Quem tem R$ 200 mil para comprar um carro dificilmente olha para um sedã japonês. É que, além da febre dos SUVs, nesta faixa estão alguns dos mais desejados sedãs alemães, como Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C. O que levaria então o consumidor a ir numa concessionária da Toyota para olhar o irmão maior do Corolla? Bom, o Camry carrega na bagagem o título de carro de passeio preferido há anos nos EUA e, agora nesta nova geração, chega com motorzão V6 com 310 cv e oferece conforto sem igual no banco traseiro.
Desenvolvido sobre a plataforma modular TNGA da Toyota, que sustenta o híbrido Prius e estará na próxima geração do Corolla, o novo Camry traz como benefícios o aumento de 30% na rigidez torcional (que melhorou a estabilidade e reduziu o ruído interno) e o incremento de 35 mm no comprimento, 15 mm na largura e 50 mm no entre-eixos. Fora isso, o centro de gravidade do sedã foi rebaixado em 40 mm, o que juntamente com a altura do banco do motorista 22 mm inferior, contribuiu para oferecer uma condução mais dinâmica.
Em termos visuais, o sedã grande da Toyota mantém certo conservadorismo, mas ficou sensivelmente mais jovem com a grande tomada de ar dianteira, além dos faróis Full LED (incluindo os de neblina) e das rodas aro 18". As lanternas traseiras, também em LED, ficaram mais compridas e se ligam por meio de uma barra com o nome do carro. Como não poderia faltar num modelo pensado para o mercado norte-americano, há uma série de detalhes cromados, mas nada exagerado.
É na cabine, porém, que o Camry conquista mais. Começa pelo painel com desenho arrojado na parte central, onde fica a central multimídia, passa pelo quadro de instrumentos com tela TFT de 7" para diversas informações do veículo, e chega ao banco traseiro que merece um capítulo à parte. Não bastasse o excelente espaço para os ocupantes, principalmente os das pontas, há possibilidade de inclinar eletricamente o encosto e, por meio de um painel colocado no apoio de braço central, comandar a temperatura do ar-condicionado traseiro, o sistema de som e subir ou descer a cortina elétrica do vidro de trás. Para completar, há cortinas também nas janelas laterais traseiras, para maior privacidade de quem viaja ali - o dono do carro, por exemplo.
O interior merece considerações sobre o acabamento, que é realmente premium. Até mesmo o aplique de madeira no painel ficou de bom gosto, sendo mesclado com material metálico, agradável de ver e tocar. A parte central do painel usa o tradicional black piano, enquanto o couro dos bancos e portas pode ser preto (como no carro testado) ou bege (uma novidade). Para o motorista, encontrar a melhor posição é muito fácil: tanto o banco quanto a direção trazem ajustes elétricos, e o assento é uma verdadeira poltrona de tão confortável.
Entre os equipamentos do Camry XLE, vale destacar ainda o ar-condicionado de três zonas (duas na frente e uma atrás) e o sistema S-Flow, que identifica os assentos que estão ocupados para direcionar o fluxo de ar corretamente. Como esperado nesta categoria, o sedã de luxo japonês vem com chave presencial e partida por botão, controles de estabilidade e tração e sete airbags (sendo um para os joelhos do motorista). Também traz a melhor central multimídia que já testamos num Toyota, com tela de 8" e as funções de DVD, CD, GPS, câmera de ré e Bluetooth, além de ter entradas USB e Auxiliar. Também há duas tomadas de 2,1 amperes para o banco traseiro no console central, abaixo das saídas de ar.
Interessante que, mesmo sendo voltado ao mercado dos EUA, o Camry mantém origens japonesas. Em movimento o sedã obviamente prioriza o conforto, rodando com muita suavidade e silêncio, mas sem parecer molenga ou desajeitado em velocidades elevadas. A direção elétrica firme também foi outra surpresa, apesar de manter a assistência necessária em manobras de baixa velocidade. Instigado pelo empurrão (e pelo ronco) do V6 em altas rotações, o Toyotão é um excelente companheiro para viagens longas em autoestradas bem pavimentadas.
Falando no V6, trata-se de um motor de 3.5 litros e 24 válvulas, que recebeu um novo sistema de variação das válvulas de admissão, além da injeção direta. O resultado foi uma potência de notáveis 310 cv, com torque de 37,7 kgfm a 4.700 rpm. Outra novidade, o uso do ciclo Atkinson possibilita redução de consumo em conjunto com a nova transmissão automática de 8 marchas. Os benefícios ficaram claros nas nossas medições de economia, principalmente na estrada: média de 14,6 km/l de gasolina. Já na cidade, mesmo com o sistema start-stop, a média ficou em 7,2 km/l.
Melhor mesmo é desfrutar do "seis bocas" para acelerar, ainda mais nestes tempos de downsizing, onda que está substituindo os V6 aspirados como esse do Camry por motores de 4 cilindros turbinados, como os 2.0 do Audi A4 e do BMW Série 3. Mesmo sem ter a pegada inicial dos rivais turbinados, que se caracterizam pela entrega do torque máximo em baixos giros, o Camry empolga nas saídas e mais ainda nas ultrapassagens. Basta ver que foram precisos apenas 6,8 segundos no teste de 0 a 100 km/h e somente 4,6 s na retomada de 80 a 120 km/h. Isso sem falar na bela melodia do V6 ecoando pela dupla saída de escape.
Apesar das respostas contundentes e do bom comportamento dinâmico, porém, não espere esportividade do Camry. Não há, por exemplo, borboletas para trocas manuais de marcha. E as curvas mais fechadas expõem a carroceria a movimentações indesejadas, mostrando que o modelo não foi feito para esse tipo de uso.
A personalidade diferente dos alemães, entretanto, é justamente a razão de ser do novo Camry. Se você procura algo fora do tradicional "executivo esportivo" dos rivais e um carro mais discreto (o que é uma boa nesses tempos violentos), então você tem sim bons motivos para deixar seus R$ 199.990 numa concessionária Toyota.
Fotos: autor / Motor1.com
MOTOR | dianteiro, transversal, 6 cilindros em V, 24 válvulas, 3.456 cm3, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, injeção direta, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
310 cv a 6.600 rpm; 37,7 kgfm a 4.700 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 8 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e double wishbone na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 18" com pneus 235/45 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.540 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.885 mm, largura 1.840 mm, altura 1.455 mm, entre-eixos 2.825 mm |
CAPACIDADES | porta-malas 593 litros, tanque 60 litros |
PREÇO | R$ 199.990 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | ||
---|---|---|
Camry V6 | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 3,4 s | |
0 a 80 km/h | 4,9 s | |
0 a 100 km/h | 6,8 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 5,2 s | |
80 a 120 km/h em S | 4,6 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 36,7 m | |
80 km/h a 0 | 21,5 m | |
60 km/h a 0 | 12,1 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 7,2 km/l | |
Ciclo estrada | 14,6 km/l |
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