Depois da lista com os modelos e versões mais baratos de cada marca (clique aqui para ver), vamos falar agora sobre as chamadas "marcas premium". Não espere modelos baratos dentro desta lista, com a maioria na faixa dos R$ 200 mil. Porém, mesmo sendo os mais "acessíveis" de cada marca, eles carregam uma certa dose de equipamentos e tecnologias - alguns inclusive com motorização híbrida.
A curiosidade fica para a produção local de 2 modelos da lista. O Audi A3 Sedan, mesmo com os dias contados, é feito em São José dos Pinhais (PR), enquanto o Land Rover Discovery Sport é fruto de Itatiaia (RJ), de onde um dia também já saiu o Range Rover Evoque. Confira a seguir:
Enquanto não chega a nova geração, o A3 Sedan é o modelo de entrada da Audi no Brasil. Produzido em São José dos Pinhais (PR), tem motor 1.4 turbo flex de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas, além de diversas diferenças do antigo modelo importado, como a suspensão elevada e o uso do eixo de torção na traseira no lugar da suspensão independente. Está com os dias contados, pois ainda este ano chega o novo A3 Sedan, importado.
A nova geração do BMW Série 1 segue como a opção mais barata da marca bávara. Agora com tração dianteira, o 118i Sport GP tem o motor 1.5 turbo de 3 cilindros com 140 cv, câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas e equipamentos como ar-condicionado de 2 zonas e faróis full-LED.
A Jaguar aproveitou os conhecimentos da Land Rover para fazer o SUV E-Pace. Menor modelo da marca, tem motor 2.0 turbo flex com 249 cv, sistema de tração integral adaptativa e câmbio automático de 9 marchas. Não espere muito da sua lista de equipamentos, que se destaca mais pelas rodas de 18" e faróis full-LED.
Montado em Itatiaia (RJ), o Land Rover Discovery Sport S tem o mesmo conjunto mecânico do Jaguar E-Pace P250: motor 2.0 turbo flex de 249 cv, transmissão com câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral. Diferencia-se pelo maior espaço interno e pela recente reeestilização, que atualizou dianteira, traseira e interior.
Única japonesa da lista, a Lexus segue investindo pesado em modelos híbridos. O UX, um dos modelos mais recentes da marca, é um crossover compacto com motor 2.0 aspirado de 145 cv e o auxilio de um propulsor elétrico - sistema similar ao encontrado no Toyota Corolla Hybrid, porém um pouco mais potente.
Outro sedã compacto premium que faz a porta de entrada de uma marca alemã. O Mercedes-Benz Classe A 200 Sedan Style se aproveita do motor 1.3 turbo (feito em parceria com a Renault) para ser mais barato que o hatch, com o 2.0 turbo. Tem câmbio de dupla embreagem com 7 marchas e já traz o MBUX, sistema multimídia famoso da Mercedes com comandos por voz.
O charmoso hatchback britânico ficou famoso pelas versões apimentadas S e John Cooper Works. Mas é a versão de entrada, chamada apenas de "3 portas", que é a opção para quem quer entrar na marca. Tem o motor 1.5 turbo e câmbio de dupla embreagem de 7 marchas. O teto-solar é um opcional de R$ 5.200.
Para quem quer entrar no mundo Porsche, o SUV Macan é a opção mais barata. E não se engane por ser um SUV com motor 2.0 turbo, ele empolga ao volante como um Porsche. Se você prefere um esportivo legítimo, o 718 Cayman é o mais acessível, por R$ 439.000.
A Volvo tirou de linha todas as versões de seus modelos que não fossem híbridas. E a aposta é válida, já que temos o XC40 Recharge em versão única por R$ 239.950. É menos do que alguns dos modelos apresentados aqui na lista, com a vantagem de poder rodar usando apenas suas baterias e ser recarregado na tomada. O motor a combustão é um 1.5 de 3 cilindros de 180 cv, que combinado ao motor elétrico entrega 262 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Electric Days: GM vê Brasil com potencial para exportar até aos EUA
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Suzuki fez um sedã de R$ 45 mil que tira nota máxima em segurança
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre