Até 2002, era impossível pensar em um comparativo entre Porsche e Land Rover. Com o Cayenne, porém, a marca alemã invadiu o mercado de SUVs de luxo, categoria que a inglesa praticamente inventou com o Range Rover em 1970. O troco veio em 2011, quando o Evoque foi apresentado e populou o mundo como um SUV de estilo futurista e inspiração esportiva, a terra da Porsche. Esta, por sua vez, criava em 2014 o Macan, o irmão menor do Cayenne.
Hoje, Evoque e Macan têm muito em comum. São os modelos mais vendidos das duas marcas e estão mais de olho na esportividade que no fora-de-estrada, apesar de terem tração integral e aparatos para isso. No Brasil, são figuras carimbadas nos points da moda dos endinheirados e atraem olhares pelas ruas. Enquanto o Porsche passou por uma leve reestilização recentemente, o Evoque está em sua segunda geração, ainda novidade por aqui. Agora eles se encontram neste comparativo que, se alguém que dormiu em 2000, ficaria surpreso de sua existência em 2020.
Evoque e Macan parecem ter sido projetados para casais ou, no máximo, uma família pequena. Os SUVs compactos não são espaçosos como Cayenne e Discovery Sport, mas levam quatro pessoas com conforto. Ambos trazem saída de ar-condicionado no banco traseiro, sendo o do Porsche com regulagem de temperatura individual. Já o Evoque se aproveita de uma plataforma nova para tirar vantagem em alguns aspectos.
Apesar de ser menor, o Range Rover tem melhor aproveitamento interno. Na traseira, oferece mais espaço para as pernas e ombros. Na dianteira, apesar do console central alto como o do Porsche, é mais amigável aos ocupantes. Na hora de acomodar bagagens, são 91 litros a mais, além de uma boca mais ampla para o acesso - há tampa elétrica de série nos dois.
Na recente atualização, o Macan ganhou uma central multimídia com tela de 10,9" seguindo os mais novos lançamentos da marca. Apesar disso, ele manteve uma série de botões entre os ocupantes dianteiros, incluindo comandos do ar-condicionado, sistema de som e dos modos de condução - estes também selecionáveis pelo comando satélite no volante de três raios. É um charme clássico que se contrapõe com as três telas futuristas do Evoque, sendo uma no painel de instrumentos, uma do sistema multimídia e outra exclusiva para configurações do ar-condicionado, sistema de tração integral e outros sistemas. O efeito é moderno, mas seu uso pede mais atenção do motorista e, com isso, o distrai por mais tempo.
Vantagem: Evoque
Ambos têm tratamento premium, afinal, são nascidos em marcas tradicionais no mercado de luxo. Mas o Evoque P300 HSE R-Dynamic é a versão topo, enquanto o Macan (sem nome de versão) é a de entrada. Apesar dos preços próximos, a lista de equipamentos do Porsche é bem mais enxuta que a do Range Rover. Como referência, o Macan como testado (com rodas de 21", pintura Miami Blue, sistema de piloto automático adaptativo, câmeras 360º, etc) pode ultrapassar os R$ 390 mil. Com preço inicial de R$ 329.000, o SUV alemão é totalmente configurável.
Tabelado a R$ 312.900, o Evoque já vem de série com rodas aro 20", teto-solar panorâmico, sistemas de assistência de condução (piloto automático adaptativo, assistente de faixa), câmeras 360º com sistema de estacionamento automático e até mesmo uma câmera que mostra o que passa por baixo do motor (para uso off-road) e uma que exibe no retrovisor o que está atrás do carro. Esta nova geração do SUV inglês se destaca pela carga tecnológica. O Evoque também incorpora um sistema de som da Meridian, enquanto o Macan pode ter o sistema Bose como opcional.
Mas não pense que o Macan é "despojado" por ser uma versão de entrada. Alumínio, couro, encaixes perfeitos, enfim, um legítimo Porsche. Na verdade, nos dois é difícil achar algo para criticar em acabamento, sendo que o Macan oferece uma vasta lista de itens personalizáveis (até fibra de carbono pode ser usada), enquanto o Evoque pode ter o interior todo em preto, preto com gelo (como a unidade avaliada) ou vermelho.
Vantagem: Evoque
Em comum, Macan e Evoque trazem um motor 2.0 turbo com injeção direta sob o capô. Se você já foi olhar a ficha técnica, no entanto, percebeu uma diferença de 55 cv e 3,1 kgfm de torque a favor do Range Rover. O Macan perdeu 10 cv na reestilização para atender às normas de emissões na Europa, ganhando um filtro de partículas. Mas mesmo assim conseguiu deixar o Evoque para trás em todas as medições de desempenho...
Mesmo sendo um SUV com motor "pequeno" para os padrões da marca, o Macan não abre mão da dirigibilidade afiada de um Porsche. A direção é direta, com o volante de três raios compacto como nos outros modelos da casa, e a posição de dirigir é provocante até mesmo para um SUV. Ele mantém até a ignição no lado esquerdo e o painel com o conta-giros central analógico, um clássico. No volante, o seletor de modos de condução dita as regras pro Macan se comportar: desde um calmo carro para passear com a família até um esportivo nervoso com direito a controle de largada (e um show de "tiros" antes da saída) e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Se com menos potência o Macan foi mais rápido que o Evoque, bote na conta da transmissão. O PDK (dupla embreagem) da Porsche é mais arisco e permissivo que, por exemplo, os DSG ou S-Tronic, e bem mais rápido que o automático tradicional de 9 marchas do Evoque. O Land Rover demora mais para embalar e, com tal suavidade, parece até ter menos que os 300 cv declarados. A entrega de força é menos contundente que a do Porsche e, mesmo com o sistema híbrido-leve, teve consumo mais alto tanto na cidade (6,9 vs 7,4 km/l) quanto na estrada (9,9 vs 11,7 km/l).
O inglês é mais confortável. O alemão é mais esportivo, com sua suspensão firme e sem ajustes para os amortecedores. O Evoque é um "sofá" sobre rodas. O volante grande de quatro raios é o oposto do Porsche, com operação bem leve e menos direta. Até os bancos abraçam menos e deixam o corpo mais à vontade, como típico membro da família Range Rover.
O Macan bebe menos, anda mais e, mesmo mais firme, não chega a ser desconfortável. Então, fatura este quesito.
Vantagem: Macan
Se você busca prazer ao dirigir mesmo quando o assunto o SUV, o Macan é uma escolha que pode ser feita de olhos vendados. Porém, não podemos deixar de enxergar que o Evoque, além de mais moderno, é mais equipado, custa menos e oferece mais espaço e conforto. Se existe algum lado racional na compra de um SUV compacto de mais de R$ 300 mil, então o novo Evoque faz mais sentido.
Fotos: Leo Fortunatti
Range Rover Evoque P300 | Porsche Macan | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.998 cm3, comando duplo variável, turbo pulsativo, injeção direta, gasolina |
dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm3, injeção direta de combustível, duplo comando variável (abertura no escape), injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 300 cv a 5.500 rpm; 40,8 kgfm de 1.500 a 4.500 rpm | 245 cv de 5.000 a 6.750 rpm; 37,7 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 9 marchas; tração integral | câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas; tração integral |
SUSPENSÃO |
independente McPherson na dianteira e independente multilink na traseira |
independente braços sobrepostos na dianteira e independente multibraços na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 20" com pneus 235/50 R20 | liga leve aro 21" com pneus 295/35 (T) e 285/40 (D) (opcionais) |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP | discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.850 kg em ordem de marcha | 1.795 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.371 mm; largura 1.904 mm; altura 1.649 mm; entre-eixos 2.681 mm | comprimento 4.696 mm, largura 1.923 mm, altura 1.624 mm, entre-eixos 2.807 mm |
CAPACIDADES | porta-malas 591 litros; tanque 67 litros | tanque 65 litros, porta-malas 500 litros |
PREÇO |
R$ 312.900 (R$ 322.300 como testado) |
R$ 329.000 (+ R$ 390.000 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | |||
---|---|---|---|
Range Rover Evoque P300 | Porsche Macan 2.0T | ||
Aceleração | |||
0 a 60 km/h |
3,3 s |
2,7 s | |
0 a 80 km/h | 5,1 s |
4,2 s |
|
0 a 100 km/h | 7,2 s | 6,2 s | |
Retomada | |||
40 a 100 km/h em D | 5,4 s | 4,9 s | |
80 a 120 km/h em D | 5,0 s | 4,6 s | |
Frenagem | |||
100 km/h a 0 | 39,6 m | 37,7 m | |
80 km/h a 0 | 26,0 m | 23,8 m | |
60 km/h a 0 |
14,3 m |
13,5 m | |
Consumo | |||
Ciclo cidade | 6,9 km/l | 7,4 km/l | |
Ciclo estrada | 9,9 km/l |
11,7 km/l |
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