Oito anos de carreira é muito para um automóvel. Mesmo que esse automóvel seja o Range Rover Evoque, o SUV compacto de luxo mais famoso do mercado. Lançado em 2011, ele se tornou o best seller da marca inglesa, que neste período vendeu mais de 770.000 exemplares mundo afora, muitos desses para quem nunca teve um Range Rover.
Dito isso, como atualizar o Evoque? A resposta é simples: siga a tendência do mercado. Coloque um motor híbrido, tecnologias alinhadas com o tempo e renove suas linhas impactantes.
À primeira vista, o novo Evoque parece ser idêntico ao da primeira geração. Não há como se chatear com um modelo tão bem-sucedido e apreciado, então funciona bem manter a estratégia. Os faróis são mais finos, há uma nova linha de cintura abaixo dos retrovisores e as lanternas estão com uma mascara escura, agora atravessando a traseira como nos Porsche.
A inspiração visual vem do Range Rover Velar e, como nele, as maçanetas são retráteis e destacam a carroceria de cinco portas, a única disponível no novo Evoque (o antigo tinha a opção cupê e conversível de duas portas). O Evoque empresta do Velar também as linhas limpas da carroceria, o que torna esta segunda geração ainda mais refinada e luxuosa.
O conjunto mecânico também é novo, não mais de origem Ford (como a antiga geração antes dos motores Ingenium) e a carroceria é feita em alumínio e aço, embora o uso de materiais leves não dê grande resultado final na balança. O Evoque com motor 2.0 diesel e tração integral (de série) pesa 1.930 kg, bastante para um carro de 4,37 metros, que mesmo nas versões mais leves a gasolina pesa cerca de 1.700 kg.
Este peso elevado é sentido quando se guia mais rápido e particularmente em pisos escorregadios, mesmo que a eletrônica dê uma mão para tornar a direção sempre fácil e pouco exigente.
As novidades mais marcantes estão no interior, onde a Land Rover trabalhou para agradar não apenas aos olhos. O novo SUV ganhou 2 cm de entre-eixos, o suficiente para tornar a área traseira mais acolhedora. Até mesmo o porta-malas cresceu (tem 591 litros com os bancos levantados) e se tornou mais explorável. Não muda na profundidade, mas o espaço sob a cobertura aumentou 4 cm e cresceu 2 cm na largura. No entanto, falta um segundo espaço abaixo do piso, ocupado pelo estepe. Em suma, o Evoque não muda muito, mas se torna um carro mais espaçoso e habitável.
A segunda geração do Evoque é completamente inédita no habitáculo, que agora se desenvolve muito mais horizontalmente e parece muito mais tecnológico, como foi visto no Velar. No interior são três telas, uma de 12,3" para os instrumentos e duas de 10" no console, uma acima da outra, sendo uma para o sistema multimídia e a outra para a climatização.
Apenas a tela de 10" do sistema multimídia é um item de série, sendo que as outras duas são opcionais. Apreciamos que o controle da temperatura é feito por dois comandos giratórios para que o motorista possa fazer o ajuste sem tirar os olhos da estrada (uma vantagem para a segurança).
Falando em comando giratório, o câmbio voltou a usar uma alavanca. Ela permitiu mais espaço para objetos, como um smartphone, mas que infelizmente não pode ser carregado por indução (nem como opcional).
As dimensões compactas do Evoque o tornam bastante admirável na cidade, mesmo com a largura generosa (1,90 m) e o peso elevado. No entanto, o motor turbodiesel 2.0 de 240 cv tem torque de sobra, bastando apertar o acelerador para esquecer o tamanho e a gordura extra.
A linha do Evoque 2020 foi reforçada com os renovados motores a gasolina e diesel, todos 2.0 ligados ao câmbio automático de 9 marchas da ZF (caixa manual está prevista apenas para o diesel de 150 cv). Há também um sistema híbrido leve.
Esse híbrido desfruta de uma rede elétrica suplementar de 48 volts, que não alimenta a parte de bordo como instrumentos e multimídia (para estes ainda há o 12 volts), mas coloca em funcionamento um pequeno motor elétrico de 15 cv que está conectado ao virabrequim do motor.
Em velocidades baixas, ele é girado pelas rodas e gera corrente que abastece uma bateria de 0,2 kWh, e ajuda o motor 2.0 em acelerações mais fortes. Além disso, o Evoque consegue se enquadrar como um híbrido e conseguir vantagens fiscais em diversos países.
A suspensão de controle eletrônico Adaptive Dynamics enfatiza a vocação do Evoque, voltado ao conforto. Ela absorve melhor e melhora a precisão da direção em curvas.
Como uma alternativa aos bancos em couro tradicionais, é possível pedir o revestimento "alternativo", que usa tecidos de eucalipto ou semelhantes ao veludo, obtidos com 53 garrafas de plástico recicladas.
O preço inicial do novo Evoque é de 39.250 euros e se refere à versão com motor 2.0 diesel de 150 cv, câmbio manual e tração dianteira (será vendida a partir de junho). De série traz faróis de LEDs, maçanetas retráteis, sensor de chuva, rodas de 17", ar-condicionado de duas zonas e a central de 10", enquanto a versão R-Dynamic (41.750 euros) adiciona visual exportivo no exterior, pedaleiras em alumínio, detalhes cromados e volante em couro.
Entre os opcionais imperdíveis está o novo sistema ClearSight Ground View, que utiliza câmeras na grade dianteira e nos retrovisores para perceber o tamanho da carroceria, o que dá uma bela ajuda em estacionamentos e para não ralar as rodas na calçada.
Já esperado no Brasil, o novo Evoque 2020 deverá chegar ao nosso mercado no segundo semestre, inicialmente como importado.
MOTOR |
dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.997 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape, injeção direta, turbo, gasolina + elétrico |
POTÊNCIA/TORQUE |
300 cv a 5.500 rpm; 40,8 kgfm de 1.500 a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 9 marchas, tração integral |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multibraços na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 20" com pneus 235/50 R20 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.925 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.371 mm, largura 1.904 mm, altura 1.649 mm, entre-eixos 2.681 mm |
CAPACIDADES | porta-malas 591 litros, tanque 67 litros |
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