Depois do Briga em Casa entre os modelos da Honda, nesta semana colocamos frente a frente o reestilizado Chevrolet Tracker e a nova geração do Chevrolet Cruze Sport6. Ambos utilizam o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.4 Ecotec turbo e pelo câmbio automático de 6 marchas, e têm porta-malas praticamente iguais (com ligeira vantagem para o crossover), mas são feitos sobre plataformas diferentes. A proposta também é diversa, bem como as características que podem decidir a compra.
Se a preferência é pelo "segmento da moda", o Tracker se beneficia de vantagens óbvias, como maior altura do solo, posição de dirigir elevada, boa visibilidade e praticidade na cidade. Por outro lado, o Cruze Sport6 é mais dinâmico, mais recente, tem melhor desempenho e mais itens de segurança. Também vale reforçar que o crossover recebeu uma reestilização profunda, mas não deixa de ser um modelo que já começa a sentir o peso da idade. Enquanto isso, o hatchback está em uma geração completamente nova e é feito sobre uma base mais moderna, leve e segura, sendo uma escolha mais racional.
Chevrolet Tracker LTZ 1.4 Ecotec | Chevrolet Cruze Sport6 LT 1.4 Ecotec | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo e injeção direta, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo e injeção direta, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 150/153 cv a 5.600/5.200 rpm / 24/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm | 150/153 cv a 5.600/5.200 rpm / 24/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas, tração dianteira | automática de 6 marchas, tração dianteira |
DIREÇÃO | direção elétrica | direção elétrica |
RODAS E PNEUS | alumínio de aro 18" com pneus Continental 215/55 R18 | liga leve de aro 17" com pneus 215/50 R17 |
PESO | 1.413 kg | 1.310 kg em ordem de marcha |
PORTA-MALAS | 306 litros | 290 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.258 mm, largura 1.776 mm, altura 1.678 mm, entre-eixos 2.555 mm | comprimento 4.448 mm, largura 1.807 mm, altura 1.484 mm, entre-eixos 2.700 mm |
PREÇO | R$ 92.390 | R$ 91.890 |
Aceleração | Chevrolet Tracker LTZ 1.4 Ecotec | Chevrolet Cruze Sport6 LT 1.4 Ecotec |
0 a 60 km/h | 4,1 s | 4,0 s |
0 a 80 km/h | 6,5 s | 6,2 s |
0 a 100 km/h | 9,3 s | 8,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | 6,7 s | 6,3 s |
80 a 120 km/h (4a.) | 6,5 s | 6,0 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 42,4 m | 38,4 m |
80 km/h a 0 | 26,8 m | 24,5 m |
60 km/h a 0 | 15,2 m | 13,9 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 8,3 km/l | 8,2 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 11,0 km/l | 11,3 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
*Obs: algumas imagens são do Cruze Sport6 LTZ
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet aumenta preços de Cruze, Equinox e Silverado em até R$ 12 mil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Chevrolet Cruze sairá de linha no fim do ano, confirma marca
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hatches em agosto: Hyundai HB20 tem melhor desempenho desde 2016
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Com melhor desempenho em 8 anos, VW Gol lidera entre hatches em julho