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Primeiras impressões: Honda CG 160 2022 não é líder por acaso

Veículo mais vendido do Brasil ainda traz um conjunto competitivo para uma categoria onde reina quase que sozinha

Honda CG 160 2022

Ainda em junho, a Honda apresentou a linha 2022 da CG 160. A moto mais vendida do Brasil permaneceu em sua 9ª geração, apresentada para o ano/modelo 2016. No entanto, ganhou uma renovação visual para se manter atualizada. A questão é que, sinceramente, nem precisava mudar muito.

Desde 1976, quando começou a ser fabricada no Brasil, a linha Honda CG já acumula mais de 13 milhões de unidades vendidas, mais que Volkswagen Gol e Fiat Uno, por exemplo. Entre as rivais diretas, temos modelos como as Yamaha Factor e Fazer 150 e a Haojue DK 150. No entanto, a diferença nas vendas é grande. A CG emplacou 30.633 unidades em julho, contra 3.477 da Factor 150, 1.583 da Fazer 150 e apenas 264 da DK 150. Mas não é só de nome que vive a primeira Honda nacional.

O que é?

A linha 2022 da Honda CG 160 trouxe novidades visuais para as quatro versões da moto: Start, Fan, Cargo e Titan. Todas receberam uma nova moldura para o painel de instrumentos e uma carenagem frontal para o farol repaginada. Fan e Cargo ganharam um tanque com as laterais redesenhadas interna e externamente, enquanto a Titan ainda agrega novas aletas exclusivas na lateral do tanque e rabeta com os lados redesenhados.

Honda CG Titan 160 2022

As quatro configurações da CG 160 2022 permanecem oferecendo de série partida elétrica, sistema de freios combinados, painel de instrumentos digital, hodômetro parcial e marcador de combustível. Fan e Titan ainda agregam conta-giros. Além das novas carenagens exclusivas, a versão mais cara traz alças para o garupa de alumínio.

Todas as CG 160 2022 compartilham o mesmo propulsor desde a linha 2016. Trata-se de um monocilíndrico de 162,7 cm³ arrefecido a ar, alimentado por injeção eletrônica e com comando de válvulas único no cabeçote. A diferença é que a Start roda apenas com gasolina, entregando 14,9 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgfm de torque a 7.000 rpm. Nas demais, é flex e gera 15,1 cv a 8.000 rpm e 1,54 kgfm a 7.000 rpm com etanol. O câmbio é de 5 velocidades para todas as configurações.

A versão Start é a mais simples no quarteto de CGs, tanto que é a única a não ser flex. É a mais em conta e, segundo a Honda, atende muito ao mercado de consórcios e também aos estados do Nordeste, onde o etanol tem valor muito elevado. Ela conta ainda com rodas raiadas e freio a tambor em ambas.

Uma versão acima, a CG Fan já traz as novas carenagens laterais do tanque, que têm entradas de ar funcionais. O motor é flex e o modelo já agrega freio a disco dianteiro e rodas de liga leve. A CG Cargo é baseada na Fan, com os mesmos equipamentos e visual. Porém, é homologada para apenas um ocupante e tem reforços no subchassi traseiro e suspensão. Assim, consegue trazer um suporte para carga com capacidade para 20 kg.

Honda CG 160 2022

Por último, a Titan é a versão mais completa. É a única, por exemplo, a trazer o painel de instrumentos “blackout”, de maior contraste. Todas trazem o conjunto digital, enquanto a Titan exibe velocímetro, conta-giro, relógio, marcador de combustível e hodômetro parcial. Com carenagens exclusivas mais encorpadas e pintura contrastante, o objetivo da Honda com a nova Titan é oferecer uma moto com o visual mais robusto e esportivo.

Como anda?

A Honda poderia ter montado nos louros do sucesso da CG há muitos anos. Mas não, a moto sempre evoluiu a cada geração. E seja para deslocamentos ou para trabalho, a moto tem alguns atributos que ainda colocam a CG em vantagem perante a concorrência mais direta. E não estou falando somente da facilidade de se encontrar peças e a maior rede de concessionárias.

Um dos segredos está no próprio nome: CG 160. É a maior cilindrada em sua categoria. Além da potência extra (a Fazer 150 tem até 12,4 cv, quase 3 cv a menos que a CG), tem uma construção mais moderna, com o uso de rolamentos do tipo agulha no comando de válvulas. A Honda põe tanta fé nesse propulsor que acredita que ele poderá atender às normas do Promot 5, que entram em vigor em 2023, sem necessidade de grandes alterações.

Honda CG Titan 160 2022

Mas, e na prática, como anda a Honda CG 160? Conseguimos dar um breve passeio com as versões Fan e Titan pelo caótico trânsito da Zona Sul da cidade de São Paulo (SP) e é lá que os atributos da moto aparecem. Mais potente, o propulsor arranca rápido nas saídas de farol e não exige que a rotação fique elevada para entregar desempenho. Isso é especialmente interessante quando se está trafegando entre os carros em baixa velocidade. Mesmo em giro baixo, a moto responde bem e de forma controlada. O propulsor também vibra pouco, por mais de uma vez me esqueci de engatar a última marcha, mesmo estando a mais de 70 km/h.

Quanto à suspensão, a Honda trouxe em 2016 o garfo telescópico de funções separadas, solução que a marca diz ter trazido das pistas. Na prática, o conjunto do garfo dianteiro e dos dois amortecedores traseiros tem um acerto mais para o conforto. Como o uso primário de uma CG se dá na cidade, onde há mais buracos do que asfalto, a suspensão é na medida, pois o piloto não sente tanto as pancadas nas costas e nos braços.

Honda CG Titan 160 2022

Falando em conforto, outro ponto alto no uso da CG Titan é a ergonomia. Reparem no guidão, ele é levemente elevado, o banco é relativamente baixo e as pedaleiras não são recuadas. O resultado é uma posição mais natural e ereta de pilotagem. Com isso, a CG 160 é uma moto pensada para não judiar de quem a utiliza, seja para pequenos trajetos ou por horas a fio. Para quem vai encarar os mais extremos dos corredores, fica a dica: as carenagens na Fan e na Cargo são mais estreitas que as da Titan. A diferença é pouca, mas cada milímetro pode fazer a diferença.

A Honda já refinou a receita da CG há tanto tempo que não importa muito com qual moto você está acostumado. Ao subir na CG 160 2022, tudo está distribuído de forma intuitiva e os comandos, como acelerador, embreagem e freios, respondem proporcionalmente ao que é pedido pelo piloto. É como guiar uma moto que você tem há anos, só que logo na primeira vez.

Quanto custa?

A linha 2022 da Honda CG 160 chegou em julho às concessionárias da marca. Os preços partem de R$ 10.520 para a versão Start. A Fan vem na sequência por R$ 11.760, seguida pela Cargo, de R$ 11.900. A Titan é a mais cara, custando R$ 13.040. Todos os valores têm por base o Distrito Federal e não incluem despesas de frete. A moto conta com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.

Honda CG 160 Titan 2022 

MOTOR Monocilíndrico, flex, 162,7 cm³, arrefecimento a ar
POTÊNCIA/TORQUE 15,1 cv @ 8.000 rpm; 1,54 kgfm @ 7.000 rpm
TRANSMISSÃO 5 velocidades, transmissão final por corrente
SUSPENSÃO Garfo telescópico, 135 mm de curso; Duplo amortecedor, regulagem de pré-carga, 106 mm de curso
CHASSI tipo diamante
RODAS liga-leve de 18" na dianteira e traseira
FREIOS Disco, 240 mm de diâmetro; Tambor, 130 mm de diâmetro
PESO A SECO 117 kg
DIMENSÕES comprimento 2.032 mm, largura 745 mm, altura do assento 790 mm, entre-eixos 1.315 mm;
CAPACIDADES tanque 16,1 litros
PREÇO R$ 13.040

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