Vídeo teste: Vale a pena comprar o VW Gol automático?
Veja também os números das medições instrumentadas do hatch com o novo conjunto de motor e câmbio
Mesmo com a próxima geração à caminho, com a plataforma MQB-A00, o atual Volkswagen Gol ainda tem lenha para queimar no mercado brasileiro. Inédito após décadas de produção, o VW com câmbio automático chega como opção de um segmento que só cresce, dos populares sem pedal de embreagem, e terá como principais oponentes o Chevrolet Onix 1.4 AT, Ford Ka 1.5 AT e Toyota Etios 1.3 AT, além do Hyundai HB20 1.6 AT este um pouco mais caro.
Para tanto, o Gol recebeu o motor 1.6 16 válvulas EA-211 (mesma família do 1.0 de 3 cilindros do Gol, Up! e Polo), que gera 120 cv e 16,8 kgfm de torque, aliado ao conhecido câmbio Tiptronic de 6 marchas - mesmo usado em modelos como o Jetta, Golf e os próprios Polo e Virtus. Testamos o Gol AT na cidade, na estrada e na pista; contamos como ele anda, seus pontos positivos e negativos e se a idade do projeto já começou a prejudicá-lo. Veja também os números do nosso teste instrumentado (aceleração, retomada, frenagem e consumo urbano e rodoviário).
Vídeo: Paulo Henrique Trindade / Fotos: divulgação
Ficha técnica - Volkswagen Gol 1.6 AT6
MOTOR | dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.598 cm³, 16 válvulas, duplo comando de válvulas com variador da admissão, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
110/120 cv a 5.750 rpm; 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 15" com pneus 195/55 R15 |
FREIOS | discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD |
PESO | 1.040 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 3.892 mm, largura 1.656 mm, altura 1.474 mm, entre-eixos 2.467 mm |
CAPACIDADES | tanque 55 litros, porta-malas 285 litros |
PREÇO | R$ 54.580 (R$ 59.580 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | ||
---|---|---|
VW Gol 1.6 AT | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 4,8 s | |
0 a 80 km/h | 7,6 s | |
0 a 100 km/h | 11,2 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em D | 8,7 s | |
80 a 120 km/h em D | 8,4 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,1 m | |
80 km/h a 0 | 25,5 m | |
60 km/h a 0 | 14,0 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 8,0 km/l | |
Ciclo estrada | 12,5 km/l |
Galeria: Volkswagen Gol 1.6 MSI AT6 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos