, todas com motor 1.0 aspirado.
O veterano Gol segue vivo, mesmo já perto de uma aposentadoria até 2023. É um projeto já antigo, como vemos por pontos como a direção hidráulica e uma ergonomia longe de ser a ideal. Um dos favoritos nas vendas diretas, acaba não sendo percebido nas lojas, principalmente por uma lista de equipamentos bem enxuta.
Seu motor é o conhecido MPI da Volkswagen, 1.0 de 3 cilindros, com 75/84 cv e 9,7/10,4 kgfm de torque, com um câmbio manual de 5 marchas. Fica devendo itens como mais airbags além dos 2 obrigatórios e controles de tração e estabilidade, mas já vem com ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos. É um dos mais simples da lista.
Projeto mais moderno que o Gol, o Fiat Argo é a opção por quase o mesmo preço. Divide as lojas com o Mobi, mas já é um carro consideravelmente maior. Uma prova é que ele usa o motor 1.0 Firefly, de 3 cilindros, que o Mobi já utilizou no passado e o abandonou. São 72/77 cv e 10,4/10,9 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas.
A lista de equipamentos não foge muito do Gol, apesar do Argo ter melhor acabamento a favor. Direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, travas elétricas e volante com regulagem de altura são os destaques - para ter mais equipamentos, como sistema multimídia, a opção seria a versão Drive, de R$ 76.490.
O HB20 já invade a faixa dos R$ 70 mil, mas é mais equipado que Argo e Gol, principalmente em itens de segurança. O hatch já vem com 4 airbags e os controles de tração e estabilidade como série, além de um rádio com Bluetooth e USB, ausentes nos modelos anteriores. Em compensação, não tem controle na chave para as travas elétricas.
O motor é o 1.0 aspirado de 3 cilindros, com 75/80 cv e 9,4/10,2 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas. É uma opção interessante, apesar de um visual que divide opiniões desde sua apresentação. Ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo e vidros dianteiros elétricos fazem parte do pacote da versão Sense.
Esquecido, o Polo com o motor 1.0 aspirado é um bom carro. Reúne as evoluções do hatch com um motor aspirado de 75/84 cv e 9,6/10,4 kgfm, o mesmo que está no Gol. Seu pacote de equipamentos é interessante, já com 4 airbags e os controles de tração e estabilidade de série - já foi um pacote opcional no passado.
Já vem com 4 vidros elétricos, travas elétricas com chave canivete, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, mas sem sistema de som ou multimídia - um opcional de R$ 1.990 ou um pacote de R$ 4.450 se quiser ainda rodas de 15", retrovisores elétricos e sensor de estacionamento traseiro.
Por muito tempo líder de vendas, o Chevrolet Onix se destaca pelo bom pacote de equipamentos desde o seu lançamento. Por exemplo, é o único dos cinco com 6 airbags, além dos controles de tração e estabilidade já nesta versão de entrada. O motor é o 1.0 aspirado com 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm de torque com câmbio manual de 6 marchas.
Ainda no pacote de equipamentos, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, computador de bordo e sistema de som com USB e Bluetooth.
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