Lista - Os 20 SUVs que chegam ao Brasil em 2018

Segmento que não para de crescer terá mais um ano cheio de lançamentos

Os 20 SUVs que chegam ao Brasil em 2018 Os 20 SUVs que chegam ao Brasil em 2018

Oferecer um SUV é receita de qualquer marca para aumentar as vendas. Veja casos como da JAC, que praticamente ressurgiu das cinzas com o lançamento do T5. E cresceu ainda mais em 2017 com o T40. O segmento continua a aumentar. No ano passado, passou os carros de entrada e tornou-se a segunda maior fatia de nosso mercado, com de 22,34% de participação, só perdendo para os hatches pequenos. Por isso teremos um 2018 cheio de SUVs, desde modelos mais baratos, como o Chery Tiggo 2, até superesportivos como Lamborghini Urus.

Antes de passar para a lista, vale explicar a ausência de alguns modelos, como o novo Renault Duster e o Volkswagen T-Cross. Ambos devem ser revelados no Salão do Automóvel deste ano, mas só chegarão às lojas em 2019 - por isso estão de fora. Também não consideramos os que ainda não foram devidamente confirmados, como o JAC T20, nem variações dos SUVs que já estão no mercado, como JAC T40 CVT e Ford EcoSport 4x4.

Confira a galeria acima com os 20 SUVs que foram confirmados para 2018.

Audi Q8

O maior SUV da Audi está confirmado para o Brasil desde maio do ano passado, prometido pelo presidente da marca no Brasil, Johannes Roscheck. Começará a ser produzido neste mês, na Eslováquia. Foi adiantado por um conceito no Salão de Detroit (EUA) de 2017, com design inspirado em cupês. A motorização ainda é um mistério, mas deve vir com o 3.0 V6 combinado a um elétrico, com potência na casa dos 450 cv.

BMW X3

Até agora produzido no Brasil, o X3 trocará de geração e passará a ser importado dos Estados Unidos. Previsto para chegar até abril, o SUV já está em pré-venda, embora sem preços divulgados. Terá duas versões. A primeira é a xDrive30i X-Line, com motor 2.0 biturbo de 252 cv, tração integral e câmbio automático de 8 marchas. A segunda é a M40i, com pegada esportiva, usando o motor 3.0 de 360 cv da BMW M Performance.

Chery Tiggo 2

Apesar das promessas de novos tempos, 2017 foi um ano difícil para a Chery. O Tiggo 2 já deveria estar entre nós, mas acabou atrasado por conta de greves na fábrica em Jacareí (SP). Assim que a greve foi resolvida, a matriz vendeu a operação brasileira para o Grupo Caoa. Apesar da nova direção, os planos do Tiggo 2 continuam de pé e ele deve chegar às lojas neste ano, com motor 1.5 de 115 cv e câmbio manual de 5 marchas.

Citroën C4 Cactus

Dentro da PSA, a Peugeot já tem uma linha de SUVs no Brasil. Falta a Citroën entrar de vez no segmento com o C4 Cactus. Será produzido em Porto Real (RJ), aproveitando a plataforma PF1 usada pelo C3 e Peugeot 208. Seus motores serão o 1.6 aspirado e o 1.6 turbo (THP), repetindo a receita do Peugeot 2008. Seguirá o design do modelo reestilizado na Europa, sem os polêmicos airbumps na lateral.

Honda CR-V

Mais de um ano depois do lançamento da quinta geração nos EUA, o Honda CR-V finalmente chegará ao Brasil. A marca trouxe o último lote da versão antiga em março do ano passado e nos deixou na espera. Virá em versão única, a topo de linha Touring, com motor 1.5 turbo de 192 cv aliado ao câmbio CVT. Contará com equipamentos de segurança como assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. Ainda não tem preço oficial, mas espere algo na casa dos R$ 180 mil.

Jeep Cherokee

Uma das novidades da Jeep será a versão reestilizada do Cherokee. O modelo perdeu a frente polêmica, adotando um design mais sóbrio, parecido com o do Compass. A Jeep falou pouco sobre ele até agora, revelando somente as primeiras imagens. Será apresentado no Salão de Detroit (EUA), na metade de janeiro, e já está confirmado para chegar ao Brasil no 2º semestre.

Jeep Wrangler

Além do Cherokee, a Jeep terá mais uma novidade para 2018. Trata-se da nova geração do Wrangler, seu modelo mais bruto e feito para quem quer encarar qualquer trilha. Manteve o visual clássico, focando na melhora estrutural e novos equipamentos. Agora tem motor 2.0 turbo de 272 cv, além do 3.6 V6 Pentastar de 289 cv. Desembarca por aqui no 2º semestre.

Lamborghini Urus

Após anos de espera, a Lamborghini finalmente mostrou a versão final do Urus. Seu primeiro SUV evoluiu desde o conceito e não decepciona – pelo menos no quesito desempenho. O motor 4.0 V8 biturbo entrega nada menos do que 650 cv e o faz chegar aos 100 km/h em 3,6 segundos. A fabricante quer levá-lo para Nürburgring para provar que é o SUV mais rápido da atualidade. A importadora oficial Via Itália irá trazê-lo no 2º semestre deste ano.

Lifan X80

No Salão do Automóvel de 2016, a Lifan prometeu dois novos carros para o Brasil. Um deles é a versão CVT do X60, que chegou na metade do ano passado. O outro é o X80, SUV grande com capacidade para 7 pessoas e que chega ainda no 1º semestre. Virá com motor 2.0 TSI de 183 cv – sim, é TSI, pois é o motor da Volkswagen – e câmbio automático de 6 marchas.

Mitsubishi Eclipse Cross

A Mitsubishi terá mais um SUV, desta vez com revivendo o nome Eclipse. Batizado como Eclipse Cross, o crossover já foi confirmado pela fabricante para o Brasil, embora sem data de chegada. Sua motorização mais básica é a 1.5 turbo de 163 cv, com câmbio CVT, enquanto os mais caros usam o 2.2 turbodiesel (ainda sem dados revelados, pois será lançado no final do ano). Por aqui, chegará só com o 1.5 e ficará acima do ASX em posicionamento de preços.

Peugeot 5008

Enquanto a Citroën aposta em um SUV compacto, a Peugeot vai para um modelo grande com o lançamento do 5008. Tem 4,65 metros de comprimento e 7 lugares, com preço estimado por volta dos R$ 160 mil. Terá motor conhecido, o 1.6 turbo de 165 cv combinado ao câmbio automático de 6 marchas. Terá uma missão diferente, de melhorar a imagem da empresa francesa no Brasil.

Porsche Cayenne

A nova geração do SUV alemão não poderia ficar de fora, já que o Cayenne é um dos modelos mais vendidos da Porsche no Brasil. Ficou mais leve, mais espaçoso e seu design lembra mais o 911, o carro mais icônico da marca. Ainda não confirmaram qual motorização virá. Esperamos também pela versão híbrida – já que a Porsche vem investindo em modelos assim, como o Panamera.

Ssangyong Korando

A volta da SsangYong ao Brasil será feita com quatro carros. Um deles é o Korando, nome já conhecido pelos brasileiros. Foi reestilizado e trocou o motor diesel da Mercedes-Benz por um 2.2 turbodiesel de fabricação própria, com 178 cv e 41 kgfm. Será oferecido sempre com tração integral e câmbio automático de 6 marchas, em duas versões, com preços estimados entre R$ 135 mil e R$ 150 mil.

Volvo XC40

Assim como a Jaguar fez com E-Pace, a Volvo irá entrar no segmento mais abaixo dos SUVs com o inédito XC40. Confirmado pela fabricante sueca para chegar entre março e abril, virá inicialmente nas versões com o motor 2.0 turbo de 190 ou 254 cv – espere uma variante híbrida para o futuro. Com entre R$ 169.950 e R$ 209.950, já pode ser encomendado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com