Os destaques do Concurso de Elegância de Pebble Beach
Mais importante evento de carros antigos do planeta foi realizado no último domingo, após um ano de interrupção
Todo mês de agosto, um clube de golfe na Califórnia torna-se a meca dos adoradores de carros antigos. O Pebble Beach Concours d'Elegance é o mais importante evento de automóveis clássicos do planeta. À beira do Oceano Pacífico, modelos pré e pós-guerra são julgados por sua raridade, autenticidade, beleza, história e funcionamento.
O Concurso de Elegância é o gran finale da Semana do Motor de Monterey (ou Monterey Car Week), celebração que reúne caçadores de números de chassis, colecionadores a discutir os lances mais altos obtidos em leilões e gringos bilionários a travar guerras de egos.
É um palco perfeito para mostrar a beleza de automóveis incomuns recém-restaurados. Aliás, o evento de Pebble Beach ("praia dos seixos", em inglês) já foi o paraíso da over restoration, tendência de deixar carros antigos mais enfeitados e brilhantes do que eram originalmente. Hoje, contudo, automóveis jamais restaurados também recebem prêmios por sua originalidade. Fabricantes como Audi e Aston Martin aproveitam a badalação para apresentar suas mais recentes criações em matéria de hipercarros.
No ano passado, o Pebble Beach Concours d'Elegance foi cancelado por causa da pandemia de Covid-19. Agora, com 51% da população dos Estados Unidos inteiramente imunizada contra o coronavírus, a festa voltou a acontecer em grande estilo, com 230 inscritos na competição, realizada no último domingo.
O Best of Show - automóvel que recebe o principal prêmio do evento - desta vez foi o Mercedes-Benz 540K Autobahn Kurier, de 1938. Sua carroceria, bem aerodinâmica para os padrões da época, era calcada em carros de competição. Seu motor de oito cilindros em linha e 5,4 litros, equipado com compressor, rendia 180 cv (o que era um mundo de potência na década de 30). Com isso, e um câmbio de quatro marchas, o carro podia alcançar os 185 km/h, mostrando quem mandava nas recém-construídas autobahnen alemãs. O compressor volumétrico, aliás, podia dar um overboost quando o acelerador era pisado até o fundo - o recurso, porém, só podia ser utilizado por 30 segundos de cada vez.
O modelo foi apresentado no Salão de Berlim de 1934 e teve somente seis exemplares construídos - o carro que ganhou o prêmio na Califórnia é o único que resta. Pertenceu originalmente a um oftalmologista catalão, Ignacio Barraquer, que viajou com o cupê por todo o norte da África. Até hoje, o Mercedes ostenta placas antigas de Barcelona.
O oftalmologista morreu em 1965 e o 540K foi cuidadosamente guardado pela família Barraquer até 2004, quando foi, enfim, vendido. Desde então, o automóvel pertence a Jorge Keller, produtor de vinhos na Califórnia. Ou seja: em 83 anos, esse supercarro da década de 30 teve apenas dois donos!
Pebble Beach teve uma novidade em 2021: uma premiação para carros elétricos antigos. Foram inscritos oito modelos fabricados entre 1896 e 1922, de marcas esquecidas como Columbia e Rauch & Lang - todos funcionando perfeitamente, como exige a regra do concurso de elegância.
Galeria: Os destaques do Concurso de Elegância de Pebble Beach 2021
Mostramos aqui estes e outros destaques entre os vencedores da 25 categorias premiadas, além de imagens de eventos paralelos, como o Tour d'Elegance, a Ferrari Parade e a comemoração dos 70 anos da Pebble Beach Road Race, corrida de estrada para carros esportivos que deu origem ao concurso de elegância.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Porsche manterá opções a combustão mesmo para carros elétricos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?