Guerra, pandemia, inflação e crise. Será que essa é realmente a hora de colocar R$ 180 mil na compra de um SUV compacto 0km? Com poucos chips e preços em disparada, nunca fez tanto sentido tomar decisões mais racionais. Nesse cenário, quanto mais simples for a solução, mais seguro é o resultado.
O Peugeot 2008 mudou (pouco) para a linha 2023, mas tem diversas vantagens nesse disputado segmento. Veterano e com mais de 7 anos de mercado, pode não ter todas as tecnologias de ponta dos rivais mais novos, mas também sofre menos com a falta de chips e seu custo de desenvolvimento já está amortizado. Resultado: é o único de sua categoria que ainda tem uma versão automática abaixo de R$ 100.000.
Tivemos um breve contato com o novo Peugeot 2008 Griffe THP 2023. É a versão mais completa do SUV que, apesar de trazer motor turbo e itens como teto panorâmico, custa R$ 124.990. Aí cabem duas comparações: um Jeep Renegade Sport básico é mais caro, saindo por R$ 129.990; um Chevrolet Tracker Premier mais completo está anunciado por R$ 147.410. Então este novo 2008 chegou com um forte apelo de custo, mas será que ainda entrega o benefício?
Como já dá para ver nas fotos, as mudanças externas foram pequenas. A grade dianteira foi repaginada e tem acabamento que varia conforme a versão. A básica Allure é somente de plástico com elementos tridimensionais. As Style possuem elemento preto brilhante ao redor da peça e, no caso da Griffe testada, ainda há pontos cromados. Todas contam com novos faróis de máscara negra, luz diurna e faróis (halógenos) com projetor.
Todas as versões do Peugeot 2008 2023 já estão saindo de fábrica com teto preto contrastante, algo que ainda é cobrado à parte em alguns rivais. Na traseira, à exceção da versão Allure, as lanternas receberam lâmpadas de LEDs e há ainda um novo elemento preto na tampa do porta-malas, acima da placa. Com a nova linguagem visual da marca, o leão da Peugeot fica só na grade e traseira traz o nome por extenso. As versões THP ainda receberam um novo emblema alusivo ao motor. O carro das fotos traz a nova cor da linha 2023: Cinza Artense.
A cabine não mudou, então o 2008 2023 ainda traz o pequeno volante que faz par com o painel de instrumentos analógico elevado, a primeira geração do famoso i-Cockpit. Ele até tem uma tela digital para velocímetro e computador de bordo, mas é de LCD monocromático. No caso da versão Griffe que testamos, pela primeira vez na história o SUV da Peugeot é oferecido com bancos de tecido sintético por completo. Antes, mesclava tecido comum e sintético. Não é muito, mas a Peugeot está celebrando cada alteração.
No 2008 Griffe 2023 já são de série ar-condicionado automático de duas zonas, controle de cruzeiro, central multimídia com tela 7 polegadas, conectividade via Android Auto e Apple Car Play com fios, teto panorâmico e 6 airbags. As versões THP, como a testada, traz controle de estabilidade e o Grip Control (que atua no controle de tração). O último diferencial estético da Griffe são as rodas diamantadas e os apliques plásticos da cor cinza nos para-choques.
Sob o capô aparece novamente o motor 1.6 THP na versão Griffe, mais veterano que o próprio carro. Na configuração atual, entrega até 173 cv de potência e 24,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Com ele, a transmissão é automática de 6 velocidades.
Nas medidas, um SUV compacto que mostra o tempo de estrada que tem. São 4,16 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,74 m de largura e 1,58 m de altura. O porta-malas acomoda honestos 355 litros e o peso declarado do carro é de 1.246 kg.
O carro em si ainda é o mesmo Peugeot 2008 lançado em 2015, para o bem e para o mal. Na parte negativa, as linhas da carroceria não são tão chamativas e o interior, enquanto tem bom espaço e ergonomia para quem vai na frente, fica com um espaço apenas justo para quem vai no banco traseiro.
Também há algumas características típicas de um projeto antigo na dirigibilidade. O câmbio, por exemplo, faz trocas suaves, mas principalmente nas saídas de farol e reduções a baixas velocidade, percebem-se pequenos solavancos. A direção é bem leve e demora mais para responder do que estou acostumado em carros mais novos. A carroceria também tem um perceptível rolamento nas mudanças de direção.
Mas, andando normalmente, raramente serão pontos que de fato trarão incômodo. Nesse sentido, os porta-copos pequenos, a ausência de apoio de braço central e a entrada de dados da multimídia que fica na tela mostraram que eu já estava tentando achar pelo em ovo na caça por algum motivo que desabonasse um carro antigo de projeto.
O motor THP ainda tem muita lenha pra queimar e sobra desempenho no 2008 para retomadas e acelerações. O consumo apontado pelo computador de bordo em circuito misto foi de 9,9 km/l com gasolina, mas ainda faremos um teste completo com ele. A suspensão mais mole também acaba se tornando uma delícia para se pegar a estrada por horas a fio.
O contato com o Peugeot 2008 Griffe 2023 foi de menos de 24h e foi apenas nas últimas horas que dei conta da ausência de itens de segurança ativa no SUV, como monitor de ponto cego por exemplo. Mas isso é algo que só aparece em rivais nas versões mais completas que custam muito mais.
Quando pensava que o 2008 se encaminhava para aposentadoria, a aposta da Peugeot em continuar com um carro de projeto antigo parece que irá se pagar. Você abre mão das últimas novidades, mas não paga a mais por elas também. E, novamente, tempos difíceis levam os compradores a tomar decisões mais racionais. No caso dos SUVs compactos, não tem escolha mais racional que o Peugeot 2008.
Nesta edição do Semana Motor1.com, nosso resumo com as principais notícias do mundo automotivo, você verá a revelação do novo Honda CR-V 2023, a evolução do acabamento do Novo Polo, Novo Fiat Cronos vazou na Argentina, visual esperado para a nova L200 e a rival da Shineray para encarar a Honda CG 160.
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