Caso você tenha acompanhado o portfólio da Aston Martin, talvez se lembre que foi há três anos quando o nome Vanquish foi apagado. No Salão de Genebra de 2019, a marca trouxe um conceito com motor central posicionado abaixo do Valhalla e da Valkyrie. No início deste ano, o CEO da empresa, Tobias Moers, disse que o supercarro de "nível básico" ainda está em desenvolvimento. No entanto, ele não chegará nas ruas até 2025.

O site Autocar tem boas informações sobre o novo supercarro "de entrada" da Aston Martin. Como noticiado anteriormente, o novo Vanquish deixará de lado o motor V6 originalmente planejado internamente em favor de um propulsor da Mercedes-AMG. Especificamente, ele mudará para o V8 biturbo da marca de Affalterbach usado nos modelos alemães de maior desempenho.

Conceito de visão Aston Martin Vanquish

O motor a combustão não estará sozinho, pois fará parte de um conjunto híbrido plug-in. Enquanto o Aston Martin Valhalla mais potente recebe o V8 biturbo do Mercedes-AMG GT Black Series, o novo Vanquish usará a configuração um pouco mais "amansada" do propulsor V8 usada no AMG GT 63 S E Performance. Especula-se que somente o motor a combustão renerá cerca de 638 cv no novo Aston Martin, mas combinado ao motor elétrico, a potência total deverá ficar na casa dos 841 cv.

Optar pelo caminho do motor híbrido plug-in significa que o novo superesportivo da Aston Martin vai mirar diretamente na Ferrari 296 GTB e na McLaren Artura. Ao mudar do V6 de 3,0 litros de fabricação própria para um motor V8 "terceirizado", a Aston Martin tem que rever seu trabalho, pois precisa revisar o supercarro para suportar um motor de combustão maior. Apesar do aumento de tamanho do propulsor, ele ainda deve pesar menos de 1.500 kg por usar componentes de fibra de carbono.

Aston Martin Vanquish Vision Concept (Salão de Genebra 2019)

O supercarro de rua acabará ganhando uma versão focada em pista como uma configuração mais hardcore destinada a uma série de corridas globais monomarca. Além disso, quando o novo Vanquish for lançado, ele pode não ser o mesmo. O presidente da empresa, Lawrence Stroll, disse à Autocar que o supercarro provavelmente adotará também um novo nome. Os jornalistas britânicos afirmam ainda que o novo carro vai ter uma "proposta radicalmente diferente" em comparação ao conceito Vanquish Vision.

A revelação oficial está prevista para o segundo semestre do próximo ano, com os primeiros carros sendo entregues aos felizardos clientes em 2025.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com