Aproveite agora para pegar seu chapéu de caubói e as botas de vaqueiro, porque a Ram 3500 acaba de chegar ao mercado brasileiro. Aparentemente, a palavra "exagero" não existe no dicionário da marca e a empresa iniciou a comercializou de um modelo ainda mais capaz que as suas duas picapes atuais, a 1500 e a 2500.
A nova Ram 3500 está começando a chegar às 55 lojas da marca no Brasil agora e será oferecida em 3 configurações: Laramie (R$ 484.990), Laramie Night Edition (R$ 509.990) e Long Horn Limited Edition (R$ 529.990). Com ela, a Ram reforça a aposta nos modelos de grande porte que mesclam luxo e capacidade. A diferença para entre a 3500 Laramie e a 2500 Laramie é de R$ 15.000.
Se você está olhando para a Ram 3500 e tendo dificuldade em diferenciá-la da 2500, pode ficar tranquilo: as duas são muito similares em porte. Para separar uma da outra, o único item que denuncia a 3500 são as luzes de cabine acima do parabrisa nas versões mais caras, bem ao estilo que o público dos EUA - maior consumidor de caminhonetes grandes do mundo - gosta.
Apesar da diferença de preço proporcionalmente pequena, quem opta pela Ram 3500 é um público que aprecia o porte e o luxo da 2500, mas precisa de uma picape de capacidade ainda maior. Enquanto a 2500 tem 1.088 kg de carga útil e 7.861 kg de capacidade de reboque, a 3500 chega podendo levar até 1.752 kg de carga e puxar até 9.021 kg na carreta. A novidade carrega mais graças a reforços no chassi de longarina e molas mais resistentes na traseira.
Falando em suspensão, a Ram 3500 usa eixos rígidos na dianteira e na traseira. Nada de braços independentes, o negócio aqui é ser resistente. Além do mais, os eixos rígidos conseguem prover uma maior articulação no fora-de-estrada. Para aguentar o peso, as molas traseira são semielípitcas, como em um caminhão mesmo.
Embaixo do capô da Ram 3500 está o mesmo motor Cummins 6.7 (6.690 cm³) turbodiesel da 2.500, 6-cilindros em linha. Na novidade, porém, ele entrega um pouco mais: 377 cv de potência a 2.800 rpm e 117,3 kgfm de torque a 1.700 rpm. Se o números pareceram vindos de um caminhão, é porque são mesmo: o propulsor é da mesma família Cummins ISB usado por caminhões como o DAF CF 7 litros que testamos recentemente. A origem nos pesados é tão visível que o motor conta até com seletor de intensidade do freio motor, algo que é comum nos caminhões para auxiliar nas frenagens desgastando menos os freios.
A Ram 3500 é tão focada na capacidade de carga que traz alguns equipamentos que só quem está costumado com o mundos dos trailers conhece: espelhos que se estendem com dupla lente, controlador do freio de reboque e uma série de câmeras que auxiliam na hora de engatar o reboque. Para levar tudo isso, a picape continua utilizando um câmbio automático de 6 marchas com alavanca seletora na coluna, tração 4x4 e caixa de redução.
Nas medidas, a Ram 3500 tem 6,07 metros de comprimento, 2,12 m de largura, 2,04 m de altura e 3,78 de entre-eixos. A marca declara um peso em ordem de marcha entre 3.600 kg e 3.665 kg, dependendo da configuração. Para quem vai jogar a picape na terra, são 23º de ângulo de ataque, 25,9º de ângulo de saída, 23,9º de ângulo de rampa e 333 mm de vão livre em relação ao solo. O tanque tem 117 litros de capacidade e as rodas têm 18 polegadas.
A caçamba pode ter 1.628 ou 1.280 litros de capacidade, dependendo da versão e dos opcionais escolhidos. As Laramie sempre são acompanhadas pelas Ram Box, dois compartimentos de 122 litros litros cada que são instalados nas laterais da caçamba. Nesse caso a litragem da caçamba é a menor. Na Long Horn, pode-se optar pela Ram Box ou pela pré-disposição para engate do tipo quinta roda, mais indicado para trailers pesados. Sem a Ram Box, a capacidade da caçamba aumenta.
O diferencial da Ram 3500 vai além da maior capacidade na comparação com uma picape média. Para agradar o exigente público de caminhonetes grandes dos EUA, a Ram apostou num interior refinado. Parece carro de luxo. A versão Long Horn, mais completa, traz mimos como acabamentos de madeira legítima e fechos dos porta-revistas por fivela. Até o mesmo o sistema de áudio conta com cancelamento ativo de ruído para tornar a viagem mais confortável.
Ram 3500 Laramie (R$ 484.990) - Central multimídia UConnect com tela 12 polegadas vertical, sistema de câmeras com visão de 360 graus, câmera de caçamba, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de som Alpine, cancelamento ativo de ruído, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, estribos laterais fixos, controle eletrônico do freio de reboque, comutação automática de farol alto, controle de cruzeiro, monitoramento de ponto cego, faróis de LED, bancos de couro e alcantara, console central modular e sobretapetes com borda elevada.
Ram 3500 Laramie Night Edition (R$ 509.990) - Itens da Laramie mais retrovisor interno digital (exibe imagem da câmera traseira), sistema de som Harman Kardon, estribo lateral retrátil elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, sistema de permanência em faixa, faróis e lanternas com máscara negra, parachoques na cor da carroceria, emblemas escurecidos, interior preto, luzes de cabine e bancos traseiros laterais com aquecimento.
Ram 3500 Long Horn Limited Edition (R$ 529.990) - Itens da Laramie Night Edition mais faróis de LED Matrix, ganchos de reboque cromados, grade exclusiva cromada, rodas com design exclusivo, bancos com revestimento de couro natural e acabamentos de madeira no volante, portas, painel e console central.
Opcionais - Pré-disposição para engate tipo quinta roda (sem custo); Pintura bicolor (branca e marrom)
O contato com a Ram 3500 foi curto, mas intenso. A marca se esforçou bastante para mostrar a capacidade da picape. Entre as atividades, duas envolviam puxar alguma coisa. A primeira delas foi um reboque Paiva Trailers de engate por quinta roda com 14,85 m de comprimento e 8 toneladas de Peso Bruto Total. Ele é feito para ter um pequeno apartamento na parte frontal e levar 4 cavalos na parte traseira.
E essa foi uma situação em que a Ram 3500 se sentiu absolutamente em casa. O Cummins sob o capô fez pouco caso da atividade. O peso só ficava mais perceptível nas frenagens e os quase 20 m de comprimento do conjunto exigiam cuidado nas manobras, mas só. É aí que uma câmera de caçamba faz sentido, da mesma forma que os espelhos estendidos em posição de reboque (eles ficam em pé). Tudo pensado para ajudar na hora de puxar um trailer.
Na segunda oportunidade, a picape precisava arrastar um trator de 9 toneladas, só que por meio de uma cinta de reboque presa no engate tradicional da Ram 3500. Com a 4x4 reduzida selecionada, bastou tirar o pé do freio é a picape levou o trator em marcha lenta. Por último, um pequeno trecho de terra fofa, mato e inclinações. Não deu nem graça: a picape passou por cima de tudo sem compromisso e o porte grande era compensado pelo bom sistema de câmeras com visão de 360 graus. Mesmo com carga ou brincando de pular barranco, a cabine da Ram 3500 é um lugar de serenidade e isolamento do mundo lá fora.
Claro, ainda é uma picape de mais de 3 toneladas que, para efeitos legais, é um caminhão com todas as implicações de tal classificação. Só que os clientes que estão indo na Ram e fizeram do Brasil o mercado onde a marca mais cresceu no mundo não são um público urbano. São pessoas do agronegócio que não só exigem capacidade extrema, inclusive para puxar mais carga que alguns caminhões, como também o máximo de luxo. O amplo espaço interno, acabamento esmerado e um silêncio na cabine de causar inveja muito carro de luxo não deixam dizer o contrário, nem o preço de quase meio milhão de reais.
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