Nome: Fiat FCC II
Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2008
Especificações: Motor elétrico de 80,2 cv e 22,9 kgfm, câmbio Dualogic automatizado de 5 marchas.
Porque lembramos dele: Muito se questiona atualmente o fato de o grupo FCA não ter planos concretos para veículos elétricos. Mas este protótipo mostrado há 10 anos mostrava que a Fiat já previa um futuro ecologicamente correto: tinha motor elétrico e construção com materiais alternativos e reutilizáveis. O modelo em questão era o FCC II, que a princípio se chamaria Bugster - por causa do formato da carroceria. Foi concebido seguindo o conceito Enviroment & Fun, ou seja, um carro eficiente e divertido.
Na definição da Fiat na época, o FCC II era "um laboratório de pesquisas na busca de novas tecnologias, o ponto de partida para a adoção de novas soluções de mobilidade com materiais alternativos e não poluentes”. Os painéis de carroceria, por exemplo, foram injetados em compósito com nanoargila, enquanto a chave de fenda do kit de ferramentas era feita de plástico reciclado com fibras de curauá e sisal. Outros componentes como discos de freio e molas da suspensão receberam revestimentos organometálicos, isentos de metais pesados. A espuma dos bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado.
O propulsor elétrico entregava potência máxima de 59 kW (80,2 cv) e 22,9 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com a transmissão automatizada Dualogic de 5 marchas, vinda dos Fiat Stilo e Linea. As 93 baterias de íon lítio ficavam no centro do carro, para melhor distribuição de peso. Carregadas em tomada de 220 V, eram suficientes para 100 km de autonomia.
Com peso de apenas 980 kg, o bugue elétrico da Fiat vinha equipado com rodas aro 19" e pneus 255/55 R19, que ajudavam a elevar a altura do solo para 193 mm. O comprimento era de 3,245 metros, com 1,814 m de largura, 1,480 m de altura e 2,155 m de entreeixos. Tinha capacidade para apenas dois ocupantes, com volante e quadro de instrumentos vindos do Fiat 500 e um seletor de marchas no próprio painel, por meio de botões - solução que mais tarde seria usada no Uno Dualogic, embora com os botões do câmbio no lugar da tradicional alavanca.
Fotos: Divulgação
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