Os finalistas desta categoria refletem bem a preferência do comprador desta faixa de preço. Todos têm câmbio automático, seja CVT ou o tradicional, e os sedãs começam a aparecer com mais força. O Toyota Yaris cravou as duas primeiras colocações, fazendo a primeira dobradinha da edição 2019 de nosso prêmio, seguido pelo Ford Ka Sedan com câmbio automático. Confira:
Revisões: R$ 1.207,60
Desvalorização: 8,5%
Seguro: R$ 3.100,00
Cesta de peças: R$ 3.158,49
O Yaris Sedan ficou no limite de preço da categoria. Custando R$ 69.990, ele é a opção de entrada do modelo três-volumes, mas já traz o motor 1.5 de 110 cv e o câmbio automático CVT (o hatch XL tem motor 1.3 e câmbio manual), além de itens como controle de estabilidade, rodas de liga e retrovisor interno fotocrômico. Pensado para ser o mini-Corolla, roda macio e tem bom espaço interno, incluindo um porta-malas de 473 litros. As revisões são mais baratas que as do Ka Sedan e a desvalorização é uma das mais baixas do mercado. Por fim, tem a seu favor a rede Toyota, líder em satisfação no pós-venda pela pesquisa da J.D. Power entre as marcas generalistas.
Revisões: R$ 1.207,60
Desvalorização: 10,2%
Seguro: R$ 2.950,00
Cesta de peças: R$ 3.187,11
Se você não faz questão de porta-malas grande e quer economizar R$ 1.400, o Yaris XL hatch também é uma boa opção de compra. Tem motor menos potente, 1.3 com até 101 cv, mas é mais leve e anda quase tão bem quanto o sedã 1.5, além de ter uma dinâmica mais equilibrada (balança menos a traseira). Desvaloriza um pouco mais que o sedã, mas tem o mesmo preço de revisões e o seguro pouco um mais barato. O espaço interno igual ao do três-volumes e o porta-malas de 310 litros estão entre os melhores dos hatches compactos.
Revisões: R$ 1.380,00
Desvalorização: 10,9%
Seguro: R$ 2.800,00
Cesta de peças: R$ 2.276,72
A chegada do câmbio automático deu vida nova ao Ka Sedan, assim como o motor Dragon 1.5 de 136 cv. Destaca-se também pelo porta-malas de 445 litros, com a exclusividade dos braços pantográficos que não invadem a área de carga. Mas, na briga com os japoneses, não adiantou ser mais barato e ter a cesta de peças mais em conta. Em porte e equipamentos, mesmo a versão intermediária SE Plus fica devendo diante do Yaris, já que o controle de estabilidade com assistente de partida em rampas só está disponível na versão Titanium. E o Ka ainda teve uma perda na linha 2020: a multimídia SYNC 3 foi trocada pela SYNC 2,5, que manteve a tela de 6,5", mas com menos recursos.
O preço acima é válido para as unidades 2019, que podem até ter algum desconto em virtude da chegada do modelo reestilizado no fim de julho (foto). Mesmo com a mudança, o Sandero RS não deve fugir muito do valor atual, fato que o manterá como o esportivo de verdade mais acessível do mercado. Destaca-se pelo conjunto acertado pela Renault Sport, com suspensão, freios, direção e até o câmbio manual de 6 marchas desenvolvidos para performance. O motor é 2.0 16V do Duster, mas calibrado para 150 cv. Na reestilização, vai ganhar lanternas duplas e escurecidas, novas rodas e o logotipo da Renault Sport nas laterais. Para os fãs de esportivos, vale esperar.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
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