No dia 08 de maio de 1980, o Brasil conheceu o Volkswagen Gol. O que seria o substituto do Fusca - como foi o Golf na Europa e Estados Unidos -, acabou patinando um pouco no começo da sua história, mas depois embalou nas vendas, foi líder de mercado por 27 anos e está até hoje por aí, inclusive com uma nova geração planejada para os próximos anos.
Vamos contar agora 5 curiosidades do projeto do Gol durante os seis anos do desenvolvimento da primeira geração:
- Pedido importante: O Gol nasce de um pedido de Rudolf Leiding, um dos executivos mais importantes na história da empresa globalmente. Na época presidente global da Volkswagen (foi presidente local de 1968 a 1971, retirando-se do grupo em 1975), encomendou um modelo na base do então recém-lançado Passat durante uma de suas visitas ao setor de estilo na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
- Era para ser um esportivo: Esse pedido de Leiding na verdade era para um modelo esportivo, refrigerado a água, como o Passat. O projeto, feito por José Vicente Martins, George Yamashita e Marcio Piancastelli chegou a ser aprovado e enviado, no formato de maquete 1:4, para a Alemanha. A crise do petróleo acabou freando o projeto de um esportivo, mas abriu caminho para um novo compacto nacional.
- Na prateleira em volume: O Gol nasceu com o motor 1.300 refrigerado a ar do Fusca, anos mais tarde substituído por um 1.600 também a ar. O Passat até poderia emprestar seu motor a água para o projeto, mas o volume de produção não permitiria que outro modelo de volume o utilizasse. Por tempo (e custos), o motor boxer foi o escolhido e adaptado para o cofre dianteiro do Gol. Unidades do Passat foram utilizadas para os testes, enquanto as primeiras unidades do Gol estavam prontas. O projeto veio de um protótipo apresentado na Alemanha antes mesmo do Golf (1969), justamente com esta base e esse motor.
- Baseado no Scirocco e Audi 81: Com a ordem de projetar um carro maior, a equipe brasileira se baseou nos VW Scirocco e Audi 80, modelos que ditaram as regras de design na década de 1970 na Europa. Em 1976, maquetes mostravam bastante do estilo que o Gol teria, o que levou os designers a Wolfsburg. Apesar de concorrer com pessoal da Alemanha, o projeto brasileiro foi o vencedor.
- Testes finais e os faróis redondos: Com o projeto aprovado, as primeiras unidades para testes foram produzidas e enviadas de caminhão-baú para fugir de fotos e flagras. Nesse tempo, ele ainda usava faróis redondos duplos, algo que foi eliminado na fase final do projeto, pouco antes do lançamento, e permitiu um capô mais baixo. Em 1978, a fábrica de Taubaté (SP) foi inaugurada para este projeto BX, local que foi uma das sedes dos testes.
Fonte: Guia Histórico Gol e família BX, publicado em 2016 e escrito por Luiz Guedes Junior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos