Diversos modelos já se despediram do mercado brasileiro em 2021. Mas muito ainda irá acontecer até o encerramento do ano, inclusive mais notícias sobre o fim de nomes importantes, como Fiat Uno, Renault Sandero R.S. e o Volkswagen Voyage. E os motivos são diversos: desde novas regras de emissões a partir de 2022 quanto novas estratégias das montadoras.
Como já aconteceu com o VW Fox, modelos mais antigos não conseguirão se enquadrar em novas normas de emissões, que serão mais rigorosas e irão além de apenas o motor, mas outros sistemas que seriam custosos implementar em bases mais antigas. Além disso, motores como o 1.6 8 válvulas da VW e o 1.8 da Stellantis não atenderão os requisitos e, modelos dependentes deles, sumirão das lojas.
Pelas novas regras, a produção pode acontecer até o dia 31 de dezembro de 2020, com vendas dos estoques até março de 2022. Isso ajudará o Sandero R.S., por exemplo, esportivo com motor 2.0 que tem poucos meses de vida, mas segue em produção mais um tempo. Na VW, o Gol deverá ficar apenas com o 1.0 MPI, assim como a Saveiro ainda será reestilizada com o 1.6 16v. Na Fiat, Dobló e Grand Siena observam o fim chegando aos poucos.
Veja o que você precisa saber sobre estes e outros modelos, importante antes de fazer a compra ou a reserva de algum deles - seja para evitar ou para negociar mais os valores na concessionária. Enquanto muitos chegam, outros se vão...
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos