Muitas coisas irão mudar quando todo o processo de quarentena e pandemia passar, inclusive no mercado automotivo. Em entrevista ao Automotive Business nesta semana, o presidente da FCA (Fiat, Jeep e outras marcas) para a América Latina, Antonio Filosa, falou sobre as expectativas e planos do grupo para o Brasil, futuros lançamentos e os dados de mercado.
Segundo Filosa, apesar de adiar diversos lançamentos, como a reestilização de Argo, Cronos e Mobi, além dos híbridos da Jeep e o 500 elétrico, o projeto do SUV compacto que estava prometido para o primeiro semestre de 2021 segue firme. Em estágio avançado, o projeto é importante dentro da estratégia da FCA, oferecendo um modelo menor e mais barato que o Jeep Renegade, além de colocar uma opção do segmento dentro das lojas com a bandeira Fiat, um pedido antigo dos concessionários - até a importação do Fiat 500X foi estudada.
Semana movimentada também dentro da Audi. No Brasil, a marca lançou o e-tron, seu primeiro modelo totalmente elétrico que chega com a missão de "abrir a porteira" para uma série de lançamentos dentro do segmento eletrificado, principalmente os novos híbridos plug-in. Apesar de um projeto moderno com dois motores elétricos e direito a retrovisores virtuais e suspensão a ar adaptativa para melhorar a aerodinâmica, seu visual segue bastante o que conhecemos dentro de outros de SUVs da Audi, como o Q8 - que aliás tem quase o mesmo porte.
Já em termos globais, a Audi mostrou o novo A3 Sedan, segunda geração do modelo que inaugurou o segmento, seguido pelo Mercedes-Benz Classe A Sedan e BMW Série 2 Gran Coupé. Apesar de poucas mudanças em dimensões, ficou bem mais moderno.
Na Land Rover, o destaque ficou para os novos Evoque e Discovery Sport P300e, com sistema híbrido plug-in que casa o motor 1.5 turbo de 3 cilindros a um motor elétrico no eixo traseiro.
Participam desta edição:
Edição: Paulo Henrique Trindade
Projeção: João Kleber Amaral
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos