Comparativo Fiat Strada 1.4 x Strada 1.3: Questão de prioridade
Endurance ou Freedom? Qual a melhor para você (ou seu negócio)?
Pouco mais de 1 ano depois do lançamento, a nova Fiat Strada é um sucesso de mercado. Além de abrir vantagem na liderança da categoria e entre os comerciais leves, agora a picape compacta se posiciona como o modelo mais vendido do nosso mercado, ou pelo menos brigando unidade a unidade com o Chevrolet Onix em alguns meses. E parece que isso não mudará tão cedo.
E um dos motivos para tal sucesso é oferecer versões desde puramente para o trabalho até para o lazer. E uma das perguntas que mais ouvimos quando falamos em Strada é se vale a pena comprar a Endurance com o motor 1.4 Fire ou partir para a Freedom ou Volcano, com o 1.3 Firefly, mais moderno. Reunimos as Strada Endurance e Freedom em suas carrocerias de cabine dupla para mostrar as diferenças entre elas em equipamentos, preços, manutenção, ao volante e para quem cada uma vale a pena.
Jogo dos "7 erros"
Não foi a toa que escolhemos as versões com cabine dupla da Fiat Strada para este comparativo. A nova carroceria com 4 portas é um destaques da nova geração da picape e conseguem servir tanto para o trabalho quanto para o lazer - para ver os testes com as versões da cabine simples, se preferir, basta clicar nos links acima.
Galeria: Comparativo: Fiat Strada Endurance CD 1.4 vs. Fiat Strada Freedom CD 1.3
E não é difícil diferenciá-las visualmente. A Endurance não esconde sua preferência pela turma do batente já de cara, abrindo mão da pintura no para-choque dianteiro, dos faróis de neblina e até mesmo das calotas nas rodas de ferro de 15", já que são opcionais e estão no carro testado. Se olhar pela traseira, dá pra reconhecer pelo logo identificando a versão e a ausência da capota marítima, outro opcional. Ao menos o protetor de caçamba é de série.
A Freedom já é mais social, digamos assim. Para-choque na cor do carro, faróis de neblina, rodas de 15" com pintura cinza, pintura na maçaneta e retrovisor e, nas unidades de teste, até mesmo a cor branca as diferenciava. Enquanto a Endurance usa um branco sólido, o Branco Branchisa, enquanto a Freedom já foi ao branco perolizado, o Branco Alaska, nem disponível para a básica. Ela não tem os apliques da Strada Volcano ou os faróis de LEDs, mas já tem algum charme a mais.
Mas ao menos elas trazem o mínimo de conforto como item de série. Mesmo a Endurance, há direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, controles de tração e estabilidade com TC+ (que faz o papel de um bloqueio eletrônico de diferencial), 4 airbags e luz diurna halógena. Na Freedom, a direção hidráulica é trocada pela elétrica, há vidros, travas e retrovisores elétricos, repetidor de seta nos retrovisores, sistema de som com USB e Bluetooth e controles no volante, regulagem de altura do banco do motorista, capota marítima, trava elétrica na caçamba e diferenças nos tecidos dos bancos, apesar de ambas usarem colunas e teto em preto.
Nem mesmo a capacidade de carga se difere entre elas. No caso das versões com cabine dupla, são 650 kg de capacidade e 844 litros, e sempre com a tampa com acionamento leve, com a ajuda de uma mola para o amortecimento na abertura e facilitar o movimento.
Fire ou Firefly?
A Strada Endurance manteve um velho conhecido do mercado brasileiro. O 1.4 da família Fire tem história no país e desenvolveu uma boa fama por sua durabilidade, confiabilidade e facilidade de manutenção, um dos motivos pelo qual a Strada vende bem para empresas há muitos anos.
Por outro lado, as demais versões usam o 1.3 Firefly, uma nova geração de motores da marca que inclusive originou o novo 1.3 turbo que hoje está na Toro e no Jeep Compass. Apesar de ser um aspirado sem injeção direta, tem outras tecnologias que reduzem peso e atrito e colaboram em números de potência e torque, desempenho e consumo.
Lado a lado, eles até se equivalem em alguns pontos. Por exemplo, o Firefly apostou na mesma arquitetura de 2 válvulas por cilindros para privilegiar o torque em baixas rotações, além do uso de comando único com variador de fase, como no 1.4 Fire. Com uma litragem pouco menor (1.332 cm³ vs. 1.368 cm²), tem potência consideravelmente maior, com até 109 cv diante dos 88 cv do Fire, além de uma elasticidade maior, com pico a 6.250 rpm versus 5.750 rpm. Em torque, são até 14,2 kgfm ante 12,5 kgfm, ambos a 3.500 rpm.
Isso fica perceptível ao dirigir as 2 versões da Strada. A Endurance tem bom torque e é ajudada por uma relação bem curta da transmissão principalmente nas primeiras marchas, mas basta passar para a Freedom com o motor mais moderno para perceber a principal diferença. Mesmo que em números não seja uma diferença tão grande (12,5 vs 14,2 kgfm), o 1.3 já disponibiliza uma parte dessa força mais cedo que o 1.4, dando a impressão de ser um motor mais solto e leve que o antigo Fire, que inclusive mantém o tanque de partida auxiliar.
Com isso, ele permite até trocas de marchas mais cedo e menos pressão no acelerador para andar na cidade e nos devolve isso com uma leve vantagem no consumo, marcando 8,6 km/l versus 8,2 km/l na Endurance (com etanol). Ainda são boas marcas para ambas, mas a idade do Fire começa a ser perceptível nesse momento, já que a grande novidade que o Firefly trouxe foram materiais e construção justamente reduzindo atritos e peso do conjunto, o que ajuda na eficiência e no desempenho.
O Fire 1.4 é um motor mais áspero, ruidoso. A Strada Endurance também tem a direção hidráulica no lugar da elétrica, que está na Freedom. O motorista lembrará disso a todo momento, com um volante mais pesado e que filtra menos o que passa no piso. Quando falamos em conforto de suspensão, as duas são semelhantes, com a mesma arquitetura e até mesmo a mesma medida de pneus, altos 195/65 R15. Para uma picape, a Strada tem uma boa estabilidade em curvas e até uma boa dose de conforto, apesar de ainda ser um pouco mais dura que um carro de passeio justamente pela traseira com o feixe de molas na traseira para levar peso.
Apesar de não ser o foco principal da Strada, ver os números de aceleração mostram essa diferença entre as 2 motorizações. Mais do que isso, a vantagem do 1.3 na retomada de 80 a 120 km/h em 4ª marcha mostra a elasticidade do Firefly, que coloca o pico de potência em uma rotação superior e ainda entrega uma boa força em baixas. O consumo na estrada também é um pouco melhor pela menor dificuldade em manter a velocidade, apesar da mesma relação de marchas entre elas, que deixa a 5ª marcha ainda curta para esse uso - uma 6ª se encaixaria muito bem ao menos no 1.3.
Na hora da manutenção
A Fiat não manteve o 1.4 Fire na Strada Endurance apenas para produzir uma versão mais barata. Por ser um motor mais conhecido no mercado e com maior oferta de peças e mão-de-obra, pode ser reparado em oficinas independentes com facilidade, além de diversas opções de fornecedores de componentes no mercado - nem sempre com a melhor qualidade. Para empresas, isso é importante para reduzir os custos e reduzir o tempo de carro parado em caso de pane.
O mesmo vale até mesmo para o sistema de direção hidráulica que, apesar de ter mais componentes que a elétrica, é consideravelmente mais simples e também mais barata na hora do reparo, mesmo que isso aconteça em um futuro não próximo. Freios e suspensão tem componentes compartilhados entre as versões, sem variação.
Mas se a manutenção for nas concessionárias, vale pegar a calculadora. Pelo site da montadora, a Strada 1.3 tem a soma menor que a 1.4 das 6 primeiras revisões (1 ano ou 10.000 km cada) pela ausência da troca da correia de sincronismo do motor, que é feita aos 60.000 km no motor 1.4 Fire. Veja as tabelas abaixo:
Fiat Strada 1.4 | Fiat Strada 1.3 | |
10.000 km/1 ano | R$ 344,00 | R$ 412,00 |
20.000 km/2 anos | R$ 432,00 | R$ 528,00 |
30.000 km/3 anos | R$ 672,00 | R$ 424,00 |
40.000 km/4 anos | R$ 664,00 | R$ 1.068,00 |
50.000 km/5 anos | R$ 376,00 | R$ 440,00 |
60.000 km/6 anos | R$ 1.412,00 | R$ 636,00 |
TOTAL | R$ 3.900 | R$ 3.508 |
Nas revisões que envolvem trocas de óleo e filtro, mais simples (10.000 e 50.000 km no 1.4 e 10.000, 30.000 e 50.000 km no 1.3), a Strada 1.4 tem a vantagem, assim como quando há trocas de peças como o filtro de ar e de combustível por preços menores das peças. Se for revisões por tempo nos 3 anos de garantia, a Strada 1.4 é mais barata para manter nas concessionárias.
Na hora da compra
Na tabela de preços, a Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Dupla custa R$ 83.890. Como falamos na parte de equipamentos, já vem com itens básicos de conforto e de segurança, como ar-condicionado, controles de tração e estabilidade e 4 airbags. Há um Pack Worker (R$ 3.700), que adiciona capota marítima, travas e vidros elétricos e ajuste de altura do banco do motorista, mas que faz a picape passar dos R$ 87.390 cobrados pela Freedom. E os R$ 180 das calotas...
A Endurance inclusive perdeu o opcional de sistema multimídia que era oferecido (e equipa o carro das fotos), que a deixava mais cara que a Freedom. Há um rádio com USB e Bluetooth como opcional de R$ 1.700, mas boa parte dos compradores acabam optando pela instalação como acessórios fora da fábrica.
A Freedom tem como opcional apenas o sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento de smartphones, que joga seu preço para R$ 90.590. Tem tudo que a Endurance recebe inclusive como opcional, além das rodas de liga-leve, retrovisores elétricos e faróis de neblina, além do próprio motor 1.3.
Nos dois casos, vale a pena ficar dentro do pacote de itens de série. Na Endurance, ir além a aproxima da Freedom. Na Freedom, já fica com preço pouco abaixo da Volcano, que tem os faróis full-LEDs e outros detalhes de acabamento extras. Nas concessionárias, a negociação é diferente, principalmente nas vendas diretas e para a versão Endurance.
Conclusão
A dúvida entre Strada 1.4 e 1.3 deve ser respondida pelo uso da picape e do cliente. A Endurance reforça sua proposta comercial, com simplicidade mecânica e de equipamentos, mas menor custo de compra, maior facilidade de manutenção e menores custos dependendo do prazo. Abre mão de alguns confortos, mas quer ser sua melhor funcionária.
A Freedom vai para um público menos comercial, mas que ainda fará o uso para o trabalho, sem abrir mão de alguns confortos. Não é tão barata na compra e na hora da manutenção, mas é menos despojada inclusive visualmente, porém suas prioridades não podem cruzar com a Volcano, a topo de linha.
Fotos: Leo Fortunatti (Motor1.com Brasil)
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fichas técnicas
Fiat Strada Endurance 1.4 Cabine Dupla | Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Dupla | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.368 cm3, comando único com variador, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, 1.332 cm3, comando único com variador, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
85/88 cv a 5.750 rpm; Torque: 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm |
101/109 cv a 6.250 rpm; Torque: 13,7/14,2 kgfm a 3.500 rpm |
TRANSMISSÃO | manual com 5 marchas; tração dianteira | manual com 5 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e eixo rígido com molas parabólicas (feixe de molas) | McPherson na dianteira e eixo rígido com molas parabólicas (feixe de molas) |
RODAS E PNEUS | ferro (calotas opcionais) aro 15" com pneus 195/65 R15 | liga leve aro 15" com pneus 195/65 R15 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.140 kg em ordem de marcha | 1.167 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.474 mm, largura 1.732 mm, altura 1.599 mm, entre-eixos 2.737 mm | comprimento 4.474 mm, largura 1.732 mm, altura 1.606 mm, entre-eixos 2.737 mm |
CAPACIDADES | tanque 55 litros; caçamba 650 kg/ 844 litros | tanque 55 litros; caçamba 650 kg/ 844 litros |
PREÇO | R$ 83.890 (R$ 89.470 como testado) | R$ 87.390 (R$ 90.590 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol) | |||
---|---|---|---|
Fiat Strada 1.4 CD | Fiat Strada 1.3 CD | ||
Aceleração | |||
0 a 60 km/h |
5,6 s |
5,1 s | |
0 a 80 km/h | 9,5 s |
8,5 s |
|
0 a 100 km/h | 14,1 s | 12,4 s | |
Retomada | |||
40 a 100 km/h em 3ª | 12,1 s | 11,7 s | |
80 a 120 km/h em 4ª | 14,2 s | 12,8 s | |
Frenagem | |||
100 km/h a 0 | 40,2 m | 41,9 m | |
80 km/h a 0 | 25,1 m | 25,2 m | |
60 km/h a 0 |
14,1 m |
14,1 m | |
Consumo | |||
Ciclo cidade | 8,2 km/l | 8,6 km/l | |
Ciclo estrada | 10,0 km/l |
10,6 km/l |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas