Mais ou menos em 2010, diversas marcas chinesas chegaram ao mercado brasileiro. JAC Motors, Chery, Lifan e outras desembarcaram em um país acostumado com as tradicionais, européias, norte-americanas, japonesas e começando a se acostumar com as coreanas. A proposta? Mais equipamentos por um preço inferior ou semelhante aos seus concorrentes em segmentos, principalmente populares.
Mas os planos não foram como o esperado por elas. A cotação do dólar e mudanças nas regras de impostos tiraram as vantagens que as chinesas, além das marcas tradicionais mudarem seus produtos, com mais equipamentos e novas gerações - além de uma construção claramente superior e com maior qualidade na comparação com as chinesas.
Uma nova onda chinesa está presente no Brasil. A Caoa Chery conseguiu dar um novo fôlego para a operação local, se posicionando entre as 10 marcas que mais vendem em nosso mercado. Ao mesmo tempo, a JAC Motors está de olho entre os elétricos, assim como a chegada da BYD entre os veículos de passeio elétricos, mas já posicionada entre os premium com valores acima dos R$ 400 mil.
A Great Wall comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) para a produção local de picapes e SUVs. Ou seja, além da invasão nas lojas, eles querem produzir por aqui. Será que apagarão a imagem de 2010 e realmente ter um novo espaço no Brasil? O tempo dirá e falamos disso nesta edição do podcast.
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