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Avaliação VW Virtus 170 TSI manual: bom, mas difícil justificar

Cada vez mais rara, versão manual tem qualidades, mas o preço leva o cliente para o automático, dentro ou fora de casa

VW Virtus 170 TSI MT5 2025
Foto de: Motor1.com

Novas e cada vez mais exigentes regras de emissões deixarão os carros cada vez mais complexos e caros. Ao mesmo tempo, a exigência de tecnologias e confortos por parte do público colaboram com essa conta e, ao mesmo tempo, fazem algumas coisas quase desaparecerem. É o caso do câmbio manual.

Trocado pelo automático na preferência do consumidor, ele resiste apenas em versões de entrada de diversos modelos em nosso mercado, como é o caso do VW Virtus. Sob o capô, o 1.0 turbo com sua configuração mais mansa, a 170 TSI, enquanto por dentro tem um pacote honesto de equipamentos, mas seu preço de R$ 116.990 não ajuda a justificar sua compra, seja dentro ou fora da concessionária da VW.

Só ele tem!

Dentro da Volkswagen, apenas o Virtus tem três opções de motores turbo: 170 TSI, com câmbio manual ou automático; 200 TSI, apenas automático; e o 250 TSI, instalado no queridinho do público, o Virtus Exclusive. São 109/116 cv e 16,8 kgfm de torque que, nesta versão, conhecem o chão através do câmbio manual de 5 marchas característico da marca alemã.

Este Virtus 170 TSI só não é o mais básico da linha pois recentemente a marca apresentou o Virtus Sense, a versão focada realmente em um mercado de frotas, com o mesmo conjunto mecânico. Aqui, temos ainda as rodas de 15” de liga-leve, que não deixa um aspecto de tanta simplicidade, apesar das partes sem pintura na dianteira, que acabam contrastando com os faróis fullLEDs.

VW Virtus 170 TSI MT5 2025
Foto de: Motor1.com

Por dentro, a peça plástica em cinza brilhante quebra um pouco a sequência de plástico rígido espalhado em todas as partes, com algumas rebarbas, por exemplo, nas portas. O volante não recebe nenhum revestimento e é uma peça mais antiga que a aplicada nas demais versões, assim como os bancos são em tecido com encosto de cabeça integrado.

Em troca, há o painel de instrumentos digital de 8” e a multimídia VW Play, que pelo espelhamento sem fios, tem a companhia de um carregador de smartphones por indução. Tem piloto automático, mas o sem assistência de distância, e some a câmera de ré, deixando a missão de ajuda a estacionar apenas com o sensor traseiro. Ao menos não abre mão dos 6 airbags, que o hatch Polo não tem em nenhuma versão.

VW Virtus 170 TSI MT5 2025
Foto de: Motor1.com

Estratégia de Up! TSI

Se no mercado os carros manuais se tornam raros, eles também somem de nossa rotina de avaliações. Com este Virtus 170 TSI, relembrei a estratégia que a Volkswagen nos apresentou na época do lançamento do Up! TSI: motor 1.0 turbo com bom torque e um câmbio de relações alongadas em prol do consumo.

Sem o “peso” do câmbio automático e o conversor de torque, o 1.0 turbo é mais livre e esperto. É bem menos perceptível o tal lag que estamos vendo nos VW 1.0 TSI entre a aceleração e o carro realmente embalar, e mesmo assim dá para perceber que o câmbio não é encurtado, algo que é comum em modelos para diminuir a sensação de pouca potência.

VW Virtus 170 TSI MT5 2025
Foto de: Motor1.com

A embreagem é leve e fácil de modular, enquanto o câmbio é característico VW, com engates justos e leves, e curso curto de alavanca. Antes de 2.000 rpm, o indicador de troca já pede para subir a marcha e, ainda assim, o Virtus desenvolve velocidade bem, principalmente na cidade. Isso ajuda no consumo, onde não poucas vezes vi médias acima de 9 km/litro, usando etanol.

Isso não significa um carro fraco na estrada. Ele acompanha o ritmo de rodovia mesmo com passageiros e tem boas médias de consumo, acima dos 15 km/litro com etanol. Junto, a boa dinâmica que conhecemos do Virtus, com boa relação de dirigibilidade e conforto que o sedã entrega desde seu lançamento, ainda mais com os pneus mais altos, 195/65. 

VW Virtus 170 TSI MT5 2025
Foto de: Motor1.com

Nem ele se ajuda...

Entre os sedãs compacto, o VW Virtus é um dos com melhor espaço interno e porta-malas, com seus 521 litros. Acomoda bem os ocupantes, apesar da ausência da saída de ar-condicionado para o banco traseiro desta versão, e é confortável para quatro adultos, sendo o quinto como sempre prejudicado, algo comum entre os compactos. 

Só que vamos falar de preços. Este Virtus 170 TSI manual custa R$ 116.990, o que já coloca alguns concorrentes automáticos na briga, como o Chevrolet Onix Plus LT AT (R$ 118.290), Honda City LX (R$ 117.500) e Nissan Versa Sense (R$ 115.690), todos com equipamentos semelhantes (alguns até melhor equipados) e automáticos. Dentro do seu próprio catálogo, o Virtus 170 TSI automático custa R$ 119.990, com a adição de piloto automático adaptativo, frenagem automática e outros itens por R$ 3 mil extras. 

VW Virtus 170 TSI MT5 2025
Foto de: Motor1.com

Ou seja, por mais que o sedã com cambio manual seja bom, a diferença para ter o conforto do automático e mais equipamentos é baixa até dentro de casa. Há o Virtus Sense, de R$ 105.990, que faz mais sentido, mesmo que perca as rodas de liga-leve, pintura de maçanetas e capas do retrovisor, central multimídia e carregador por indução, mas tem as mesmas qualidades de rodagem e espaço. E assim os carros manuais vão sumindo e sumindo...

VW Virtus 170 TSI MT5

Motor dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 999 cm³, comando duplo variável, turbo, injeção direta, flex
Potência e torque 109/116 cv a 5.000 rpm; 16,8 kgfm de 1.750 rpm a 4.500 rpm (E) ou 1.750 rpm a 4.250 rpm (E)
Transmissão câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
Suspensão McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira; rodas de 15" com pneus 195/65
Comprimento e entre-eixos 4.561 mm; 2.651 mm
Largura 1.751 mm
Altura 1.477 mm
Peso 1.161 kg em ordem de marcha
Capacidades porta-malas: 521 litros; tanque: 49 litros
Preço de entrada R$ 116.990
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