Qual a sua disposição para ter um carro híbrido? A Toyota ganhou muito mercado com o HEV, um híbrido que não depende de recarga externa, já nacionalizado no Corolla e Corolla Cross. Enquanto isso, a BYD está em uma ofensiva com os PHEV, um híbridos que dependem de uma fonte externa de recarga, que ampliou sua oferta recentemente com o sedã King e o SUV médio Song Pro.
Entre sedãs e SUVs, a briga na loja é mais forte na segunda categoria. Aqui estão BYD Song Pro e Toyota Corolla Cross, ambos em suas versões híbridas mais caras e em estratégias diferentes: um é mais completo e não depende de fonte externa; o outro é mais barato e pode rodar apenas com energia elétrica. Qual o melhor para você?
O BYD Song Pro é 24,5 cm mais comprido que o Toyota Corolla Cross. É visível que é um carro maior em todas as medidas, mas o comprimento é a maior diferença entre eles. No entre-eixos, os 7,2 cm extras do BYD são mais tímidos, mas ainda assim se leva mais carro por metro quadrado que no caso do Toyota.
Se o Corolla Cross tivesse nascido do sedã, não do hatch, teria 2.700 mm de entre-eixos, o que diminuiria bem essa desvantagem na comparação. Principalmente no banco traseiro, o Song Pro tem uma boa vantagem na hora de acomodar os ocupantes tanto em espaço para pernas quanto para ombros e cabeça. Os bancos também são mais confortáveis em revestimento e densidade de espumas, algo que faz a diferença em uma viagem longa.
No porta-malas, são 520 contra 440 litros - é aqui que a diferença no comprimento faz uma diferença positiva pro BYD. Ambos têm a abertura elétrica da tampa traseira, o que entra também na usabilidade, só que o Song Pro não tem estepe, apenas kit de reparo, o que levará muita gente a optar por um conjunto no porta-malas comprado por fora.
O BYD Song Pro é melhor neste quesito que o Corolla Cross com uma certa folga. Maior espaço interno e porta-malas são pontos importantes para um comprador dessa categoria, que em boa parte, faz um uso familiar e busca justamente isso no dia a dia. Se o Corolla Cross fosse baseado no sedã, mais uma vez, faria uma boa diferença.
Vantagem: BYD Song Pro
Depois que chegaram os SUVs chineses, a Toyota até melhorou um pouco o acabamento do Corolla Cross em sua reestilização. Ao mesmo tempo, o Song Pro não trouxe o mesmo padrão do Song Plus, apesar de ainda ter bons materiais e montagem, ainda com uma certa vantagem comparado ao Toyota.
Apesar das portas em soft touch, o Corolla Cross não trouxe o painel do Corolla sedã e usa material rígido. Tudo tem boa aparência, mas colocado ao lado do seu oponente chinês, não é tão refinado. Ao mesmo tempo, o BYD tem boa montagem e escolha de materiais, apesar das cores que podem dividir opiniões - a marca falha ao não oferecer uma opção escura pelo menos como opcional.
Como um bom japonês, a usabilidade do Corolla Cross é mais tradicional, como os comandos de ar-condicionado em botões físicos e sem muitos segredos para operar sistemas como piloto automático adaptativo. O Song Pro reúne diversos botões no console central, mas a temperatura da climatização está na tela, ainda um ponto que cria uma certa briga com os mais tradicionais, apesar da evolução de poder fazer isso com um toque de dedos na tela.
Aqui estamos diante da sobriedade japonesa e do conjunto mais chamativo dos novos chineses. O Corolla Cross tem o cuidado de montagem que os chineses também já chegaram, mas os materiais são mais simples neste comparativo. Por outro lado, o Song Pro foge do tradicional e pode assustar quem não está acostumado com algumas cores e misturas. De qualquer forma, justa a vantagem do BYD.
Vantagem: BYD Song Pro
Mais uma vez, lembramos você que separamos os itens de segurança dos demais. Considerando os outros equipamentos e a conectividade, o Corolla Cross XRX Hybrid é mais equipado, mas também é mais caro que o Song Pro. Ambos têm itens como faróis e lanternas em LEDs, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, freio de estacionamento eletrônico com autohold, por exemplo.
A lista de ambos é interessante, mas o Corolla Cross tem teto-solar, retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva, enquanto o Song Pro dá o troco com a possibilidade de usar NFC para abertura de portas e partida. Em comum, ambos trazem um carregador de smartphones por indução e banco do motorista com ajustes elétricos. O painel de instrumentos do Corolla Cross tem 12,3", contra as 8,8" do BYD, além de uma resolução melhor e mais opções de customização.
Em conectividade, o Song Pro tem a tela de 12,8", conta as 9" do Corolla Cross, sendo que ambos têm o espelhamento sem fios para Apple CarPlay e Android Auto. No BYD, há GPS integrado e uma melhor velocidade de operação, enquanto o da Toyota é mais simples e, apesar de dar informações do carro, tem um layout um pouco genérico. Empate.
Vantagem: empate
É aqui que a BYD entrega um bom motivo de compra para o vendedor da Toyota convencer um comprador em dúvida. O Song Pro não trouxe o pacote de assistentes que conhecemos no Song Plus, enquanto o Corolla Cross vem com um pacote bem completo, composto por piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, farol-alto automático e alerta de ponto-cego.
O BYD se resume a um piloto automático tradicional e os obrigatórios controles de tração e estabilidade. Até mesmo no número de airbags o Corolla Cross tem 7 bolsas, contra as 6 do chinês. Parece besteira, mas é uma faixa de preço onde a segurança e os assistentes se tornam praticamente obrigatórios para poder entrar na briga de forma justa.
Curiosamente, o BYD Song Pro tem os itens em outros mercados. A marca chinesa optou por não trazer por alguma pressa na homologação ou para entrar com preço competitivo na briga, mas tem que se apoiar no fato de ser plug-in, não em ser o mais completo da categoria. O Corolla Cross leva, e com facilidade.
Vantagem: Toyota Corolla Cross
Primeiro ponto que já vai indicar qual caminho você vai seguir: poderá ter um carregador em sua casa ou trabalho? O BYD Song Pro é um híbrido plug-in, PHEV, que realmente só consegue ser aproveitado tanto em potência quanto eficiência se puder ser recarregado. Caso contrário, não será nenhuma vantagem na comparação com o Corolla Cross Hybrid, um HEV, ou híbrido pleno.
Isso pois, quando combinado, o Song Pro tem 235 cv, mas boa parte da força vem do motor elétrico de 197 cv, ficando ao 1.5 aspirado de 98 cv o papel de gerador ou, no máximo, um auxilio. Só que sem a bateria carregada, você terá algo parecido com os 122 cv do Corolla Cross e seu 1.8 aspirado com motor elétrico, um conjunto já bem conhecido em nosso mercado e que já pede mais potência.
O grande diferencial do BYD é a capacidade de rodar em modo elétrico a qualquer momento, não apenas em baixas velocidades como o Toyota. Em nosso teste, foram 102 km antes do motor a combustão ser obrigado a interferir e cortar o modo EV de condução. O Corolla Cross consegue fazer isso por pouco tempo e apenas velocidades baixas, principalmente pela bateria de apenas 1,3 kW, contra os 18,3 kWh do Song Pro.
No uso diário, o Corolla Cross Hybrid é suficiente pela entrega imediata do motor elétrico, mas o 1.8 aspirado invade bem a cabine com ruído e vibração se precisar de maior força. O 1.5 da BYD é mais suave em seu funcionamento e isolamento do restante do carro, além de aparecer menos mesmo com modo híbrido selecionado. Enquanto o Toyota registrou 18,1 km/litro com gasolina, o BYD chegou aos 50 km/litro, mais uma vez, entrando em ação algumas vezes enquanto a bateria tinha carga, mostrando a necessidade da fonte externa.
O SUV chinês prioriza o modo elétrico, acionando o 1.5 em poucas situações. É um conjunto mais moderno que o da Toyota, mas não é flex, o que pode ser um problema para alguns compradores. E com 235 cv combinados, é consideravelmente mais rápido que o Corolla Cross em todos os números de aceleração e retomadas - o 0 a 100 km/h, por exemplo, é de 8 segundos, contra os 12,9 segundos registrados pelo seu oponente.
Isso virá ao mundo real numa condição de rodovia carregado, por exemplo, onde o Corolla Cross sofre mais e, inclusive, consome mais que na cidade justamente pela necessidade do 1.8 aspirado trabalhar mais para tentar suprir essa falta de força, já que seus 122 cv combinados ainda não conseguem operar um milagre para os 1.450 kg do SUV, além do extra colocado.
Mas carro vai além de motor e câmbio. A Toyota ainda tem o melhor acerto de suspensão que, mesmo com o eixo de torção na traseira, é mais equilibrado que o Song Pro. Enquanto o SUV chinês reclama em algumas condições de piso, o Toyota usa componentes mais preparados para nosso tipo de asfalto (ou ausência de) e passa uma impressão de maior durabilidade e menos ruídos quando passamos em lombadas e valetas mais rápido.
O Song Pro tem um foco grande em conforto e, com isso, até a direção elétrica tem um ajuste mais leve, menos comunicativa e virtual, principalmente em velocidades mais altas. É mais confortável que o Corolla Cross, mas o refinamento do SUV japonês ainda agrada quem valoriza uma boa condução e uma impressão de maior solidez de construção.
No fim das contas, o Corolla Cross se destacaria se fosse mais potente. Como carro para dirigir, agrada mais pela experiência das marcas japoneses nesse tipo de calibração, principalmente em suspensão e direção. Só que o BYD Song Pro é um bom carro, com muito conforto, e que entrega mais força e desempenho, que acaba dependendo justamente, como dito no começo, de carga nas baterias. Cada um na sua, um empate.
Vantagem: empate
Considerando as duas versões topo dos SUVs, temos uma diferença de R$ 11.190, pouco mais de 5% do valor do Toyota. O BYD Song Pro é mais barato, mas, como já dito, não tem itens de segurança ativa e teto-solar, o que acaba praticamente neutralizando essa diferença pelas ausência sentidas. O que o Song Pro tem a mais é o conjunto PHEV mais potente, dependente da fonte externa.
Na hora da garantia, o BYD tem 6 anos para o carro e 8 anos para o conjunto elétrico, enquanto o Corolla Cross também vem com os 8 anos para os componentes híbridos, mas 5 anos para o carro. Considerando a diferença pequena de preço pelo pacote oferecido a mais do Corolla Cross, mas uma garantia maior do BYD, mais um empate.
Vantagem: Empate
Com um projeto mais novo, não é surpresa a vitória do BYD Song Pro. Só que a Toyota mexeu no seu SUV médio a ponto de melhorar o quão ele é competitivo e, para ajudar, a própria BYD trouxe o Song Pro devendo equipamentos de segurança, uma falha que vamos seguir batendo na tecla principalmente nesta faixa de preço.
Para o comprador, mais uma vez, importante entender sobre a necessidade de recarga externa do BYD para realmente poder aproveitá-lo melhor, não apenas levar mais peso do conjunto plug-in. E há também a questão da confiança e desconfiança para cada comprador em cada uma dar marcas ao bater com a tradicionalidade das japonesas e a nova proposta das chinesas. Qual você levaria?
Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
BYD Song Pro PHEV | Toyota Corolla Cross HEV | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.498 cm3, comando duplo com variador na admissão, gasolina + 1 elétrico | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.798 cm3, duplo comando com variador na admissão, flex + 2 motores elétricos |
POTÊNCIA/TORQUE | Combustão: 98 cv a 6.000 rpm e 12,4 kgfm a 4.500 rpm; elétrico: 197 cv e 30,6 kgfm; Combinada: 235 cv | Combustão: 98/101 cv a 5.200 rpm/ 14,5 kgfm a 3.600 rpm; elétricos: 72 cv e 16,6 kgfm; combinados: 122 cv |
TRANSMISSÃO |
automática transeixo; tração dianteira
|
automática transeixo; tração dianteira
|
SUSPENSÃO E RODAS |
McPherson na dianteira; multilink na traseira; rodas de 18" com pneus 225/60
|
McPherson dianteira e eixo de torção na traseira; rodas de 18" com pneus 225/50 R18
|
BATERIA E RECARGA | 18,3 kWh; AC: 6,6 kW | 1,3 kWh |
PESO | 1.700 kg em ordem de marcha |
1.450 kg em ordem de marcha
|
DIMENSÕES | comprimento 4.705 mm, largura 1.860 mm, altura 1.710 mm, entre-eixos 2.712 mm; | comprimento 4.460 mm, largura 1.825 mm, altura 1.620 mm, entre-eixos 2.640 mm |
CAPACIDADES | tanque 52 litros; porta-malas 520 litros | tanque 36 litros; porta-malas 440 litros |
PREÇO | R$ 199.800 | R$ 210.990 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (gasolina) | ||
---|---|---|
BYD Song Pro | Toyota Corolla Cross HEV | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 3,9 s | 5,5 s |
0 a 80 km/h | 5,8 s | 8,8 s |
0 a 100 km/h | 8,0 s | 12,9 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 5,8 s | 10,1 s |
80 a 120 km/h em S | 5,2 s | 9,9 s |
Consumo | ||
Autonomia EV | 102 km | n/a |
Ciclo cidade | 50,0 km/l | 18,1 km/l |
Ciclo estrada | 28,5 km/l | 17,7 km/l |
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