Nada supera os scooters quando o assunto é praticidade e agilidade nos deslocamentos urbanos. Mas, por suas características construtivas, não são os mais indicados para uso em locais de pisos ruins ou sem pavimentação. Foi pensando na ideia de um scooter para ser usado na praia que nasceu a Honda X-ADV 750, uma versátil combinação das comodidades do scooter com a ciclística e desenvoltura de uma moto trail.
Diferentemente dos scooters tradicionais, a Honda X-ADV tem o conjunto motor-câmbio posicionado abaixo do piloto, como numa moto convencional (e não na traseira), o que deixa a ciclística muito mais equilibrada, pois melhora a distribuição de peso e reduz o centro de gravidade. Para acompanhar, ela recebe suspensão dianteira de garfo invertido com 150 mm de curso e traseira pro-link com 153 mm de curso (bem mais do que um scooter comum).
Já as rodas são de aro 17" na frente e 15" na traseira, raiadas e equipadas com pneus de uso misto, para maior desenvoltura em pisos ruins ou estradas sem pavimentação. São 165 mm de altura livre do solo e um escapamento elevado que permite travessia de trechos alagados.
Ao mesmo tempo, a Honda X-ADV 750 traz todas as facilidades de um scooter, como porta-capacete sob o banco, freio de estacionamento e duas posições de pilotagem: com os pés para baixo ou posicionados à frente, para maior conforto, mas com uma grande evolução no que diz respeito à transmissão: o sistema de dupla-embreagem DCT (Dual Clutch Transmission), exclusividade da Honda em motocicletas.
Como se não bastasse, o para-brisa ajustável em cinco posições permite seu uso mais baixo na cidade e elevado na estrada, para maior proteção contra o vento.
Inserida no universo Adventure, a Honda X-ADV 750 traz um motor de alta cilindrada que une performance e economia: dois cilindros de 745 cc arrefecido a líquido, que entrega 54,8 cv de potência a 6.250 rpm e torque máximo de 6,93 kgfm a 4.750 rpm.
O câmbio é bem diferente do que se costuma encontrar nos scooters, pois não se trata de uma transmissão continuamente variável CVT. Pelo contrário, é uma caixa DCT de dupla embreagem e 6 marchas, que permite três opções de uso: automático, automático esportivo (extrai máxima performance das marchas) e manual, no qual as trocas são feitas por meio de pequenas alavancas no punho esquerdo, para aumentar (+) ou reduzir (-), assim como o câmbio borboleta de carros esportivos. Dessa forma, você pode ter o conforto de não trocar de marchas ou o dinamismo de controlar as trocas numa pilotagem mais esportiva.
Com prontas respostas do motor e trocas muito rápidas do câmbio, a X-ADV tem desempenho vigoroso, seja para agilidade no dia a dia urbano quanto para ultrapassagens seguras na estrada, com reserva de força. Para acompanhar, os freios também são potentes (discos de 296 mm na dianteira e 240 mm na traseira) e contam com ABS. Outro recurso é o controle de tração que atua em dois níveis, além do botão “Switch G” que maximiza a capacidade e segurança off-road da motocicleta.
Além da performance, a Honda X-ADV 750 se comporta muito mais como uma moto do que como um scooter na pilotagem. Seja pela posição do motor, seja pela suspensão, ela oferece muita agilidade e segurança em curvas, além de muito conforto na superação de obstáculos como buracos, quebra-molas, valetas ou mesmo estradas de terra.
A combinação de suspensões de curso mais longo com pneus de uso misto e altura elevada do solo fazem do X-ADV 750 um scooter com diferenciada atuação em pisos degradados, ou mesmo sem pavimento. Nessas condições, onde normalmente uma moto do tipo daria aquele conhecido impacto de fim de curso, o maxiscooter da Honda permite uma condução confortável e segura, com boa absorção de obstáculos.
Além do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), o botão “Switch G” no painel maximiza a tração da roda traseira e a configuração do câmbio para sair de erosões ou encarar subidas mais exigentes. Também é possível desativar por completo o controle de tração para uso off-road.
Moderna e com design arrojado, a Honda X-ADV 750 se destaca também pela lista de itens de série. Além do já citado controle de tração, ela traz um painel digital com uma série de recursos (incluindo medições de consumo), tomada 12V sob o banco, protetores de mão, iluminação full-LED (faróis, lanternas e piscas) e a chave presencial Smart Key. Como acessórios originais Honda, ainda pode receber o kit top box, com baú traseiro em alumínio, e protetor de carenagem.
Sem rival direta no mercado brasileiro, a Honda X-ADV 750 tem preço sugerido de R$ 69.900 com garantia de 3 anos + Honda Assistance com cobertura que abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
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