Nome: Toyota Hilux Invincible AT38
Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2008
Especificações: 3.0 D-4D turbodiesel, 163 cv a 3.400 rpm e 35 kgfm a 1.400 rpm, câmbio automático de 5 marchas, tração 4x4
Porque lembramos dele: Quem gosta de carros certamente já assistiu ao programa britânico Top Gear (ou, pelo menos, já ouviu falar) e sabe que eles sempre arranjavam viagens loucas. Uma delas foi desbravar o Polo Norte com uma Toyota Hilux especial. O modelo que eles utilizaram veio ao Salão do Automóvel de São Paulo de 2008, em forma de conceito.
Na verdade era um pouco mais do que um conceito, pois era funcional e foi utilizada em condições severas. Para conseguir encarar toda a neve e a temperatura de 35°C negativos, a Toyota chamou a empresa Arctic Trucks, especializada em expedições ao Polo Norte. A picape recebeu rodas de 15 polegadas calçadas com pneus de 38 polegadas de diâmetro (96,5 centímetros), além de reforços na carroceria, instalação de aquecedores no motor e no tanque de combustível, faróis de milha e mais.
As rodas foram apenas parte do auxílio para elevar a altura da picape. A Hilux recebeu também novas suspensões (8,89 cm mais altas), que garantiram 32 cm de vão livre do solo. Fora isso, foram instalados um tanque de combustível auxiliar de 100 litros, snorkel e compressores de ar elétrico.
Na época, a Arctic Trucks chegou a falar de vender uma versão mais "normal" da picape no Brasil, que já teria sido até homologada, mas isso não passou de um plano.
Fotos: Arctic Trucks
RECOMENDADO PARA VOCÊ
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
História: Táxis do Marne, uma corrida para a frente de batalha
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
História automotiva: a incrível saga da Kia, que completa 80 anos