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Teste Mercedes-AMG GLE 63S Coupé: a magia do V8 biturbo!

Com mais de 600 cv, mistura luxo e desempenho por R$ 1,3 milhão!

Mercedes-AMG GLE Coupé 63S
Foto de: Motor1.com

Há décadas que as montadoras alemãs são referência ao reunir esportividade com luxo. Quando chegou a era dos SUVs, não foi diferente e todas tem alguma opção neste segmento com essas características. No caso da Mercedes-AMG, desde o GLA até Classe G podem ser assinados pela divisão esportiva. Se você não curte o visual "quadradão" do G-Class, o GLE é o máximo que você pode ter.

No Brasil, a marca optou por separar as versões do AMG GLE pelas carrocerias: o mais manso ficou no SUV, enquanto a configuração mais nervosa ficou na coupé, com nome completo de Mercedes-AMG GLE 63 S 4Matic+, o monstro com o V8 4.0 biturbo de 612 cv e 86,7 kgfm que mistura força com luxo digno de um...Mercedes-Benz GLE Coupé. E quase esqueci: a etiqueta de R$ 1,3 milhão.

Não dá pra dizer que é discreto

As linhas GLC e GLE tem um DNA de design bem interessante. No caso do GLE Coupé, é imponente por ser grande, com quase 4,95 m de comprimento, com o charme das linhas arredondadas nas laterais e traseira, sem a necessidade dos cortes e ângulos para a sensação de robustez. Com o kit esportivo, a grade dianteira é grande e os parachoques recebem entradas e saídas de ar com efeitos aerodinâmicos. Quatro saídas de escapem denunciam que há algo a mais sob o capô. 

As rodas de 22" tem talas diferentes entre os eixos, com incríveis pneus 325/35 no traseiro, e nem parecem tão grandes no GLE Coupé. Neste caso, temos a cor Vermelho Hyacinth (R$ 14.500) que dá mais destaque ao SUV esportivo e combinou com todo o pacote. No fim das contas, a assinatura AMG não chama tanta atenção além do que um GLE Coupé "normal" faria nas ruas, a não ser pelo belo ronco. 

Mercedes-AMG GLE Coupé 63S
Foto de: Motor1.com

Por dentro, um acabamento que mistura materiais como o couro e alumínio com o toque de esportivos da fibra de carbono. As duas telas integradas não fogem do que tanto vemos nos modelos atuais, mas a reestilização trouxe o novo volante de três raios com botões sensíveis ao toque e dois seletores que configuram modos de condução e outros parâmetros do carro, como sistema de escape, suspensão adaptativa, motor e transmissão. 

Luxuoso e rápido!

Você poderia optar por um Mercedes-Benz GLE Coupé 450d, que custa R$ 844.900 e tem boa parte deste luxo com um motor 6-cilindros em linha, 3.0 turbo, com 367 cv e 76,5 kgfm de torque. Mas se você escolheu o GLE assinado pela AMG e optou pelos R$ 1,3 milhão, lógico que ele vai oferecer o que um esportivo AMG tem. 

Mercedes-AMG GLE Coupé 63S
Foto de: Motor1.com

Primeiro, o coração de tudo. Como manda a tradição da AMG, o V8 4.0 biturbo é assinado pelo engenheiro que o construiu a mão. Os dois turbos de duplo fluxo estão entre os cabeçotes para respostas mais rápidas, sendo que cada bancada tem comandos variáveis no escape e admissão, além de injeção direta e indireta para alimentar os 612 cv e 86,7 kgfm. O M177 tem um sistema híbrido-leve de 48 volts, com um motor/gerador de 22 cv e 25,5 kgfm para auxiliar em algumas situações. 

Muita eletrônica ajuda na relação luxo-esportividade do GLE 63S. Esse motor está instalado em coxins adaptativos, que vão de peças que filtram as vibrações a um conjunto rígido para não desperdiçar nada que o V8 biturbo joga no chão, com respostas mais rápidas. O próprio câmbio automático de 9 marchas varia de "não estou aqui, apenas fazendo meu serviço quieto" a "toma pancada nessa troca, amigão!", tudo selecionável pela tela e volante. 

Mercedes-AMG GLE Coupé 63S
Foto de: Motor1.com

Apesar dos mais de 600 cv, é um SUV dócil e confortável no dia a dia. A suspensão é a ar, com amortecedores adaptativos e um sistemas anti-rolagem ativo, ligado ao sistemas 48 volts, então temos praticamente o mesmo conforto de um GLE normal e, se deixar o sistema de escape no modo mais silencioso, o lado AMG é imperceptível. Inclusive, o V8 biturbo tem desativação de cilindros no modo Conforto, atuando de 1.000 a 3.500 rpm e em baixa carga de acelerador com quatro dos oito cilindros. Assim chegamos aos 6,4 km/litro na cidade e 9,5 km/litro na estrada, números bons para este porte e potência. 

O amplo espaço interno, ar-condicionado de quatro zonas, diversos sistemas de assistência e condução autônoma e até um sistema de som de alta qualidade da Burmester. Tudo isso é um pacote digno de um SUV de luxo e moderno que não te impedirá de nada no uso comum, ainda mais com seu preço e a sua importância, como já falamos em como os alemães aprenderam. Mas quem disse que ele não pode andar bem rápido, como um esportivo de verdade?

Mercedes-AMG GLE Coupé 63S
Foto de: Motor1.com

O clássico V8 biturbo da AMG...

Muita gente está criticando a Mercedes-AMG por ter tirando o seu clássico V8 biturbo dos menores carros, com o C 63, que virou híbrido. Para a alegria do mundo, o GLE segue com este motor, auxiliado pelo sistema híbrido-leve. E o 63S não é apenas um SUV grande com motorzão, mas digno de fazer bonito nas pistas, se assim desejar em momentos de...lazer. 

Os modos mais esportivos de condução tem até níveis - Basic, Avanced, Pro e Master. Um modo RACE joga o máximo de tudo o que for configurável para o desempenho, inclusive o sistema de tração integral com bloqueio central e do diferencial traseiro. Suspensão fica mais baixa e firme, direção variável mais direta e um acelerador mais responsivo para acordar os 612 cv.

Mercedes-AMG GLE Coupé 63S
Foto de: Motor1.com

Ele não tem controle de largada, mas vai aos 100 km/h em 4,1 segundos, segundo nosso teste. Empurra os ocupantes contra os bancos, faz as trocas rápidas e ganha velocidade com um V8 elástico, que não perde fôlego tão cedo - o pico de potência vai a 6.500 rpm. Lembrando que estamos com um carro de 2.505 kg!

O que mais surpreende é como esse SUV contorna curvas, principalmente rápidas. O sistema de tração tem uma boa parte nisso, distribuindo o torque que, em alguns momentos, vai boa parte para o eixo traseiro, blocado, dando aquela sensação maravilhosa de ver uma traseira viva, apontando a dianteira onde precisa na curva com um fácil controle tanto de direção quanto pelo próprio acelerador. Sim, dá pra andar de lado!

Mercedes-AMG GLE Coupé 63S
Foto de: Motor1.com

Nos freios, pinças de 6 pistões que não cansam mesmo quando desafiadas ao máximo. O que cresce em velocidade, também para, e toda aquela calma de modos mais normais se transformam em um SUV digno de assinatura AMG, com um ronco maravilhoso, rápido e com uma dirigibilidade afinada para virar rápido seja nas estradas (com moderação) ou nas pistas.

Com esta potência e preço, a concorrência é pesada: BMW X6 M Competition (625 cv a R$ 1.298.950), Audi RSQ8 (600 cv a R$ 1.269.990) e Porsche Cayenne Turbo GT (659 cv a R$ 1.410.000), todos da mesma escola alemã que mistura esportividade e uso diário. Qual seria a sua escolha? Difícil...

Mercedes-AMG GLE 63S Coupé

Motor dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 32 válvulas, 3.982 cm3, duplo comando em cada bancada com variador na admissão e escape, injeção direta e indireta, biturbo, gasolina
Potência e torque 612 cv de 5.750 a 6.500 rpm; 86,7 kgfm de 2.500 rpm a 4.500 rpm
Transmissão automática de 9 marchas; tração integral automática
Suspensão duplo A na dianteira; multilink na traseira; rodas de 22" com pneus 285/40 (D) e 325/35 (T)
Comprimento e entre-eixos 4.954 mm; 2.935 mm
Largura 1.999 mm
Altura 1.720 mm
Peso 2.505 kg em ordem de marcha
Capacidades porta-malas: 655 litros; tanque: 85 litros
Preço de entrada R$ 1.299.900
Aceleração 0 a 60 km/h: 2,1 s; 0 a 80 km/h: 3,0 s; 0 a 100 km/h: 4,1 s
Retomada 40 a 100 km/h (em S): 2,3 s; 80 a 120 km/h (em S): 3,1 s
Consumo de combustível cidade: 6,4 km/l; estrada: 9,5 km/l (gasolina)
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