Scooters da Honda: o segredo por trás da liderança

Mais da metade de todas as scooters vendidas no Brasil desde 2009 são da Honda. Por que elas vendem tanto?

Desde o início da pandemia, os brasileiros começaram a ver as motos como uma alternativa para as aglomerações do transporte público. Entre elas, as scooters viram alto crescimento na demanda. Em julho, foram 10.195 unidades de modelos dessa categoria emplacadas, um resultado histórico para o segmento.

Entre as scooters mais vendidas no mês passado, a Honda despontou como líder nesse mercado. Das mais de 10 mil unidades emplacadas, 6.589 foram modelos da marca, totalizando 64,6% de participação no mês passado. Desde maio de 2009, quando a montadora entrou nesse segmento, acumula 57,3% das vendas totais entre as scooters.

"As scooters estão, definitivamente, escrevendo uma nova página na mobilidade urbana brasileira. Elas vêm trazendo para as ruas novos usuários e usuárias, que praticam a conveniência sobre duas rodas em um veículo que ocupa pouco espaço, é amistoso, seguro, tem baixo consumo de combustível e impacto em termos ambientais e é democraticamente acessível. Enfim, excelente exemplo de mobilidade do futuro no presente", afirma Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos.

Mas qual é o segredo para a Honda ser a marca preferida dos brasileiros?

Linha variada

Um dos segredos para o sucesso das scooters da Honda no mercado brasileiro está em oferecer diversas opções ao público. Elas vão desde a acessível Elite 125 até a aventureira X-ADV. Mesmo sendo a scooter mais barata da marca, a Elite ainda oferece um design arrojado e um pacote de equipamentos completo, com faróis de LED, painel de instrumentos digital e freios com acionamento combinado.

Já a Honda X-ADV é referência como um scooter diferenciado. Ela alia a praticidade de uma scooter automática, trazendo exclusivo câmbio DCT de dupla embreagem, com a capacidade das aventureiras da Honda, agregando amortecedores de longo curso, controle de tração e outras tecnologias para encarar o off-road. Além disso, conta com um design marcante e multipremiado.

O Honda PCX é a scooter mais vendida do país por uma boa margem. Faz isso ao trazer um pacote completo de mobilidade urbana. Pode contar de série com equipamentos como freios ABS e chave presencial, além do visual arrojado característico da marca. Ou seja, tem uma pilotagem confortável, prática e segura para o dia a dia.

Para quem quiser ir além, a Honda ADV chegou no final do ano passado e já é uma das mais vendidas do Brasil. Além dos bons atributos da PCX para o uso diário, o modelo traz ainda suspensões com mais curso para encarar a buraqueira e pneus mais largos. O visual também é digno das aventureiras da Honda, inspirado na irmã maior, X-ADV.

Por fim, para quem quer um estilo mais clássico, a linha SH tem design mais fluído para se diferenciar no dia a dia. A Honda SH 150i traz o robusto e econômico propulsor também encontrado nos PCX e ADV, além da tecnologia Smart Key, que permite ligar e dar a partida no veículo sem tirar a chave do bolso. Para quem busca também pegar uma estrada no final de semana, a SH 300i agrega mais desempenho e segurança nas rodovias e o conforto do parabrisa frontal.

Facilidade e praticidade

Um dos maiores atrativos da scooter é a facilidade de operação, mesmo para quem tem pouca experiência. Todos os modelos da Honda já trazem câmbio automático, então pilotá-los é uma questão de apenas acelerar e brecar. Tendo habilitação, qualquer um pode conduzi-los sem dificuldades. Para quem já tem mais tempo de estrada, facilita o uso diário e cansa menos do que fazer constantes trocas de marcha.

Outra vantagem encontrada nas scooters da Honda é a praticidade. Todos os modelos da marca contam com amplos espaços sob o assento para carregar os pertences e até pequenas compras, além de trazerem tomadas 12V para o carregamento de aparelhos. Atrás dos escudos frontais, os porta-objetos são ideais para pequenos itens, como chaves e carteiras.

A facilidade de pilotagem das scooters e a evolução tecnológica dos modelos abriram as portas do mundo das duas rodas para novos adeptos, proporcionando a escolha de como aproveitar melhor seu tempo, com um produto que agrega tecnologia, design e segurança.

Qualidade e economia

Para quem está comprando sua primeira moto e optou pelas vantagens dos scooters, qualidade e robustez são primordiais. Nos modelos da Honda, estes são os pontos altos. São detalhes como o encaixe perfeito das peças e o bom acabamento dos comandos que chamam mais a atenção. A marca confia tanto em seus produtos que oferece garantia de três anos para todos os seus scooters sem limite de quilometragem.

Com a subida dos preços dos combustíveis, mais uma das vantagens dos modelos da Honda aparece: a economia. Equipados com motores modernos e eficientes, os scooters da marca são referência em baixo consumo e emissões, dando um alívio no final do mês para quem precisa de mobilidade todos os dias.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com