Teste: Fiat Fastback Impetus vale os R$ 12.500 a menos com o 1.0 turbo?
Com pacote semelhante ao topo com motor 1.3 turbo, economia na hora de compra se resume a potência menor
O Fiat Fastback foi um dos principais lançamentos de 2022. A própria marca confirma que a maior busca entre as versões ficou com a topo de linha, a Limited Edition by Abarth, única com o motor 1.3 turbo e câmbio automático de 6 marchas. E se você pudesse economizar R$ 12.500 ao trocar apenas o motor maior pelo 1.0 turbo, com até 130 cv, e câmbio CVT?
Este é o Fiat Fastback Impetus T200, versão mais completa com o motor 1.0 turbo. Oferece o mesmo pacote de equipamentos da Limited Edition e, recentemente, a elegemos como a versão que mais vale a pena dentro do catálogo do SUV-cupê. Será mesmo, agora que o levamos para a pista de testes e convivemos com ele?
Intermediário, mas com todos os equipamentos da topo
Um dos grandes argumentos para elencar o Fiat Fastback Impetus T200 2023 como a melhor configuração do carro, mesmo sem vê-lo ao vivo, era exatamente a sua lista de equipamentos de série. A diferença da versão intermediária para a completa fica por conta do trem de força apenas.
Na Impetus, o SUV da Fiat traz o 1.0 turbo flex com até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol, enquanto o câmbio é automático CVT com simulação de 7 marchas. Já a Limited Edition by Abarth tem o 1.3 turbo flex com até 185 cv e 27,5 kgfm com o mesmo combustível, sendo ligado à uma transmissão automática convencional de 6 marchas, mesmo conjunto de Jeep Renegade e Fiat Toro, por exemplo. Uma diferença de 55 cv e 7,1 kgfm.
De resto, trazem exatamente as mesmas coisas. A versão de entrada Audace já tem faróis de LEDs, freio de estacionamento elétrico com autohold, ar-condicionado automático, rodas de 17", sistema multimídia com tela de 8,4" e espelhamento sem fios, piloto automático, carregador de smartphone sem fio, sensor de estacionamento traseiro, frenagem automática de emergência, alerta de saída involuntária de faixa, farol-alto automático, chave presencial, coluna de direção com regulagem de altura, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, aletas para trocas de marchas, 4 airbags e controles de tração e estabilidade.
A Impetus acrescenta aquilo que estava faltando para um carro de R$ 140 mil: central multimídia de 10,1", painel de instrumentos digital com tela de 7", rodas de 18", volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bancos em couro com acabamento escurecido em colunas e teto e sensor de estacionamento dianteiro. A Limited Edition acrescenta apenas mais alguns detalhes de carroceria, e só. Não fosse por motor e câmbio, seria quase impossível justificar os R$ 12.500 a mais de diferença de preço entre a Impetus (R$ 142.490) e a Limited Edition by Abarth (R$ 154.990).
Em busca de 55 pocotós
Já conseguimos chegar à conclusão de que a lista de equipamentos do Fastback Impetus é idêntica à versão mais completa do carro. Mas de uma configuração para a outra há uma diferença de nada menos que 55 cv. Mas será que no dia-a-dia é algo que realmente fará falta?
Vamos primeiro aos números. Em nossos testes, a aceleração de 0 a 100 km/h do Fastback Impetus T200 é feita em 9,3 segundos, ou 1,3 s a mais que no Limited Edition By Abarth T270. A maior diferença vem na retomada, com o 80 a 120 km/h acontecendo em 7,5 s no primeiro e em 5,4 s no segundo. Ou seja: a diferença é perceptível nos números e em aceleração total, mas será sentida no uso diário?
No dia a dia, confesso que preferi o acerto do motor 1.0 com o CVT do que o do 1.3 com o automático convencional. Como as relações do CVT estão variando constantemente, o carro está sempre pronto para responder e não há trocas perceptíveis. Sem start-stop, também não há incômodos no anda e para do trânsito. A diferença mesmo vai aparecer apenas quando você exige tudo o que dá do motor, situação em que o 1.3 "sobra" e o 1.0 é dentro do esperado e mais cômodo no uso diário, uma vez que o motor maior instiga mais a correr.
O consumo ficou em 8,6 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada, isso quando abastecido com etanol e sem o start-stop. Com o 1.3 e o mesmo combustível, o Fastback faz 8,3 km/l e 12,6 km/l respectivamente, uma vantagem pequena para um motor com 1 cilindro a menos, literalmente. Parece uma vantagem clara para o propulsor maior, mas os números do 1.0 continuam sendo muito bons, ainda mais considerando o peso do carro, que é de 1.262 kg em ordem de marcha.
Dentro da cabine, porém, não há diferença entre as duas versões, com o mesmo acabamento e espaço interno, o que significa duas coisas: a primeira é que, ao menos que você realmente faça questão do desempenho extra, a versão Impetus T200 tem tudo o que você precisa. A segunda e mais importante é que felizmente eu não paguei a língua e o Fastback intermediário é mesmo a melhor escolha da linha.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fiat Fastback T200
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Nova geração Fiat Fastback será baseada no Panda europeu; veja projeção
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil