Se no jornalismo esportivo esta é a época de conjecturar sobre contratações, transferências e dispensa de jogadores (seu time vai jogar a Libertadores 2018?), aqui na redação do Motor1.com é hora de analisar como foi o mercado de 2017 e fazer nossas apostas para 2018. Qual será o Top 10 de vendas no ano que vem? Algum lançamento tem chance de aparecer entre os mais vendidos? Alguma novidade de 2017 pode crescer no próximo ano?
![Renault Kwid Zen 1.0 Motor1 BR](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A meu ver, a grande questão de 2018 é a performance do Kwid. Com preços a partir de R$ 30 mil e o fator emocional a seu lado (estilo "mini SUV"), ele chegou com tudo e no segundo mês de loja emplacou mais de 10 mil unidades, assumindo de cara a segunda colocação do mercado. Mas, logo em seguida, problemas nos freios e depois no tubo de abastecimento fizeram com que o carrinho tivesse suas entregas travadas pela Renault. Foi feito um recall de todas as unidades vendidas até então, mas as entregas continuam longe de voltar ao normal. O problema é que muita gente ainda espera o Kwid que encomendou em meados do ano, e muitos desses consumidores acabaram desistindo da compra. Em conversa com fontes da Renault, soubemos tudo está certo para começar 2018 com gás total, e que a capacidade produtiva permite chegar a cerca de 10 mil unidades mensais. Será que voltará ao normal? Em caso afirmativo, vejo potencial para brigar pelo pódio, ou no mínimo Top 5.
![Comparativo Argo x Onix x HB20](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
De todo modo, imagino mais um ano de tranquilidade para o Chevrolet Onix na ponta. Ele tem vendido mais que a soma dos rivais mais próximos, HB20 e Ka, e não há nada no radar a curto prazo que possa mudar este cenário. Quem corre risco é o HB20, pois o Ka vem numa crescente e em 2018 ganhará reestilização e câmbio automático, além do novo motor 1.5 de 3 cilindros. Assim, o hatch da Ford pode conseguir um impulso extra nas vendas, pois atualmente o volume do modelo é muito concentrado nas versões 1.0 e tende a ficar mais heterogêneo.
![Fiat Cronos x Volkswagen Virtus](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Entre os sedãs compactos, as estreias de Fiat Cronos e VW Virtus prometem mexer com o segmento. Mas, assim como ocorre com o Onix, acho difícil um desses dois quebrar a hegemonia do Chevrolet Prisma no segmento. Bem estabelecido no mercado e com versão 1.0 Joy a preço agressivo, ele pode ter problemas apenas nas versões mais caras. Fiat diz mirar o Prisma com o Cronos, mas, a julgar pelos preços do Argo, o novo sedã não sairá por menos de R$ 58 mil, enquanto Prisma parte de R$ 46 mil - lembrando que não haverá Cronos 1.0, somente 1.3 e 1.8. Já o Virtus terá preços estimados entre R$ 60 mil e R$ 80 mil (também considerando os valores do Polo), mas com maior ênfase nas versões mais caras, com motor 1.0 TSI e câmbio automático. Não deve ter dificuldade de bater Honda City (que será reestilizado) e Chevrolet Cobalt, mas, por seu posicionamento, o Top 5 do segmento já seria uma boa meta. Quem tende a perder mercado, novamente, é a Hyundai com seu HB20S - atualmente em terceiro, atrás do Voyage, que vai muito bem nas vendas diretas e pode ganhar fôlego com a estreia do câmbio automático.
![Hyundai Creta Sport](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Se a família HB20 está em baixa (renovação só deve pintar em 2019 ou 2020), a Hyundai aproveita para colher os frutos com o SUV Creta. Com um ano de loja, o modelo já começou a vender mais que o principal rival Honda HR-V e que o Jeep Compass, o campeão improvável de vendas entre os SUVs no Brasil (por seu porte e preço superiores). Se seguir a tendência do fim de 2017, o Creta tem tudo para liderar o segmento em 2018. Mostra força por contar com diversas versões (incluindo a nova Sport) e dois motores (1.6 e 2.0), atingindo uma grande faixa de mercado. A Honda terá de fazer mudanças no HR-V (alguns flagras no exterior pegaram o modelo levemente camuflado) para não ficar para trás.
![Comparativo VW Polo x Fiat Argo x Honda Fit x Peugeot 208](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A esperada entrada da VW no segmento de SUVs compactos acontecerá em 2018, mas ao que parece na teoria. Explico: o T-Cross, SUV derivado do Polo, deverá ser apresentado no Salão do Automóvel em novembro, mas suas vendas começarão somente no início de 2019. Enquanto isso, o Polo vem ganhando espaço e tem tudo para se firmar no Top 10, principalmente após cobrir o buraco que existe na gama entre R$ 55 mil a R$ 65 mil, a ser preenchido pela nova versão 1.6 com câmbio automático. A versão 1.0 aspirada de entrada é pra inglês ver - respondeu por apenas 3% das vendas no começo. Um mundo bem diferente do rival Fiat Argo, que já concentra 40% na versão 1.0, e tende aumentar esse mix com a estreia de uma nova versão de acesso, chamada simplesmente de Argo, para entrar de vez na briga contra Ka e Onix Joy. Agressivo assim, deve disputar lugar no Top 5, chegando às almejadas 6.500 unidades mensais.
![Briga em casa: Strada vs. Toro](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Por fim, no segmento de comerciais leves, não há muitas nuvens no céu de brigadeiro da líder Fiat. A Strada deverá continuar na liderança folgada, pois tem chances de ganhar uma nova geração (baseada na Fiorino) e não existe previsão de mudanças na concorrência. Da mesma forma, a Toro não deve sofrer com a chegada de nenhuma rival, pois a picape cabine dupla da VW (plataforma MQB) virá apenas entre 2019 e 2020. Entre as médias, a Frontier passará a ser vendida em toda sua gama de versões, a Amarok terá a versão V6 para somar e Renault vai entrar no segmento com a Alaskan. Boas apostas, mas nada que faça frente ao volume das líderes Hilux e S10.
E para você, o que acontecerá no mercado automotivo em 2018? Faça suas apostas nos comentários abaixo!
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação