Já dirigimos: Ford Ranger Raptor é a versão que a gente quer
Potente e corajosa, ela carrega muito e anda forte seja qual for o terreno
Você precisa ter um certo auto-controle para dirigir a Ford Ranger Raptor. Não pode se deixar levar, pois a picape vai te dar muita confiança e não demora nada para começar a andar bem rápido, ainda mais considerando que pesa 2.435 kg e mede 5,40 metros de comprimento, algo que não é muito adequado para altas velocidades. Porém, a Ranger Raptor ignora estes problemas e entrega muita velocidade, e é por isso que é tão divertida de dirigir.
Galeria: Já dirigimos: Ford Ranger Raptor
A Ford Ranger Raptor é uma versão preparada pela Ford Performance, departamento da fabricante que faz outros modelos esportivos como Fiesta ST e Focus RS, dois nomes muito fortes no segmento de hot hatches. A mesma fórmula foi repetida na Raptor: tem potência elevada, um acabamento específico e melhorias na carroceria para deixar claro que ela não é uma simples Ranger.
Pura maldade
Imponente. É difícil usar outro adjetivo, pois a Ranger Raptor é ainda maior e mais poderosa do que as versões convencionais. Seu comprimento cresce 4 cm e alcança os 5,40 metros, enquanto a largura aumentou em 17 cm para chegar aos 2,18 metros. Guiá-la pela cidade requer um pouco de familiaridade, mesmo com a vantagem de ter uma visão periférica por conta da sua posição de dirigir bem alta. Até entrar nela exige um pouco de destreza, pois o vão livre do solo é de 28 cm.
Mesmo se o cliente escolher a cor cinza Conquer, é difícil andar com a Ranger Raptor sem se notado - culpa da série de personalizações feitas em seu visual. Ganha uma grade enorme com o escrito "Ford" (da mesma forma que a F-150 Raptor) e tem caixas de rodas alargadas para caberem as rodas de 17" com pneus feitos pela BF Goodrich, que tem sulcos mais profundos para andar na terra (e não é muito adequado para o asfalto).
Na terra, porém, ela está em seu habitat. A picape consegue superar trechos alagados de até 85 cm e não tem medo de obstáculos que parecem ser insuperáveis, graças aos para-choques desenhados para não raspar em pedras.
Civil por dentro
Hoje em dia, as picapes estão deixando de ser um veículo de trabalho para apostar em um acabamento de carro de passeio. É assim com a Ford Ranger normal e fica ainda mais caprichado na Raptor. Traz central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, um confortável porta-copos no túnel central e uma aparência bem sóbria, por conta das coberturas pretas e plásticos na mesma cor.
Olhando de perto, é possível notar que a coluna de direção tem paddle-shifts largos para trocas manuais de marcha e o volante ostenta um detalhe vermelho no topo para sinalizar que as rodas estão retas, dois detalhes normalmente vistos em carros de rali.
Esportivo com caçamba
A Ranger Raptor, como dizíamos, deve ser guiada com calma, pois seu motor 2.0 biturbo diesel de 213 cv tem desempenho surpreendente para um veículo deste tamanho: a picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10,5 segundos.
O 2.0 é bem suportado pela transmissão automática de 10 marchas, muito efetiva, pois ela sempre faz as trocas no momento certo, mesmo em situações difíceis, como passagens fora de estrada, onde a picape se sente à vontade com sua suspensão com curso 30% mais longo.
Para deixar o motorista mais tranquilo, a picape vem com assistente de frenagem de emergência e um seletor de modo de direção que muda a resposta do motor, da tração nas quatro rodas e do câmbio (que conta com uma caixa de redução), dependendo do tipo de solo: no asfalto, é possível escolher entre Normal e Sport, enquanto as superfícies mais acidentadas podem ser superadas com os modos Lama, Neve, Pedra e Baja - este último para andar na areia.
Não foge do trabalho pesado
Além da aparência agressiva e do desempenho, a Ranger Raptor manteve sua vocação para atividades de trabalho, da mesma forma que versões mais baratas da picape. Isso é demonstrado com os testes feitos com a porta da caçamba, que precisa suportar um peso de 100 kg aplicado 84 mil vezes - uma forma de simular 10 anos de uso pesado em condições reais.
Mais de R$ 275 mil...
Toda a preparação feita pela Ford Performance afeta seu preço, pois a Ford Ranger Raptor custa mais de 62 mil euros (cerca de R$ 275,2 mil) na Europa. Não é pouco, mesmo considerando todas as melhorias e a lista de equipamentos rica, pois a Ranger normal tem um preço inicial que é menos da metade disso. Talvez seja por isso que a Ford não sinaliza seu lançamento no Brasil, uma vez que ela chegaria por um valor semelhante em nosso mercado - lembrando que ela é produzida somente na Tailândia. Mas até a Argentina receberá o modelo importado, então, por que não o Brasil?
FICHA TÉCNICA | FORD RANGER RAPTOR |
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.995 cm3, turbo de geometria variável, diesel |
POTÊNCIA/TORQUE | 213 cv; 51 kgfm |
TRANSMISSÃO | Automática de 10 marchas, caixa reduzida, tração 4x4 |
SUSPENSÃO |
independente braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 17" com pneus 285/70 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 2.585 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 5.363 mm, largura 1.860 mm, altura 1.873 mm, entre-eixos 3.220 mm |
CAPACIDADES | tanque 80 litros |
PREÇO |
R$ 275 mil (estimado) |
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