Um off-roader focado em andar em trilhas fechadas, rival do Jeep Wrangler, o Ford Bronco não é uma base natural para se criar algo com o talento para andar rápido no deserto, mas sim para ir devagar sobre rochas e trilhas em florestas. Mas a Ford ressalta que as corridas no deserto estão no sangue do Bronco, principalmente por versões históricas como o Parnelli Jones e o "Big Oly" de Bill Stroppe dominando o Baja 1000 em 1969.
Relaxa, fãs da Ford. A reputação do Big Oly permanece incólume em seu sucessor espiritual, o Ford Bronco Raptor 2022. O novo chefe da família off-road entra no depósito de peças e combina a proeza em altas velocidades da F-150 Raptor com a relativa curta distância entre-eixos do Bronco quatro portas, o tornando um off-roader impressionantemente multiuso. A Ford gosta de se referir ao Bronco Raptor como um ultra corredor para a estrada e, ao longo de dois dias de fora-de-estrada difícil e um rápido passeio por ruas, achei isso difícil de negar.
Existem algumas diferenças obvias entre o Bronco Raptor e suas versões menos agressivas. Um capô com entradas de ar funcionais ajudam a reduzir as temperaturas no cofre do motor, e os para-lamas dianteiros e traseiros em chapa têm uma aparência mais rústica e, ao mesmo tempo, alarga a carroceria para cobrir as bitolas mais largas. A identificação Bronco na dianteira e traseira estão com a grade com o FORD destacado com luzes âmbar - algo obrigatório nos Estados Unidos pela sua largura de 2,17 m - e as lanternas traseiras estilizadas em B se destacam ainda mais para proporcionar melhor visibilidade ao lado do pneu extra de 37", como os demais.
Mas, por mais que as musculaturas aparentem, essas alterações de estilo escondem muitas melhorias de engenharia. A maior parte das mudanças são por causa do motor V6 3.0 biturbo, que produz 424 cv e 60,8 kgfm. O rival dos V8 usa um câmbio automático de 10 marchas para chegar em uma caixa de transferência com tração nas 4 rodas com uma redução de 3,06:1. Como o EcoBoost 3.5 na F-150 Raptor, o 3.0 do Bronco tem uma curva de torque ampla e plena que aparece logo depois de um pequeno turbolag, que pede um pouco de cuidado na hora de entrar nas rochas.
Com um entre-eixos de 2,96 m (cerca de 1 cm maior que o do Bronco 4 portas normal), o Raptor melhora a estrutura com reforços adicionais nas torres dos amortecedores e nos suportes de suspensão e direção, além de mais pontos de fixação para as placas protetores inferiores e engate de reboque. As adições aumentam 50% a rigidez a torção, o que dá aos amortecedores Fox Live Valve uma melhor atuação. Inteligentes, eles analisam o terreno centenas de vezes por segundos e se ajustam a isso. Se percebem algo como uma decolagem, totalmente fora do chão, endurecem automaticamente para uma decolagem suave e estável.
As barras da direção reforçadas e a parte interna da cremalheira compensam melhor o que passa no deserto e os pneus mais pesados - os BFGoodrich All-Terrain T/A KO2, de 37 polegadas em rodas de 17" com beadlocks, opcionais. Além disso, cubos de rodas, rolamentos e outros componentes são da F-150 Raptor, dando ao Bronco mais potente uma bitola dianteira de 1,86 m e 1,87 m na traseira, números quase idênticos aos da picape e 8" mais largos que do Bronco normal.
Junte tudo isso e temos uma distância do solo de 33 cm, assim como 33 cm de curso da suspensão dianteira e 36 cm na traseira. Esses números correspondem a F-150 Raptor com pneus de 37" e são uma melhoria até mesmo em relação ao Bronco Sasquatch, colocando o Raptor no topo da gama.
Palavras, números, especificações e proporções, tudo isso fica sem sentido na primeira vez que você solta o Ford Bronco Raptor 2022 em uma trilha. E onde melhor para fazer isso do que a casa dos já mencionados corredores off-road do Ultra4, Johnson Valley, na Califórnia. Mas esta não foi uma mera visita para só observar. A Ford nos colocou em trechos do atual campo de corrida do King Of Hammers, um jogo duro até mesmo para uma máquina fora-de-estrada construída para isso. Se Ford queria provar que o Bronco Raptor era digno da comparação com os Ultra4, eles escolheram uma maneira infernal de fazê-lo.
As primeiras várias horas de nosso dia ao sol foram passadas em alguns dos mais temíveis trechos lentos de rochas do Johnson Valley, incluindo trechos da rota do verdadeiro King of Hammers. Em uma demonstração de confiança, a Ford até nos colocou na temível trilha "Not Her Problem", apertada, estreita e apimentada com rochas do tamanho de Geo Metros. Para esta parte desafiadora, nossos Broncos passaram sem suas extremidades removíveis do pára-choques dianteiro e estribos laterais, algo que provavelmente evitou alguns danos na trilha em nossas mãos.
"Not Her Problem" foi facilmente o mais difícil off-road que já fiz, uma experiência de maluco que me forçou a ignorar o que estava em minha volta e me concentrar apenas nos instrutores profissionais, cuja orientação me ajudou a usar o Raptor para subir e superar algumas formações rochosas. Ouvi muitos barulhos de algo raspando enquanto os guias me ajudavam, mas me asseguraram que era apenas o trabalho árduo do extenso revestimento do Raptor, que cobre tudo desde o pára-choque dianteiro até a caixa de transferência. As chapas de aço também protegem o diferencial traseiro, o tanque de combustível e até mesmo o engate de reboque.
Ensopado em suor - se não bastasse tudo, ainda fazia muito calor nas trilhas - consegui que o Bronco sem pára-choque voltasse à base em uma só peça. Depois de pensar nisso por algum tempo, tive poucas reclamações sobre o desempenho do Bronco naqueles confins apertados e rochosos. Em primeiro lugar, eu gostaria que o acelerador fosse um pouco mais linear. Típico dos motores turbo, você tem que esperar um momento após tocar o pedal do acelerador antes de saber exatamente quanta potência você pediu, e isso torna a entrada em grandes rochas um desafio.
Em situações menos aterradoras, eu poderia apreciar melhor o modo de trilha do Bronco Raptor, um sistema de one pedal, o que ajuda nessa questão, acionando automaticamente os freios com aceleração parcial. É preciso se acostumar e eu não estava totalmente à vontade com o recurso no "Not Her Problem", mas o modo de pedal único alivia algumas das exigências do motorista uma vez que você se acostumou a ele. Idem ao seletor de modos G.O.A.T., que apresenta as mesmas configurações Off-Road, Rock, Mud e Baja que o Bronco padrão, mas que altera os parâmetros de desempenho até o nível 11 para se adequar às credenciais de desempenho do Raptor.
Tão bom quanto o Bronco sobre as rochas, ele realmente vem a si quando lhe é dada alguma liberdade em um trecho solitário de terra. Para esta experiência, nosso grupo de Raptors se deslocou até o vizinho Lago Soggy Dry, onde a Ford montou um autocross de terra para que pudesse aproveitar a aceleração total do off-roader, a frenagem e a tração em slalom. Nestas condições, a resposta do motor de 3.0 fez muito mais sentido, permitindo que eu realmente usasse os turbos e os deixasse rasgar enquanto via os cones cobertos de poeira pela direita.
Mas o autocross era um mero aperitivo para o prato principal: um trecho de 11 quilômetros com whoops, pranchas e armadilhas para tanques. Mesmo a velocidades próximas de 100 km/h, o Bronco se sentia seguro e estável, embora sua curta distância entre-eixos em relação a F-150 Raptor significasse que ele podia ficar controlável nas curvas. A Ford conseguiu a afinação para o modo Baja G.O.A.T., reduzindo a intervenção do controle de estabilidade para permitir que aqueles pneus grandes batessem na areia e mantivessem o impulso.
Os amortecedores Fox ganham força em tais condições, ajudando a manter as quatro rodas conectadas à terra. Com tanta distância do solo e o deslocamento das rodas, o Raptor inspira confiança no motorista e minha volta rápida ao redor da areia veio e foi muito rápida. Felizmente, os últimos metros foram uma aproximação total a uma rampa natural - de alguma forma, a Ford convenceu seus advogados a me deixarem pular a maldita coisa. E fiel a sua reputação Baja, o Bronco Raptor não sentiu nada além de estar seguro ao pousar.
Por mais divertido que seja içar um veloz e vistoso SUV pelo deserto, a maioria dos Bronco Raptor passará a maior parte de seu tempo no asfalto. E o off-roader é muito melhor do que o esperado no uso diário. Um dos benefícios da suspensão de longo curso é um rodar suave e bem amortecido - eu não deveria ter ficado surpreso, dado o bom funcionamento dos amortecedores Fox na F-150 Raptor. E enquanto a bitola larga é um desafio em ruas urbanas estreitas, ela compensa com boa estabilidade através das curvas, especialmente para um veículo que tem 1,97 m de altura e 2,96 m de entreeixos.
Além disso, as alterações que a Ford fez na direção (em parte para compensar o peso e a largura dos pneus) lhe deram uma sensação mais precisa e estável ao dirigir pela rodovia, bem como uma resposta decente nas curvas. Caso contrário, aplicam-se os traços habituais do Bronco. Muito barulho de vento através do hardtop em velocidades de estrada, e há abundante uivo de pneu nas curvas que o avisa para não tratar seu SUV como um esportivo.
Mas enquanto muitos SUVs robustos se sentem desamparados no asfalto, o Bronco Raptor se sente bem em uma viagem de horas de estrada. Isso também se deve em parte ao interior agradável, que apresenta assentos específicos para o Raptor, que têm a quantidade certa de reforço para serem aconchegantes, mas nunca confinados. O aro mais grosso do volante é ótimo, assim como as aletas de câmbio de magnésio, exclusivas para ela. Atraentes acabamentos de fibra de carbono aparecem no volante, nas alças do painel de instrumentos e no console central, com Code Orange nas redes das portas, nas saídas de ar e no volante.
O acabamento interior mais agradável ajuda a suavizar o golpe da maior falha do Raptor. Com um preço inicial de US$70.095 incluindo o frete de US$1.595, o alto e resistente Bronco tem um enorme apetite por dólares e centavos. Meu carro melhorado com rodas de 1.695 dólares, couro e assentos com falso-suede (uma opção de US$2.495 dólares), e um punhado de outros add-ons - levou aos US$76.515. Também gosta de lavar essas moedas com muito combustível, com uma classificação EPA de 6,4 km/litro na cidade, 6,8 km/litro na estrada e 6,4 km/litro no combinado.
Não há muitos concorrentes diretos para o Bronco Raptor. Nos Estados Unidos, a Jeep vende com prazer um Jeep Wrangler Rubicon 392, que é um pouco mais caro, por US$ 81.190, e tem 26 cm de altura do solo, menos que o Ford. Ou há competição interna com a F-150 Raptor, que começa em US$ 71.700 com pneus de 35 polegadas ou US$ 81.705 com 37. A F-150 é mais espaçosa e tem uma capacidade de reboque maior que o Bronco (3.720 kg contra 2.040 kg), mas é mais longo e pior de usar em ambientes pesados.
Só porque compete em uma classe assim não torna o Ford Bronco Raptor 2022 menos atraente, no entanto. O objetivo do projeto era criar um off-roader que pudesse enfrentar as rochas tão facilmente quanto o deserto aberto, e é impossível argumentar com os resultados. O Bronco Raptor é uma excelente mistura dos produtos da Blue Oval com o melhor desempenho. O Big Oly ficaria orgulhoso.
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