Duas tendências de mercado se juntam cada vez mais: SUVs compactos e motores 1.0 turbo. E com a lista 2021 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, temos os números de eficiência energéticas dos modelos do segmento vendidos em nosso mercado que se enquadram como SUVs compactos com motores 1.0 turbo.
Aqui consideramos apenas as versões com câmbio automático e com o melhor número em MJ/km, já que em alguns casos isso pode variar até de versão para versão - e quanto menor, mais eficiente é o carro. Vale lembrar que os números do Inmetro seguem um padrão de teste, diferente do que o Motor1.com realiza em testes instrumentados ou o que você, leitor, pode fazer com seu carro - que pode ser melhor ou pior que estes números.
Se o Onix Plus é o carro mais econômico do país, o Tracker pode se vangloriar pois, como SUV 1.0 turbo automático leva o "troféu" como o mais eficiente. Com uma boa vantagem diante dos concorrentes, o motor 1.0 turbo sem injeção direta de 116 cv e 16,8 kgfm de torque chega aos 13,7 km/litro com gasolina na estrada. O câmbio é automático de 6 marchas e a medição é válida para as versões mais básicas, AT e LT, porém sem grande vantagem para as demais, LTZ e Premier.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Chevrolet Tracker 1.0T AT6 | 8,2 km/litro | 9,6 km/litro | 11,9 km/litro | 13,7 km/litro | 1,70 MJ/km | 0,239 g/km |
O Hyundai Creta, em sua nova geração, adotou o motor 1.0 turbo TGDI que já conhecemos do HB20 e HB20S. Além de aposentar o 1.6 aspirado, este novo motor ajudou o SUV a aparecer nesta lista. Mais moderno que o 1.0 do Tracker, não tem a mesma eficiência, mas vale perceber que é menos poluente, emitindo menos CO². Aqui, são 120 cv e 17,5 kgfm de torque com o câmbio automático de 6 marchas.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Hyundai Creta 1.0T AT6 | 8,3 km/litro | 8,7 km/litro | 11,6 km/litro | 12,0km/litro | 1,80 MJ/km | 0,194 g/km |
O SUV da Volkswagen foi um dos primeiros a colocar o motor 1.0 turbo no mercado brasileiro. Por pouco não teve o mesmo consumo do Creta, com os 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque. Vale observar que as emissões foram consideravelmente mais altas, mas o consumo rodoviário ficou bem próximo ao do Chevrolet Tracker.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen T-Cross 200 TSI AT6 | 7,6 km/litro | 9,5 km/litro | 11,0 km/litro | 13,5 km/litro | 1,81 MJ/km | 0,776 g/km |
Posicionado abaixo do T-Cross nas lojas, o Nivus conseguiu ficar abaixo dele no ranking de consumo. A diferença é pouca, mesmo usando o mesmo motor e câmbio, mostrando que porte e peso também interferem nas medições do Inmetro. Os números são válidos para a versão Highline, mas a Confortline tem diferença mínima no consumo, mas o mesmo MJ/km.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Volkswagen Nivus 200 TSI AT6 | 7,7 km/litro | 9,4 km/litro | 10,7 km/litro | 13,2 km/litro | 1,83 MJ/km | 0,756 g/km |
Menos potente da turma, o Tiggo 3x tem 98/102 cv e 16,8/17,1 kgfm de torque e está ligado ao câmbio CVT com simulação de 9 marchas. Sem injeção direta, como o Tracker, não conseguiu a mesma eficiência mesmo com menos potência e torque.
Modelo |
Etanol | Gasolina | Consumo Energético (MJ/km) |
CO (g/km) |
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Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
Cidade (km/litro) |
Estrada (km/litro) |
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Caoa Chery Tiggo 3x CVT | 7,8 km/litro | 8,5 km/litro | 11,2 km/litro | 11,2 km/litro | 1,86 MJ/km | 0,533 g/km |
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