A segurança automotiva tem duas etapas. Um carro ser capaz de aguentar o impacto é importante, como mostram os testes feitos pelo Latin NCAP. A outra parte tem igual importância, pois trata-se de prevenir um acidente ou reduzir o risco de fatalidade, seja com recursos ativos (que estão sempre trabalhando para evitar colisões), como controle de estabilidade, ou com itens passivos (ativados no momento do impacto), como os airbags.
Além de construir carros com estruturas melhores, as fabricantes sempre são cobradas ao redor do mundo pelo uso de mais equipamentos de segurança. Um item que será obrigatório no Brasil a partir de 2020 é o ESP, ou controle de estabilidade. Como apenas os airbags frontais e os freios ABS são obrigatórios por lei, cada marca equipa o carro como quer.
Por isso, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), do Grupo MAPFRE, criou o Índice de Segurança, ranking que mostra quais os carros com mais itens de segurança vendidos no Brasil. Foi atualizado com os carros vendidos de 2016 a 2017, num total de 460 versões de 69 veículos – cerca de 90% dos veículos novos comercializados no ano.
Cada versão recebeu uma pontuação de acordo com a quantidade de equipamentos de segurança, separados em cinco grupos e cada um com seu peso na nota. No total, foram 48 equipamentos somando os cinco grupos:
Repare que a maior nota concedida foi de 4 estrelas, de um máximo de 5. Segundo o CESVI, nenhuma das versões analisadas possuíam uma lista completa de equipamentos. Muitos deixam de lado itens como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, airbag de joelho, detector de ponto cego, alerta remoto de colisão, alerta de frenagem de emergência, capô ativo e barra de proteção ao pedestre, entre outros itens.
Confira quais são os 25 carros com mais equipamentos de segurança segundo o CESVI Brasil:
|
Montadora |
Versões |
Estrelas |
1 |
GM/Chevrolet |
Cruze Sport6 | LTZ 1.4 TURBO - 2017 |
**** |
2 |
FORD |
Ecosport | SE 1.5 - 2017 |
**** |
3 |
FORD |
Ecosport | Titanium 2.0 AT - 2017 |
**** |
4 |
GM/Chevrolet |
Cruze Sport6 | LT 1.4 TURBO - 2017 |
**** |
5 |
FORD |
Ecosport | FreeStyle 1.5 - 2017 |
**** |
6 |
FORD |
Ecosport | SE 1.5 AT - 2017 |
**** |
7 |
FORD |
Ecosport | FreeStyle 1.5 AT - 2017 |
**** |
8 |
FORD |
Focus hatch | Titanium 2.0 AT - 2017 |
**** |
9 |
FORD |
Ranger | XLS 2.2 Diesel 4X2 - MT - 2017 |
**** |
10 |
FORD |
Ranger | XLS 2.2 Diesel 4X4 - AT - 2017 |
**** |
11 |
FORD |
Ranger |SPORTRAC 2.2 Diesel 4X4 AT - 2017 |
**** |
12 |
Volkswagen |
Golf | Highline 1.4 TSI - 2017 |
**** |
13 |
Toyota |
Corolla | XRS - 2017 |
**** |
14 |
Toyota |
Corolla | Altis - 2017 |
**** |
15 |
Toyota |
Corolla | XEi 2.0 16v - 2017 |
**** |
16 |
Jeep |
Renegade | NIGHT EAGLE - 2017 |
**** |
17 |
JEEP |
COMPASS | LIMITED - 2017 |
**** |
18 |
JEEP |
COMPASS | TRAILHAWK - 2017 |
**** |
19 |
Toyota |
Corolla | GLi 1.8 16v - 2017 |
**** |
20 |
JEEP |
COMPASS | SPORT - 2017 |
*** |
21 |
JEEP |
COMPASS | LONGITUDE - 2017 |
*** |
22 |
JEEP |
COMPASS | NIGHT EAGLE - 2017 |
*** |
23 |
Honda |
Fit | EXL - 2017 |
*** |
24 |
Honda |
HR-V | Touring - 2017 |
*** |
25 |
Hyundai |
Creta | 2.0 Prestige AT - 2017 |
*** |
Fonte: CESVI Brasil
Fotos: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Quais são os SUVs compactos eletrificados que aguardam Pulse e Fastback?
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Lista: Os sedãs automáticos mais baratos do mercado em 2024