Na grande maioria das vezes, o lançamento de uma nova geração é sinônimo de renovação completa para o veículo. O carro inicia um novo ciclo de vida completamente repaginado e atualizado em termos dinâmicos, mecânicos e, principalmente, estéticos. No entanto, há casos em que a importância histórica do carro é tão grande que não permite mudanças profundas de design. O modelo muda completamente de geração sem praticamente mexer no desenho.
Nestes casos, as linhas consideradas icônicas são apenas atualizadas e mantém todas as referências originais. O fenômeno é visto em diferentes categorias e está presente nas mais variadas marcas, desde as premium até as mais generalistas. Reunimos abaixo os principais exemplos e comentamos um pouco sobre cada um.
O pequenino italiano é um dos exemplos mais representativos da lista. Atualmente, está na segunda geração da era moderna e mantém toda a pegada estética do carro original da década de 1950. A própria Fiat chama a estratégia de "reinterpretação do ícone", onde elementos clássicos são trazidos à modernidade. É o caso dos típicos faróis arredondados, agora totalmente iluminados por LEDs de última geração. O mesmo vale para a silhueta, bem mais encorpada, mas com a mesma pegada original.
O cupê esportivo da Ford também é dono de um desenho pra lá de característico. Sofreu algumas variações ao longo das gerações, mas desde a linhagem de 2003 mantém a mesma pegada inspirada no clássico das décadas de 1960 e 1970. As linhas evocam esportividade e trazem elementos que são icônicos, como o formato interno das lanternas e o desenho da silhueta. Uma nova geração está sendo desenvolvida e deve chegar ao mercado em 2022 mantendo a mesma fidelidade ao desenho original.
Nascido em 1987, o Jeep Wrangler se confunde com a própria marca quando o assunto é identidade. O visual é preservado com fidelidade há pelo menos quatro gerações e já inspirou diversos outros modelos do portfólio, desde o Cherokee KJ até o Renegade. Os faróis pequenos e tradicionalmente arredondados ladeiam a inconfundível grade de sete fendas, tornando o Wrangler facilmente reconhecível em qualquer geração ou versão. A linhagem mais recente, lançada em 2018, foi amplamente modernizada, ganhou eletrificação e não perdeu nada das características tradicionais.
Ícone alemão nascido originalmente para uso militar, o Mercedes-Benz Classe G é um dos exemplos mais fiéis dessa lista. Está à venda desde 1979, com três gerações diferentes no currículo e design praticamente intacto. As linhas retas, o teto alto, o estilo quadrado... basicamente nada mudou em mais de 40 anos de comercialização. A última linhagem, lançada em 2018, experimentou o maior nível de modificações técnicas e dinâmicas já visto na história do modelo e ainda assim manteve intocado o estilo.
Clássico quando o assunto é esportividade e performance, o Porsche 911 já mudou de gerações diversas vezes desde 1960 sem grandes rupturas de design. Ao longo de décadas, a fórmula vem sendo constantemente evoluída e elementos tecnológicos sendo adicionados a cada nova linhagem. O desenho, porém, nunca fugiu das referências originais evidenciadas por elementos como dianteira bicuda, faróis redondos, silhueta esportiva e caimento característico do teto. A entrega esportiva, vale lembrar, também é a mesma.
Talvez o mais jovem integrante da lista, o Range Rover Evoque é o tipo moderno que repete a estratégia de modelos clássicos, ou seja, aproveita o design já bem acertado e muda de geração apenas com aperfeiçoamentos. A primeira linhagem, lançada em 2010, foi um verdadeiro divisor de águas para a Land Rover e consagrou o modelo no mercado. A segunda, à venda desde 2018, foi uma evolução que conservou todas as características principais do desenho. Olhando rápido, os mais desatentos podem até se confundir.
As duas gerações do emblemático sedã inglês de alto luxo estão separadas por aproximadamente 10 anos, mas o estilo pra lá de clássico é o mesmo. As linhas típicas da marca são facilmente reconhecíveis e conferem elegância única nas duas linhagens. A mais nova, lançada em 2020, reedita a primeira com toda fidelidade e modifica detalhes mínimos do desenho. Dessa forma, elementos como porte, desenho lateral, estilo de abertura das portas, esquema de cores da carroceria e até mesmo cabine seguem a mesmíssima filosofia nos dois casos.
Figura automaticamente lembrada quando o assunto é clássico da Volkswagen, o Fusca dispensa apresentações. Atualmente está fora de linha, mas ganhou duas gerações na chamada era moderna com design icônico e fiel ao carro original do século passado. Faróis redondos, para-lamas bem definidos e capô abaulado são características inconfundíveis. A geração conhecida como New Beetle foi lançada em 1998, fazendo grande sucesso, enquanto a mais recente - vendida no Brasil como Fusca - estreou em 2010 e ficou em produção até 2019.
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