O preço dos automóveis no Brasil sempre foi um tema polêmico. Mas, nos últimos meses, a questão ficou ainda mais em evidência devido aos seguidos aumentos praticados quase que mensalmente, além dos lançamentos que chegaram com valores consideravelmente acima do que era esperado, quando ainda anunciados em 2019, por exemplo.
Conversamos então com diversos executivos de fabricantes, montadoras e importadores para entender como é composto o preço do automóvel no Brasil. Agora, trazemos esse podcast para explicar de uma forma mais simplificada porque isso acontece e, no atual cenário, quais fatores estão sendo fundamentais para os aumentos quase mensais, além de como isso pode ser negativo para o mercado a médio e longo prazo.
O grande vilão é sempre a carga tributária. Não apenas do automóvel pronto, mas também de todos os impostos que atingem a cadeia produtiva, desde a matéria-prima, passando pelos trabalhadores e até mesmo os locais de produção, sem esquecer tudo que envolve a logística (inclusive preço dos combustíveis) e o lucro tanto para a rede de concessionários (outra cadeia dependente), quanto para as próprias fabricantes, montadoras e importadores.
Automóveis mais caros não são boa notícia para nenhum setor. Eles afastam o poder de compra do consumidor, reduzem o volume de vendas e, em médio prazo, pode prejudicar os empregos do setor como um todo, um dos que mais gera postos de trabalho no Brasil. Além disso, prejudicam os investimentos para a evolução do automóvel, desde o processo de produção até a chegada de novos modelos em nosso mercado.
Quer entender essa matemática? Então dê o play e veja também como fazer para mudar isso um dia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos