Diversos fatores poderiam afastar investidores do Brasil. Mas as últimas semanas foram importantes, com anúncios de diversas marcas do segmento premium em nosso mercado, desde produção como a BMW e a Audi, e em infraestrutura para eletrificação com a Volvo. É um sinal que eles acreditam em nosso mercado ou uma oportunidade?
A Audi anuncio o retorno da produção em São José dos Pinhais (PR), com o Q3 e Q3 Sportback a partir de meados de 2022. É importante, além pelos empregos gerados, para sinalizar ao governo que eles não deixarão de lado a sua parte na planta do Paraná - a marca alemã briga com o governo brasileiro pelo pagamento de créditos ainda da época do InovarAuto, quando produzia o próprio Q3 e o A3 Sedan.
Há algumas semanas, a BMW anunciou algo parecido. A outra marca alemã amplia a produção na planta de Araquari (SC) com a atualização dos SUVs X3 e X4, inclusive em suas versões esportiva, M40i. Além disso, fará um modelo ainda inédito, não revelado nem pela matriz. Hoje, já são produzidos os Série 3 e X1.
Da Volvo, R$ 10 milhões investidos em pontos de recarga, inclusive rápida. Apesar de não produzir localmente, a empresa sueca é líder em eletrificados e vice-líder entre as premium. E aproveitou para anunciar o XC40 apenas elétrico a partir de 2022, rumo que ela pode tomar com os demais modelos assim que eles terem versões 100% elétricas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos