Ser o mais rápido a dar uma volta no circuito de Nordschleife em Nürburgring, na Alemanha, é uma medalha de honra. Chega a ser quase um clichê escrever que uma fabricante foi avistada testando um de seus carros novos na pista, simplesmente por ter se tornado tão onipresente.
O circuito nasceu no começo da década de 1920 como um circuito de rua, cujas vias eram fechadas para serem usadas. Não demorou muito para transformar-se em algo mais permanente, e o épico layout de 17,5 milhas foi construído entre 1925 e 1927. O Nordschleife sempre assustou até mesmo os pilotos de corrida mais ousados e sempre foi uma prova severa tanto para homem quanto máquina. Preocupações sobre segurança fizeram com que a pista perdesse sua relevância, para logo seguida deixar de ser usada na F1 e em outros eventos grandes de corrida.
Uma versão mais anestesiada da pista foi usada em Grandes Prêmios nos últimos anos, só que não é a mesma coisa. O Nordschleife continua aberto para o público dirigir, para testes privados e para a incomum corrida de 24 horas, mas seus dias de glória com certeza já passaram - e com motivo. Tanto é que Walter Röhrl, lendário piloto de rally e que testa carros para a Porsche com frequência, deu uma entrevista em que disse que os carros modernos estão ficando rápidos demais para o circuito, e ele se recusou a tentar marcar um tempo com o 911 GT2 RS, deixando que Lars Kern pilotasse para marcar o recorde.
Quanto tempo o Norsdchleife continuará a ser a pista de testes para carros esportivos? Quem sabe. Mas quando até SUVs estão tentando marcar tempos rápidos, na forma de Porsche Cayenne Turbo e Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, talvez essa ideia de usar o circuito alemão esteja saindo de controle.
Carros de rua mais rápidos de Nürburgring | |||
Carrro | Tempo | Piloto | Data |
Porsche 911 GT2 RS | 6:47.25 | Lars Kern | 20 de setembro de 2017 |
Lamborghini Huracán LP 640-4 Performante | 6:52.01 | Marco Mapelli | 5 de outubro de 2016 |
Porsche 918 Spyder | 6:55 | Marc Lieb | 4 de setembro de 2013 |
Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce | 6:59.73 | Marco Mapelli | 18 de maio de 2015 |
Dodge Viper ACR | 7:01.3 | Lance David Arnold | 1 de setembro de 2017 |
Nissan GT-R Nismo | 7:08.679 | Michael Krumm | 30 de setembro de 2013 |
Mercedes-AMG GT R | 7:10.92 | Christian Gebhardt | Dezembro de 2016 |
Gumpert Apollo Sport | 7:11.57 | Florian Gruber | 13 de agosto de 2009 |
Dodge Viper ACR | 7:12.13 | Dominik Farnbacher | 14 de setembro de 2011 |
Porsche 911 GT3 | 7:12.7 | Lars Kern | 4 de maio de 2017 |
Menções honrosas | |||
Carro | Tempo | Piloto | Data |
SUV mais rápido | |||
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio | 7:51.7 | Fabio Franca | Setembro de 2017 |
Hot Hatch mais rápido | |||
Seat Leon Mk3 Cupra | 7:58.4 | Jordi Gene | Março de 2014 |
Valeu a tentativa | |||
Volkswagen Lupo GTI | 9:09 | Daniel Schwerefeld | 29 de setembro de 2002 |
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