Fenômeno que definitivamente parece ter vindo para ficar, a expansão do segmento de SUVs pôde ser observada no Brasil exatamente com a mesma intensidade e rapidez vividas por outros países. Em menos de uma década, este mercado esmagou as minivans e os monovolumes, tornou-se recheado de opções e ganhou a preferência de um tipo de público que só aumenta a cada ano. Representa, de longe, a categoria que acumula os maiores índices de crescimento do mercado global.
Tamanha expansão, porém, trouxe aspectos negativos atribuídos à diluição da fórmula original e ao lançamento de modelos que pouco conservam as características tradicionais - os chamados "SUVs nutella". As opções "raiz" (verdadeiramente puras) estão cada vez mais escassas e já não são capazes de acompanhar os novatos em termos de volume. Ainda assim, são preferência entre os consumidores mais puristas e que valorizam atributos como capacidade off-road, tração 4x4 e construção mais robusta. Confira abaixo as 10 principais opções que ainda temos no Brasil.
Detentor de título de veículo mais caro produzido em solo nacional, o Trailblazer é um caso clássico de SUV derivado de picape. Compartilha com a S10 todo o conjunto mecânico e tecnológico, além da plataforma e da construção do tipo carroceria sobre chassi, que lhe garante predicados como rigidez, robustez e boa altura do solo. Está disponível no mercado brasileiro com motores 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51,0 kgfm de torque, e 3.6 V6 a gasolina de 279 cv e 35,7 kgfm de força. Em ambos os casos, o câmbio é automático de 6 marchas, com tração 4x4 (operada por meio dos modos 4x2, 4x4 High e 4x4 Low). Custa a partir de R$ 173.990.
Principal versão de apelo off-road dos novos modelos da Jeep, a variante Trailhawk é oferecida no Brasil por meio dos modelos Renegade, Compass e Cherokee. É caracterizada pela preparação especial promovida em pontos específicos e ocupa o topo do portfólio destes três SUVs. Entre outros diferenciais, oferece suspensão com acerto exclusivo e cinco modos de uso para o sistema de tração: auto (de acordo com a necessidade), snow (pisos escorregadios), mud (lama), sand (areia) e rock (pedra). Além disso, leva o selo "Trail Rated" da marca, que atesta aptidão para enfrentar a rochosa trilha Rubicon nos EUA - daí o modo rock no sistema de tração. No visual, há ganchos para amarração de reboque, para-choques exclusivos e rodas com desenho único.
Ícone mundial quando o assunto é performance off-road, o Wrangler não poderia ficar de fora desta lista. Importado da fábrica da FCA em Ohio, nos Estados Unidos, é vendido no Brasil em versões Sport e Unlimited (4 portas) com preços entre R$ 194.490 e R$ 204.990. Sob o capô, o motor 3.6 V6 da família Pentastar desenvolve 285 cv e 35,4 kgfm de torque, sendo sempre associado a um câmbio automático de 5 marchas. A tração é do tipo 4x4 Command Trac (divide o torque na proporção 50/50), com sistema shift-on-the-fly e diferencial traseiro de escorregamento limitado. Entre outros diferenciais, o grandalhão oferece plugues de drenagem para lavagem interior e console de armazenamento com chave (ao melhor 'estilo raiz'), além de um dispositivo que permite a remoção das portas e até o rebatimento do para-brisa, para ampliar a sensação de liberdade no off-road.
Apesar de ter mudado completamente com a chegada da atual geração, o Discovery não perdeu a essência off-road que marca a história da Land Rover. Legítimo e fiel à proposta de oferecer espaço e conforto suficientes para até 7 passageiros, não abre mão de disposição quando está longe (bem longe) do asfalto. Cerca de 480 kg mais leve que o antecessor, o grandalhão dispõe de uma série de recursos próprios para uso no fora-de-estrada, entre eles o Terrain Response, que otimiza configurações de motor, transmissão, diferencial central e chassis conforme as exigências do terreno. Pode encarar trechos alagados de 90 cm e usa outro dispositivo, o Wade Sensing, para mostrar informações gráficas em tempo real sobre a profundidade da água na tela multimídia. É, de longe, o mais tecnológico dessa lista, mas ainda assim um legítimo representante "raiz".
Baseado na mesma plataforma que sustenta a picape L200 Triton, o Pajero Dakar é outro SUV que não abriu mão da construção sobre chassi, apesar das novas tendências do mercado. Robusto, com boa altura do solo e um tradicional sistema de tração acionado por alavanca, é produzido na fábrica goiana de Catalão, ao lado da irmã com caçamba e do primo menor ASX (este incluído no clube dos "nutellas"). Sob o capô, tem motor 3.2 turbodiesel que rende 180 cv e vem acoplado a uma transmissão automática de 5 marchas. O sistema de tração Super Select permite 20 combinações diferentes de marcha e opera nos modos 2H, 4H, 4HLc e 4LLc (este com diferencial central bloqueado e reduzida).
Um dos principais representantes da indústria japonesa quando o assunto é off-road, a Full não poderia ficar de fora dessa lista. Considerada uma lenda pelos fãs mais aguerridos, a grandalhona chega ao Brasil direto do Japão, com duas opções de motor: 3.2 turbodiesel de 200 cv ou 3.8 V6 a gasolina de 250 cv. Como na prima Dakar, oferece mais de 20 combinações de marcha, incluindo reduzida com diferencial central bloqueado para usos mais severos. Há, porém, diferenças na construção: aqui temos uma estrutura monocoque com chassi integrado e suspensão independente nas 4 rodas, com duplo A na dianteira e multi-link na traseira. A Mitsubishi garante leveza e resistência extras à torção e flexão.
Um dos mais conhecidos modelos da Suzuki mundo afora, o Grand Vitara não adota uma construção tão robusta quanto a de outros modelos dessa lista. Ainda assim, tem desempenho satisfatório no off-road e não abriu da tração 4x4 a despeito do perfil cada vez mais urbano de seu público. Infelizmente, não aparece mais no site da marca no Brasil e deixou de ser oficialmente oferecido nas concessionárias desde o início deste ano. Antes de sair de linha, porém, chegou a ganhar a robusta versão 4Sport - equipada com suspensão elevada, adereços plásticos e um novo conjunto de suspensão com molas, amortecedores e pneus ATR. Deu lugar no portfólio ao Novo Vitara, de perfil mais comedido e 'menos raiz'.
Queridinho dos jipeiros brasileiros, o Jimny é atualmente o veículo 4x4 mais barato do mercado nacional. Fabricado localmente em Goiás, é vendido em quatro versões de acabamento com preços que variam de R$ 68.890 a R$ 75.290. Mecanicamente, a construção é do tipo chassi-carroceria, com suspensão composta por eixos rígidos tanto na dianteira quanto na traseira - soluções que garantem boa performance e robustez no fora-de-estrada. Também pesam a favor a altura livre do solo de 20 cm, o peso de apenas 1.090 kg e os bons ângulos de entrada e saída (que podem variar de 35º a 55º, dependendo da versão). Sob o capô, o motor 1.3 a gasolina rende 85 cv e 11,2 kgfm de torque, sendo sempre ligado a câmbio manual de 5 marchas com tração 4x4 e opção reduzida.
Produzida na Argentina e líder de vendas do segmento no Brasil, a SW4 joga no mesmo time da Trailblazer e da Pajero Dakar. É derivada de uma plataforma de picape (no caso, da também líder Hilux) e construída sobre um tradicional chassi de longarinas. Na atual geração, tornou-se mais refinada e luxuosa, mas não abriu mão das origens lameiras, mantendo a construção legítima e o sistema de tração 4x4 com reduzida. Possui opção de motor turbodiesel (2.8 D-4D de 177 cv) e tração 4x4 com reduzida, além de um aparato eletrônico que inclui controles de estabilidade e tração, assistente de descida (DAC), de subida (HAC) e de reboque (TSC).
Apontado como o verdadeiro "rei das trilhas" do Brasil, o T4 é mais um modelo genuinamente nacional entre os elencados aqui. Fabricado em Horizonte (CE), é figura praticamente obrigatória em qualquer aventura off-road realizada em território nacional. Inteiramente remodelado nesta geração, passou a ser construído sobre a plataforma T6 da Ford Ranger, dividindo com ela também o motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e o câmbio manual de 6 marchas. Referência em robustez, possui ângulos de 51° para entrada e saída, tração 4x4 com 3 modos de condução (4x2H, 4x4H e 4X4Low) e capacidade de imersão até 800 mm. Oferecem ainda uma vasta gama de acessórios homologados para off-road pesado, incluindo cintas, estribos, pneus lameiros e até guinchos.
Fotos: Arquivo Motor1 e Divulgação
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