page ad skin

Nova Ram Rampage é a evolução que a Fiat Toro queria ter

Com porte de Ford Maverick, picape pode roubar clientes das médias com uso mais urbano

Rampage Rebel 2024 vermelha

De uma marca discreta e quase sem vendas, a Ram mudou bastante seu posicionamento no Brasil desde 2019. Caiu no gosto com os modelos importados (e imensos) como 1500 Rebel e 3500, e cresceu o suficiente para, até maio deste ano, ser a 16ª mais vendida no geral. Como ela mesma se enquadra como uma marca premium, só está atrás da líder BMW, com um portfólio maior e modelos nacionais, além de uma rede mais consolidada.

O mercado brasileiro é importante para a estratégia global da Ram. De tão importante, recebeu carta branca para projetar um modelo menor, o primeiro fora dos Estados Unidos, e será o responsável por fazer a marca crescer em todos os sentidos. Esta é a Ram Rampage, uma picape que está de olho em clientes de diversas picapes, menores e maiores, e um agrado aos fãs da marca que não poderiam comprar, até então, um dos outros modelos.

Ram Rampage R/T 2024

Projeto local para um gosto local

Segundo executivos da Ram, a proposta inicial sempre foi projetar e produzir uma picape Ram menor, para uso em grandes centros, um impedimento de seus atuais modelos. Ao mesmo tempo, não abriram mão do que as atuais já fazem, como o agronegócio e centros importantes nesse segmento. Chamam de "uma verdadeira Ram do tamanho certo". 

Para isso, a plataforma escolhida foi a Small Wide. A Rampage é o maior modelo dessa base e recebeu 60% de novos componentes só na plataforma, além da carroceria. São usados 86% de aços de alta e ultra resistência na Rampage e sim, dá para perceber algumas coisas dos Jeep e da Fiat Toro, como as folhas de portas dianteiras, para-brisa e componentes do interior. 

Ram Rampage Rebel 2024
Ram Rampage Laramie 2024
Ram Rampage Rebel 2024
Ram Rampage Rebel 2024
Ram Rampage Rebel 2024

Em dimensões, a Ram Rampage tem 5.028 mm de comprimento, ou 83 mm a mais que a Fiat Toro. A sua largura está mais próxima do Jeep Commander, que era o maior modelo dessa base. Curiosamente, o entre-eixos é apenas 4 mm maior que a Toro, mas que a engenharia explica que está no ajuste de suspensão, não no aumento da carroceria. Veja a tabela abaixo com algumas comparações.

  RAM RAMPAGE FIAT TORO JEEP COMMANDER FORD MAVERICK TOYOTA HILUX
COMPRIMENTO 5.028 mm 4.945 mm 4.769 mm 5.073 mm 5.325 mm
LARGURA 1.886 mm 1.845 mm 1.859 mm 1.844 mm 1.855 mm
ALTURA 1.780 mm 1.673 mm 1.682 mm 1.733 mm 1.815 mm
ENTRE-EIXOS 2.994 mm 2.990 mm 2.794 mm 3.076 mm 3.085 mm

Percebeu que a Rampage é bem menor que a Toyota Hilux? Sim, ela está mais para a Ford Maverick que para as médias tradicionais. A própria Ram a categoriza como "C+", algo que foi desvendado conforme a picape perdeu camuflagem durante os 1.200.000 km rodados pelos protótipos. No exterior, fala-se sobre uma Ram maior que a Rampage para concorrer com Ford Ranger, por exemplo, e que pode se chamar Dakota.

Meio Toro, meio Jeep, em embalagem especial

O fato das primeiras mulas da Rampage terem sido algumas Fiat Toro com alterações em suspensão, bitolas e rodas já nos dava um cenário do que poderia acontecer. Por outro lado, a equipe de design tinha o desafio de criar uma "baby-Ram" sem perder personalidade. Como já vimos nos Fiat Pulse e Fastback, uma frase bonita foi a chave: Size Impression. 

A dianteira tem faróis finos e até lembram as peças da 1500 Limited, toda em LEDs. A grade dianteira é grande e tem estilos diferentes para cada uma das versões (Rebel, Laramie e R/T). Um capô alto com dois vincos bem destacados colaboram nessa impressão da Rampage ser maior do que realmente é. Os para-lamas largos na dianteira e na traseira ampliam a largura, apesar da linha de cintura das portas remeterem aos outros produtos dessa plataforma, como o Commander. As maçanetas são compartilhadas, mas os retrovisores tem um visual mais quadrado que nos primos. 

Ram Rampage R/T 2024

A traseira é alta. As lanternas em LEDs, como os faróis, lembram as peças das Ram maiores e recebem uma bandeira norte-americana como detalhe - algo que pode se justificar pela origem da marca, mas foi projetado no Brasil e produzido em Pernambuco. A abertura da tampa é bem suave e pode ser feita pela chave, com estilo tradicional, e guarda um logo da Ram bem destacado e um parachoque que pode ser cromado como...as irmãs maiores. As rodas vão de 17" a 19". 

Já que estamos falando de caçamba, a Rampage tem volume de 980 litros, ou 43 litros a mais que a Toro. Nas versões com o motor 2.0 turbodiesel, a capacidade máxima é de 1.015 kg, enquanto nas 2.0 turbo a gasolina, 750 kg. Veja na tabela abaixo a comparação com a Fiat Toro.

  RAM RAMPAGE FIAT TORO
Comprimento 1.450 mm (2.100 mm com tampa aberta) 1.334 mm
Largura 1.055 mm 1.364 mm
Altura 595 mm 590 mm
Volume 980 litros 937 litros
Capacidade em peso 1.015 kg (TD)/ 750 kg (gas.) 1.010 kg (TD)/ 670 kg (flex)

Se comparamos a Rampage até o momento com a Fiat Toro, por dentro está mais para um Jeep com evoluções. A parte superior do painel, painel de instrumentos de 10,3" e os acabamentos das portas dianteiras, além de outros elementos menores, são do Commander. Mas o dashboard recebe uma parte central a inferior diferente, como se fossem níveis, e materiais diferentes em cada versão. A central multimídia tem 12,3" e fica em posição horizontal, acompanhada pelos botões de climatização logo abaixo. A régua com botões de tração são da Toro, inegável. 

Ram Rampage Laramie 2024
Ram Rampage Laramie 2024
Ram Rampage Laramie 2024

O console central é a peça mais diferente da Rampage. Há o porta-objetos que pode ser removido e abrir um "calabouço", como no Fastback, mas a grande estrela é o seletor de marchas rotativo, acompanhado do freio de estacionamento automático com autohold. Nas proximidades, um carregador por indução ventilado, além de 6 portas USB espalhadas pelo carro. 

Mesma picape para clientes diferentes

A Ram Rampage tem três versões: Rebel, Laramie e R/T. Cada uma tem pacote visual, acabamentos diferenciados e algumas mudanças mecânicas para tipos de compradores diferentes. Em comum, um pacote de equipamentos bem completo, com 7 airbags, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, alerta de colisão com frenagem automático, monitor de ponto-cego e sistema de tração integral automática com reduzida (1ª marcha) e câmbio automático de 9 marchas - para ver a lista de equipamentos e preços completa, clique aqui.

Ram Rampage Rebel 2024

Vamos por partes então. A Rampage Rebel é a versão que fará o papel de entrada da linha, com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,7 kgfm de torque, o mesmo do Jeep Commander, e o novo 2.0 turbo a gasolina, o Hurricane 4, com injeção direta e turbo de duplo fluxo, que produz 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Com proposta mais fora-de-estrada, é identificada pela grade dianteira mais aberta, rodas de 17" com pneus de uso misto, parachoques pretos, molduras laterais em preto e logos escurecidos. Por dentro, bancos em couro preto e acabamento escurecido.

Ram Rampage Laramie 2024

A Rampage Laramie tem a mesma oferta de motores da Rebel. Se diferencia pela grade em filetes, diversos cromados pela carroceria, rodas de 18" diamantadas e o interior em couro marrom nos bancos e no painel. É para um cliente que gosta do estilo que as Ram maiores tanto ostentam, algo mais luxuoso e até urbano pelas rodas maiores. É a intermediária da linha. 

Ram Rampage R/T 2024

A R/T está sendo tratada pela Ram como a estrela da Rampage. É a esportiva da linha, exclusivamente com o motor 2.0 turbo a gasolina. Tem rodas de 19", apliques laterais na cor do carro, teto em preto, faixas no capô e detalhes vermelhos. Como todas as Rampage 2.0T Hurricana, tem dupla saída de escape, mas com um ronco mais encorpado aqui, além da suspensão mais firme e 10 mm mais baixa. O interior é em suede e couro com costuras vermelhas. Todas podem receber o Pack Elite, com som Harman Kardon, banco do passageiro elétrico e luzes ambiente.

Na teoria e na prática

O primeiro contato com a Ram Rampage foi com suas três versões, mas ao volante foi apenas com a R/T e Rebel com o novo 2.0 turbo de 272 cv. Este motor, importado da Itália e já conhecido no Wrangler, é o principal diferencial da Rampage para uma fatia do mercado. Com a Rampage R/T, uma volta na pista de Curvelo (MG) mostrou um pouco de como ela pode se comportar com seu ajuste específico de suspensão, direção e transmissão. 

Inegável que os 272 cv da picape empurram com força desde as baixas rotações. O ronco do escape é um diferencial para a assinatura R/T, importante desde a era Dodge. Com o modo R/T ativo, a transmissão faz trocas mais atrasadas e reduz a qualquer toque no acelerador. A suspensão mais firme não impede e não esconde que ainda é uma picape, com leve tendência a sair de frente, mas dá o troco da tração integral para empurrar de volta ao lugar. A Ram fala em um 0 a 100 km/h de 6,9 segundos e velocidade máxima de 220 km/h, números de respeito para este porte. Vamos ver em nosso teste completo em breve.

Já a Rebel 2.0T foi para o fora-de-estrada. Na pista de homologação da Stellantis, a picape se comportou da mesma forma que já sabemos dos modelos dessa base. Com uma base rígida, a suspensão independente (McPherson na dianteira e Multilink na traseira) trabalha com tranquilidade e, mesmo carregada com 500 kg, o motor tem força para passar os piores pisos. Por mais que a marca diga que sim, sabemos que boa parte dos compradores não a usarão assim. Mas ao menos aguenta. Em números: 25,7º de ataque, 27,5º de saída, 265 mm de altura do solo e 23,6º de transposição.

A Laramie estava apenas estática. Serviu para ver o bom acabamento da Rampage, mas o espaço interno similar ao da Toro, principalmente no banco traseiro. A baby-Ram tem boa construção, algo que já sabemos dos modelos da plataforma Small Wide nascidos em Pernambuco. 

A Ram Rampage está pronta para ajudar a Ram a crescer - até seu lançamento comercial, chegará a 100 concessionárias para isso. É uma evolução da Fiat Toro, inegável, como um bom produto e com a estratégia que pegará um cliente sedento por uma picape. Com preços e equipamentos de SUV, pode ser o principal lançamento do ano.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários