O Ford Bronco é uma lenda nos EUA e isso significa muito. O novo SUV de porte médio chega ao Brasil com a proposta de entregar uma combinação de uso realmente esportivo no ambiente fora de estrada com o conforto e desempenho esperado para o dia-a-dia. Testamos o novo Bronco Sport Wildtrak na pista, na terra e na cidade para responder as duas principais perguntas que estão na sua cabeça agora: É capaz de encarar o Compass? Vale o preço?
Indo direto ao ponto, você pode achar o principal rival do Bronco Sport será o modelo da Jeep. Ao vivo e, principalmente, ao volante a história é bem diferente. Com linhas robustas e o estilo quadradão que remete aos antigos Land Rover Discovery, transmite mais imponência com sua dianteira única, capô elevado e altura avantajada. Os faróis de LEDs redondos com a linha horizontal que avança até o nome Bronco na grade, chama muito a atenção por onde passa.
De perfil, destaque para o ressalto no teto que garante muito espaço para a cabeça dos ocupantes traseiros e confere ainda mais porte. O detalhe da coluna C com estilo único reforça a divisão de pintura em dois tons. Na traseira, os elementos retangulares estão por toda a parte, como na tampa do porta-malas que acomoda o nome Bronco Sport, nas lanternas e até mesmo nas formas do para-choque. Como todo carro deste perfil, existem proteções plásticas nas caixas de roda e nas laterais.
Em números, mede 4.386 mm de comprimento, a largura tem 2.099 mm enquanto a altura é de 1.813 mm. Já o entre-eixos tem 2.670 mm. Para encarar o fora-de-estrada, o Bronco Sport tem altura livre do solo de 223 mm, ângulo de entrada de 30.4º, ângulo de saída de 33,1º e ângulo de transposição de rampa de 24,4º.
Debaixo do capô, o novo SUV da Ford, traz o motor 2.0 Ecoboost turbo com injeção direta que gera 240 cv de potência e 38 kgfm de torque que bebe somente gasolina. A transmissão é sempre a automática de oito marchas e trabalha com um sistema avançado de tração 4x4. Há também o sistema G.O.A.T., sigla para Goes Over Any type of Terrain ("Vai para cima de qualquer terreno"). Com sete modos disponíveis, otimiza parâmetros do motor, transmissão, aceleração, direção e os controles de tração e estabilidade com base no terreno à frente.
Já falamos detalhadamente do acabamento, inclusive com um vídeo que você pode assistir aqui, mas vale sempre destacar a boa qualidade dos materiais utilizados na cabine. Ao entrar no Bronco Sport, você será recebido com uma belo vídeo na tela digital de 6,5" do painel de instrumentos que também dispõe de mostrados analógicos. O sistema de entretenimento traz o conhecido sistema Sync3 com uma tela de 8" touch screen, posicionada bem na vertical. O sistema de som é de alta qualidade fornecido pela Bang&Olufsen com 1000W, 10 alto-falantes e subwoofer. Os retrovisores externos, embora tenham ajuste elétrico, não possuem rebatimento.
O banco do motorista tem ajustes elétricos, enquanto o do passageiro ajusta em altura manualmente. Partida do motor por botão e modo normal ativado. A primeira experiência prática foi na pista de testes de alta no Campo de Provas da Ford em Tatuí. No ambiente controlado, impressionou a agilidade que o motor 2.0 Ecoboost tem em impulsionar os 1.718 kg do Bronco Sport. Ao mudar para o modo Sport, o painel muda para vermelho indicando que as respostas ao acelerador ficam mais imediatas.
O sabor é esportivo de verdade, registrando apenas 7,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h em nossas medições instrumentadas. A direção elétrica tem peso que varia de acordo com o modo escolhido e velocidade, o que ajuda a domar a fera. No ambiente controlado, o Bronco Sport atingiu com tranquilidade velocidade acima de 180 km/h, sempre transmitindo muita solidez ao volante. Obviamente, o centro de gravidade elevado torna obrigatório a prudência de reduções contundentes em curvas. Por falar em redução, com os freios a disco na quatro rodas, você precisará de 40,2 m para reduzir de 100 km/h a zero.
O Campo de Provas possui todos os tipos de terreno possíveis e nós passamos por todos. Utilizando praticamente todos os modos de condução disponíveis no sistema G.O.A.T, foi possível encarar terrenos bastante acidentados, como os facilmente encontrados em fazendas. A travessia de lama pesada também é feita com tranquilidade. Coloque nesta conta os pneus todo terreno 225/65 R17 Pirelli Scorpion A/T associado ao bloqueio do diferencial traseiro, o qual marca a estreia de uma inovadora dupla embreagem na tração traseira.
Outro grande destaque do Bronco Sport é o exclusivo sistema de suspensão de estabilidade off-road de alta performance (H.O.S.S). Em comparação com uma suspensão tradicional, conta com uma redução de 40% do peso no eixo dianteiro em relação ao eixo sólido e amortecedores que respondem mais rapidamente às variações do terreno. O resultado na prática é um carro extremamente confortável em ambientes esburacados. No nosso teste, enquanto seguia à frente com o Bronco, uma Ranger nos acompanhou pelo mesmo percurso mostrando nitidamente o quanto a picape e motorista chacoalhavam muito mais.
Aliada a capacidade de imersão de 600 mm com proteção de sistemas e componentes internos e externos, o Bronco Sport traz o piloto automático off-road (Trail Control) que gerencia, além da velocidade, todos os parâmetros para travessia em ambientes mais complicados. O sistema maximiza a tração em subidas, aumenta a tração nas descidas além de manter uma velocidade constante em trechos alagados. O resultado é a redução do estresse do motorista ao tentar controlar a velocidade correta para evitar danos. Vale destacar também a câmera frontal 180º, com limpador exclusivo. Ela é acionada automaticamente nos modos areia, lama e rocha.
Ao usar o Bronco Sport no cotidiano, enfrentando trânsito pesado e encarando estrada, foi possível notar o modelo está um nível acima do rivais. Basta pisar no acelerador para o SUV médio mostrar ótima agilidade. Uma arrancada para mudança rápida de faixa, sempre necessária nos grandes centros, é feita com tranquilidade, precisamente em 3,2 s para sair da imobilidade e chegar aos 60 km/h como mostrou nosso teste.
Para encarar o trânsito, há o controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go (que para o carro e acelera quando o modelo a frente se movimenta), que aliado ao sistema de alerta e centralização em faixa, quase faz todo o trabalho sozinho.
Na estrada, parece sobrar motor. Comparado ao Compass, por exemplo, o desempenho é muito superior ao modelo flex e até mesmo contra a desejada versão turbodiesel. Mais imponente, é rápido o bastante para retomar de 40 km/h a 100 km/h em apenas 5,1 s, o que garante muita segurança nas ultrapassagens. Com sua distribuição de torque nas 4 rodas (vetorização) e suspensão multilink na traseira, oferece muita estabilidade mesmo em velocidades mais elevadas.
Em nossos testes, o consumo na cidade ficou em 9,2 km/litro, lembrando que o modelo será vendido apenas com o propulsor a gasolina. Na estrada registrou média de 12,7 km/litro, graças à desconexão automática 4WD para economia de combustível em altas velocidades.
O Bronco Sport Wildtrak chega por R$ 256.900. Sua lista de itens de série é generosa, o que inclui bancos em couro em dois tons com acabamento em suede na parte superior, aquecimento dos bancos dianteiros, ar-condicionado digital de duas zonas, direção elétrica, G.O.A.T modes (7 modos de condução), alerta de colisão, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização em faixa, câmera traseira com visão 180º, piloto automático adaptativo com stop&go, assistente autônomo de frenagem (AEB) com detecção de pedestres, sistema de reconhecimento de placas, assistente de manobras evasivas, 9 airbags e farol alto automático.
Há também o limpador automático do para-brisa, faróis com acendimento automático, chave presencial, carregamento de celular por indução, 2 entradas USB-C e 2 USB-A (convencional), duas tomadas 110 V, teto solar elétrico, racks de teto funcionais, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, câmeras dianteira e traseira e sensor de estacionamento traseiro também são itens de série.
A central multimídia Sync 3 atende bem, mas é um dos pontos que a Ford poderia ter aprimorado. Ela traz conectividade Apple CarPlay e Android Auto, neste momento por cabo, mas com a promessa de uma atualização por software futura para conexão sem fio. Por fim, também Ford Pass Connect para gerenciamento do carro pelo smartphone.
Se você chegou até aqui esperando a resposta para as duas perguntas, o Bronco Sport deixou claro que é um SUV superior ao Jeep Compass. Isso não significa que chega para fazer frente em volume, nem liderar mercado. É um carro de nicho. É mais caro, mas além do porte maior, traz mais motor, o desempenho é bem mais esportivo, traz mais equipamentos e uma configuração que agrada tanto que o usará na cidade como quem aproveitará os recursos para passeios off-road.
De acordo com a Ford, o seu principal concorrente neste momento é o Discovery Sport, principalmente pela composição de equipamentos e desempenho. De qualquer forma, o Bronco Sport é uma grata surpresa.
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.999 cm3, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
240 cv a 5.500 rpm; Torque: 38 kgfm a 3.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automática com 8 marchas, tração integral automática |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 18" com pneus 225/60 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.718 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.386 mm, largura 1.938 mm, altura 1.813 mm, entre-eixos 2.670 mm; |
CAPACIDADES | tanque 64 litros; porta-malas: 580 litros |
FORA-DE-ESTRADA | altura livre do solo: 223 mm, ângulo de entrada 30,4º, saída 33,1º, rampa 24,4º |
PREÇO | R$ 256.900 |
MEDIÇÕES MOTOR1.COM (gasolina) | ||
---|---|---|
Ford Bronco Sport 2.0T | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h |
3,2 s |
|
0 a 80 km/h | 5,1 s | |
0 a 100 km/h | 7,2 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em D | 5,1 s | |
80 a 120 km/h em D | 5,4 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 40,2 m | |
80 km/h a 0 | 25,3 m | |
60 km/h a 0 | 14,2 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 9,6 km/l | |
Ciclo estrada | 12,7 km/l |
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