Pode parecer muito tempo, mas a 5ª geração do CR-V foi lançada em 2016, mas só chegou ao Brasil em 2018. Era outro mundo. Agora, a Honda lança o CR-V Touring 2021 pouco mais de 1 ano e meio de sua atualização em outros mercados. Com uma leve atualização no visual, a grande aposta da marca está no pacote de tecnologia e de segurança.
Quinta geração do SUV médio mantém as suas principais virtudes: boa qualidade construtiva, conjunto mecânico eficiente formado pelo motor 1.5 Turbo e transmissão CVT, muito espaço interno e boa dirigibilidade. No estilo, traz nova grade frontal com pintura em preto brilhante, novo para-choque com entradas de ar mais amplas e novos faróis de neblina em LED. Na lateral recebe um novo friso cromado na base inferior, novas rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento escurecido. A traseira traz lanternas com acabamento escurecido, novo friso "dark chrome", novas saídas de escapamento e para-choque com novo detalhe cromado.
Por dentro, as novidades começam pelo novo teto solar panorâmico que abrange quase toda extensão. A Honda buscou deixar o ambiente interno mais refinado com a adoção de um novo acabamento amadeirado, que agora está presente também no console central, que foi redesenhado, além do painel e portas.
Para atender as necessidades destes novos tempos, a Honda reposicionou as portas USBs frontais e adicionou o sistema de recarga de celular por indução. Há também 2 portas USBs na parte traseira. Outra novidade está na central multimídia, que mantém as 7 polegadas, mas agora traz um botão físico giratório para controle do volume. Também mantém a conectividade Apple CarPlay e Android Auto, mas ainda somente por cabo. Partida elétrica remota do motor e abertura e fechamento das portas por aproximação também seguem presentes.
Importante novidade é a chegada do Honda Sensing. Com ele, o CR-V 2021 traz o piloto automático adaptativo (ACC). Há também os sistemas que alertam sobre a saída de faixa e de permanência em faixa: Lane Keeping Assist System (LKAS), Road Departure Mitigation System (RDM) e LDW (Lane Departure Warning). Completando o pacote estão o sistema de frenagem autônoma de emergência (Collision Mitigation Braking System - CBMS) com alerta de colisão iminente (Forward Collision Warning - FCW).
Quando você entra no CR-V, nenhuma mudança drástica. O novo acabamento amadeirado agora se faz mais presente com seu aplique no console central. Agora é possível deixar o celular carregando no base central, mas você ainda precisará de cabos para o espelhamento na multimídia, seja Apple ou Android.
Interessante como uma série de recursos de tecnologia, painel digital, central multimídia e até mesmo um head-up display - tudo que se espera em um SUV deste porte - parece ter envelhecido mais rápido demais. Você tem tudo à mão, todas as informações que precisa, mas a sensação é de que está tudo espalhado.
Ao volante, no entanto, o DNA da Honda está bem presente. A boa dirigibilidade herdada do Civic é clara, entregando em boa medida o equilíbrio entre conforto e estabilidade. Consegue filtrar bem as irregularidades e oferecer muita segurança na estrada e curvas, mesmo com uma leve inclinação.
O conjunto mecânico permanece o mesmo: motor 1.5 com 190 cv a 5.600 rpm e torque de 24,5 kgfm disponíveis entre 2.000 e 5.000 rpm, transmissão CVT com G/Shift Control que simula 7 marchas e tração nas quatro rodas (AWD). Se você olhar para os números, logo vai apontar para a potência do Tiguan R-Line (220 cv), mas o desempenho ainda é satisfatório (nosso teste anterior indicou 8,6 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h).
Os sistemas do Honda Sensing são interessantes e já estava passando da hora de aparecer por aqui. O assistente de permanência em faixa é bem atuante, sendo capaz de esterçar bem o volante mesmo em curvas mais acentuadas até que o sistema alerte para que se coloque as mãos no volante novamente. Já o alerta de saída de faixa te dá um puxão de orelha, ou melhor, uma bela tremida no volante para que você retome à atenção.
O alerta de ponto cego é sempre útil. Também segue como item de série o Lane Watch, que mostra na tela multimídia a imagem da camera presente no retrovisor direito. É algo que chega a atrapalhar com o carro em movimento (tira a imagem do GPS), mas útil para estacionar próximo da sarjeta.
Com os novos itens, o CR-V ficou mais pesado: são 1.629 kg contra 1.607 kg do anterior. No entanto, com a adição do sistema idle-stop (desliga e liga o motor nas paradas) o consumo melhorou. De acordo com os dados da Honda, o CR-V tem consumo de 11 km/l na cidade contra 10,4 km/litro do modelo anterior enquanto na estrada faz 12.3 km/l (11.9 km/l anterior), somente com gasolina.
O novo Honda CR-V Touring 2021 chega importado dos Estados Unidos sem opcionais por R$ 264.900 (R$ 274.700 para Estado de São Paulo). Versão única vem com uma lista generosa de equipamentos, o que inclui a direção elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas com saída para os bancos traseiros, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajuste elétrico (8 posições motorista e 4 para passageiro) e tampa do porta-malas com abertura elétrica programável, abertura sem uso das mãos (sensor para o pé abaixo do para-choque).
Além do Honda Sensing, também fazem parte dos itens de segurança o Honda Lane Watch, controle de estabilidade (VSA), Hill Start Assist (HS), alerta de frenagem de emergência (ESS), sistema de monitoramento de pressão dos pneus, 6 airbags, Isofix, sistema de monitoramento da atenção do motorista e do Agile Handling Assist (AHA) que adiciona força adicional em manobras de retomada de controle do veículo.
O sistema de som ganha um subwoofer, totalizando 9 alto-falantes, head-up display, camera de ré, faróis full-LED, sensor crepuscular, retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down, retrovisor eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e freio de estacionamento elétrico com Auto Hold.
Com esse preço, olhando os rivais, a pergunta é: Por que a Honda não trouxe logo a versão híbrida? De fato, o novo CR-V híbrido teria ainda mais argumentos e, talvez, até preço mais atrativo. Como esta renovação visual demorou a chegar, a resposta talvez esteja na próxima geração, que já roda em testes como mostramos aqui no Motor1.com, e que deve ser revelada ao mundo no ano que vem. Isso ajudaria a explicar a expectativa modesta de se comercializar apenas 500 unidades do CR-V neste ano.
De qualquer forma, o CR-V Touring tem tudo para agradar os fãs da marca, entregando muita qualidade e um custo de revisão bem atrativo até os 60.000 km. Essa será a receita até a nova geração chegar.
10.000 km | R$ 232,77 |
20.000 km | R$ 368,28 |
30.000 km | R$ 563,45 |
40.000 km | R$ 1054,17 |
50.000 km | R$ 421,27 |
60.000 km | R$ 812,06 |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.498 cm³, turbo e injeção direta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
190 cv a 5.600; Torque: 24,5 kgfm de 2.000 a 5.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático do tipo CVT; tração AWD automática |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 18" com pneus 235/60 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS |
PESO | 1.629 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.631 mm, largura 1.855 mm, altura 1.689 mm, entre-eixos 2.660 mm |
CAPACIDADES | tanque 57 litros, porta-malas 522 litros |
PREÇO | R$ 264.900 (Estado de SP R$ 274.700) |
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste Honda CR-V Hybrid: o que você quer ou o que você precisa?
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Honda CR-V recebe cinco estrelas em crash-teste europeu
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Semana Motor1.com: Novo CR-V, Tiggo 7 Sport, BYD Dolphin Mini e mais