No final de setembro, a Honda apresentou a nova geração da PCX, já como linha 2023. Conforme comprovamos em nossas primeiras impressões, a moto havia se igualado à rival Yamaha NMax em termos de desempenho e equipamentos. O pé de igualdade entre as duas, porém, não durou dois meses.
Agora no início de novembro, a Yamaha anunciou a linha 2023 da NMax 160 ABS, que recebeu o sobrenome Connect. Parece uma resposta direta, mas como qualquer pessoa da indústria pode confirmar, as alterações numa moto levam bem mais que dois meses para ficarem prontas. A nova NMax voltou à responder à PCX, mas não podemos dizer que uma coisa tem relação direta com a outra. Para ver como ficou a Yamaha NMax Connect 2023, o Motor1.com já teve um breve primeiro contato com a moto, que tem preços partindo de R$ 19.690.
As alterações anunciadas para a versão Connect 2023 da Yamaha NMax não alteraram os atributos essenciais da moto, como os de mecânica, freios ABS e demais itens de série da moto, que é a scooter mais vendida da marca por aqui. Ela traz de série partida elétrica, rodas de liga leve de 13 polegadas, cavalete central, painel de instrumentos digital, freios a disco na dianteira e na traseira (230mm), ABS, start/stop, trip A e B, relógio, marcador de combustível, marcador de consumo, tomada 12V ao lado do painel, iluminação por LEDs e chave presencial.
A Yamaha está oferecendo de série agora um sistema de conectividade via Bluetooth, que permite a comunicação da moto com smartphones por meio de um aplicativo chamado Yamaha Connect. Ele consegue monitorar parâmetros como vida útil do óleo de motor, datas de revisão, localização do último ponto de estacionamento da moto e é possível até ver estatísticas como histórico de uso de acelerador e rotações do motor.
A novidade mais bem-vinda da linha 2023 da Yamaha NMax é de fato a inclusão de um controle eletrônico de tração de série. O equipamento também estreou na rival Honda PCX de nova geração, mas não é de fábrica na opção de entrada. A scooter da Yamaha também passa a usar pneus Pirelli Diablo Scooter. A marca também adotou um par de amortecedores traseiros com regulagens de pré-carga de duas posições. O ajuste pode ser feito com as mãos, sem necessidade de ferramentas.
Seu motor monocilíndrico de tem 155 cm³, comando simples variável no cabeçote e 4 válvulas. Com isso, é capaz de entregar 15,4 cv de potência e 1,40 kgfm de torque. Por outro lado, pesa 131 kg e o tanque acomoda apenas 7,1 litros. O câmbio é sempre automático CVT. Falando em opções, a nova Yamaha NMax Connected 2023 será ofertada nas cores Navy Blue, Solar Red e Matt Green (padrão), além da Matt Grey (SE) que acrescenta adesivos exclusivos.
Em um dia de sol e tempo firme, uma das grandes novidades da NMax 2023 não foi testada: o controle de tração. Mas como todo bom item de segurança, sua presença ajuda realmente em momentos de necessidade, como uma saída de curva ou uma faixa pintada com a pista molhada. Nesse caso a PCX também oferece o equipamento nas versões mais caras, mas o ABS é apenas dianteiro. ABS nas duas rodas ainda é exclusividade da NMax Connect 2023.
A rival da Honda também trouxe uma nova suspensão traseira, melhorada na comparação com a antiga. Seu acerto, no entanto, ainda não é tão confortável em buracos quanto o da NMax. O ajuste de pré-carga serve para deixar a traseira mais rígida e é muito simples de usar, prevendo uma carga maior, como ao levar garupa por exemplo. Com ela mais dura, as motos ficam equiparadas, mas o acerto normal da NMax filtra melhor as imperfeições.
A terceira novidade é o sistema de conectividade via Bluetooth. Ele exige o uso de um aplicativo da Yamaha, mas fornece informações importantes de telemetria. Toda vez que um trajeto é iniciado, é possível sabe o consumo específico, velocidade média, histórico de rotações e até onde a moto foi estacionada pela última vez. No painel, há duas luzes novas que avisam a chegada de mensagem ou de chamada.
O restante da ciclística permanece igual, com a moto se mostrando ágil nas mudanças de direção e com uma ergonomia que não cansa. O desempenho do motor contínua sendo um ponto forte, com a NMax 2023 respondendo rápido e atingido velocidades altas sem dificuldades.
Em suma, a nova Yamaha NMax 160 ABS Connect 2023 pode não ter sido um resposta direta à nova Honda PCX, mas, em uma situação em que ambas estavam equiparadas, a NMax volta a trazer algumas diferenças para tentar continuar a conquistar os clientes desse concorrido segmento de scooters pequenas.
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