Por causa do líder Jeep Compass, 67% das vendas dos SUVs médios está concentrada na faixa até os R$ 160 mil. A Chevrolet já participava desta turma com o Equinox 2.0 turbo nas versões LT (R$ 132.490) e Premier 2.0 turbo (R$ 159.990), mas precisava de algo mais em seu catálogo para ganhar participação. A solução vem com o novo modelo 1.5 turbo, oferecido nas versões LT, Midnight e Premier, além da Premier 2.0 que se mantém na linha. No lugar de duas, agora são quatro opções do Equinox nas lojas.
O Equinox 1.5 turbo é praticamente o mesmo carro que conhecemos desde o final de 2017. Visualmente, apenas a ausência das ponteiras de escape na traseira denuncia o motor menor, mas o restante segue como sempre. Agora há também a versão Midnight, com os detalhes em preto e em posição intermediária da linha 1.5 turbo.
Já o motor é da mesma família do 1.4 turbo de Cruze e Tracker. Conta com injeção direta de combustível, turbo, duplo comando variável e rende saudáveis 172 cv e 27,8 kgfm de torque. No lugar do câmbio de 9 marchas do 2.0 turbo, há uma caixa de 6 marchas que também tem a opção de tração integral sob demanda na versão Premier, como a que avaliamos na pista de testes de Cruz Alta, em Indaiatuba (SP).
São 90 cv e quase 10 kgfm de torque a menos que o Equinox 2.0 turbo, o que pode passar a impressão de que o Equinox 1.5 turbo é um carro lento. Mas lembre-se que ainda assim são 172 cv e 27,8 kgfm de torque para empurrar 1.606 kg (cerca de 90 kg a menos que o 2.0), números respeitáveis para a categoria e faixa de preço - a GM fala em 9,2 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h. Como exemplo, o rival VW Tiguan 1.4 TSI Comfortline tem 150 cv e 25,5 kgfm para 1.598 kg.
Na verdade, sempre achei o Equinox 2.0 "exagerado". É muita força para uma proposta familiar e de conforto, com um SUV que acelera rápido demais, mas não tem suspensão ou direção para isso - diferente dos SUVs esportivos, por exemplo. E de fato o 1.5 turbo me agradou mais, com um comportamento mais equilibrado e condizente com o que ele se propõe. No campo de provas da GM, que simula diversas condições, mesmo na serra o motor respondeu bem em baixas rotações, com uma transmissão de passagens suaves. Não adianta exigir esportividade deste câmbio, pois as reduções só acontecem se você insistir mesmo no pedal do acelerador ou fazê-las manualmente por (nada convidativos) botões no topo da alavanca de câmbio.
A suspensão segue o mesmo conceito do Equinox 2.0, um verdadeiro SUV norte-americano. A prioridade são os ocupantes, não uma condução esportiva. Oferece boa estabilidade no uso normal, com a ajuda da tração integral (na versão Premier) quando detecta que há uma saída de frente. É confortável e seguro, principalmente pela ação rápida (e ás vezes adiantada) do controle de estabilidade e do sistema de tração, mas sem animar.
O Equinox 1.5 turbo vai de R$ 129.990 a R$ 154.990 (veja os preços e equipamentos clicando aqui). Continua importado do México e ficará acima do novo Tracker a partir de 2020, enquanto o novo SUV médio produzido na Argentina não chega - previsão é 2021.
Em resumo, o Equinox ficou mais competitivo e mais equilibrado com o motor 1.5 turbo. O SUV mantém um pacote de equipamentos interessante da versão Premier, além de abrir uma nova possibilidade com a Midnight e atender ao público abaixo dos R$ 130 mil com a LT. Em nosso futuro teste instrumentado, esperamos principalmente uma melhora no consumo, um dos pontos negativos do Equinox 2.0. Dados oficiais indicam médias de 9,5 km/litro na cidade e 11,7 km/litro, contra 8,4 e 10,1 km/litro do 2.0, respectivamente.
Fotos: divulgação
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.490 cm3, duplo comando de válvulas variável, injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
172 cv a 5.600 rpm; Torque: 27,8 kgfm de 2.500 a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 6 marchas, tração integral sob demanda |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multibraços na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 19" com pneus 235/50 R19 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e ESP |
PESO | 1.606 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.652 mm, largura 1.843 mm, altura 1.695 mm, entre-eixos 2.725 mm |
CAPACIDADES | tanque 59 litros; porta-malas 468 litros |
PREÇO | R$ 154.990 |
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