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Primeiras impressões Ford Ka FreeStyle: Hora de crescer

Ka ganha novo motor 1.5 e câmbio automático para tomar de vez o lugar do Fiesta no posto de compacto da marca

Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

O Ka começa o aquecimento para substituir de vez o Fiesta no mercado brasileiro. Com 440 mil unidades vendidas desde 2014, quando foi lançada a atual geração (somando hatch e sedã), o compacto empurrou o irmão mais velho para o canto das lojas e agora a Ford parece tomar o caminho da GM: investir num único modelo para disputar o segmento de entrada. A linha 2019 estreia com a inédita versão FreeStyle (que substitui Trail) como topo de linha, trazendo o motor 1.5 de 3 cilindros (mesmo do EcoSport) e novos câmbio manual (5 marchas) e automático (6 marchas), além da central multimídia Sync3 e 6 airbags como itens de série, entre outras novidades.

O que é?

Trata-se de uma atualização do atual Ka lançado quatro anos atrás, com leves mudanças visuais e significativas alterações na parte técnica - algo parecido com o que aconteceu com o EcoSport. A Ford passou a produzir no Brasil o motor 1.5 Ti-VCT de 3 cilindros e a nova caixa manual MX65, além de ofertar, pela primeira vez, o câmbio automático na linha Ka. É a mesma transmissão usada no EcoSport, com conversor de torque e 6 marchas, porém, com relações mais longas, pois o compacto é mais leve que o SUV e pode priorizar o consumo sem perder desempenho. 

Avaliação Ford Ka Freestyle 2019
Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

O motor tem praticamente o mesmo rendimento que no Eco (muda somente admissão), entregando 136/128 cv de potência e 16,1/15,6 kgfm de torque (etanol/gasolina) - números vistosos em relação ao atual 1.5 Sigma de 4 cilindros, de 111 cv e 14,9 kgfm de torque. Entre os destaques do novo propulsor, além do cilindro a menos, estão o duplo comando variável (admissão e escape), tuchos hidráulicos com balancins roletados (que o antigo Rocam tinha e o Sigma aboliu), coletor de escape integrado ao cabeçote, bomba de óleo de dois estágios (para altas e baixas rotações) e sistema de partida a frio por aquecimento do combustível, sem necessidade do tanquinho extra de gasolina. 

Já o novo câmbio manual é 6 kg mais leve em relação ao IB5 usado até então, além de ter a marcha a ré sincronizada. A Ford também destaca que as três primeiras marchas receberam dupla sincronização, para engates mais fáceis e precisos, enquanto o acabamento retificado nas 2a e 3a marchas permite menor ruído. Sobre a não utilização de uma sexta marcha, como nos rivais Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X, a Ford diz que conseguiu atender às expectativas de eficiência energética com as 5 marchas, não vendo necessidade, portanto, de aplicar uma marcha extra (o que geraria custo). 
Avaliação Ford Ka Freestyle 2019
Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

Por sua vez, a transmissão automática 6F15 é aplicada pela primeira vez num hatch compacto da Ford, no lugar da famigerada Powershift de dupla embreagem do Fiesta. Mantém os recursos do EcoSport, como modo esportivo (posição S) e possibilidade de trocas manuais, mas somente em botões na alavanca (o Eco vem com borboletas no volante). Quando equipado com essa caixa, o FreeStyle também vem com controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático). 

Ainda na parte mecânica, a Ford diz ter trabalhado na suspensão, direção e acústica do Ka aventureiro. Na parte de ruídos, houve melhora no isolamento do motor e caixas de roda. A suspensão foi elevada para um total de 188 mm de altura livre do solo, além de receber uma nova calibração de molas e amortecedores para maior suavidade em pisos ruins. Em compensação, para não afetar a estabilidade, as bitolas ficaram 30 mm mais largas, a barra estabilizadora dianteira ficou maior (23 mm de diâmetro) e o eixo traseiro foi enrijecido em 30%, reduzindo a rolagem da carroceria.

As rodas mantiveram o aro 15" (com design exclusivo), mas a direção elétrica foi recalibrada para ganhar firmeza em altas velocidades e curvas. Por fim, o controle de estabilidade passou a atuar não somente quando há perda de aderência nas rodas, mas também ao detectar uma aceleração lateral elevada, ou seja, inclinação acentuada numa curva. 

Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

Assim como o design foi pouco alterado (basicamente para-choques e grade), a reforma do interior poderia ter sido mais extensa. Nada muda no desenho do painel, quadro de instrumentos e laterais de porta, exceto pela parte central que agora serve de palco para a multimídia Sync 3. Com tela táctil de 6,5", o sistema fica em posição elevada e "flutuante", com fácil acesso. Possui comandos por voz, câmera de ré e conexões Android Auto e Apple CarPlay, além de duas entradas USB no console central, à frente do câmbio. Nesta versão FreeStyle, a parte superior do painel vem pintada de marrom (solução de gosto duvidoso) e os bancos são revestidos de couro e tecido, com detalhes também em marrom (embora a Ford diga que é "laranja queimado"). 

 

Importante modificação se deu na estrutura lateral da carroceria, de modo a apagar a nota zero no teste de impacto do Latin NCap. Foram aplicados reforços adicionais nas colunas B e no teto, além de aços de alta resistência nos pilares e reforços do assoalho, enquanto as peças tiveram a espessura aumentada em 1,2 mm. Também passam a fazer parte do pacote do Ka os airbags laterais e de cortina (6 bolsas no total), como item de série nas versões FreeStyle (só esperamos que não siga o exemplo do último EcoSport, que foi lançado com 6 airbags e depois os perdeu no ano seguinte). 

Como anda?

Nosso primeiro contato com o Ka FreeStyle se resumiu a uma volta de cerca de 20 km dentro do Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista. Pouco para explorar como se comporta o hatch com o novo conjunto mecânico, mas ao menos deu para notar a evolução da suspensão em trechos de piso acidentado e de terra.

Como no EcoSport, o novo 1.5 tricilíndrico é bem isolado em termos de vibração e ruídos. Não tem funcionamento tão "liso" quando o 1.5 Sigma de 4 cilindros, mas tem a vantagem dos coxins hidráulicos. Já em termos de desempenho, confesso que esperava um pouco mais. Talvez "amarrado" pela baixa quilometragem, ou pelo conversor de torque do câmbio automático, achei que o Ka com 136 cv e 16,1 kgfm de torque fosse ficar mais esperto.

Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

Não me pareceu, ao menos no campo das sensações, ter o mesmo pique do HB20X 1.6, ainda que o coreano seja menos potente (128 cv). Embora tenha comando duplo variável para favorecer o torque em baixa (85% a 1.500 rpm), o Ford rende claramente melhor em altos giros. Não que seja ruim, vai andar mais que o Onix 1.4 Activ, mas prefiro esperar nosso teste completo para melhor conclusão - inclusive com a versão manual, que não foi oferecida para avaliação. A marca fala em aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos na versão manual e 11,2 s na automática, com etanol. O consumo médio pelo Inmetro, com gasolina, é de 12,9 km/l no modelo MT e de 11,8 km/l no AT. 

Se a performance poderia ser melhor, o câmbio automático mostrou sua razão de ser com trocas suaves e programação eficiente, fazendo as mudanças ascendentes e reduções nas horas certas. O modo esportivo também estica as marchas a contento (pena não ter a borboleta no volante, pois o botãozinho de trocas manuais na alavanca é ruim de acionar e desestimula o uso). A alavanca é a mesma do Powershift do Fiesta, mas basta sair com o carro para notar a diferença de funcionamento entre eles. 

O melhor do FreeStyle, no entanto, é a suspensão. A Ford trabalhou bem no acerto para absorção de impactos, sem descuidar da estabilidade. Impressionou a suavidade com a qual o Ka passou pelas valetas do caminho, mesmo sem reduzir a velocidade. Também foi possível notar, especialmente no trecho de terra, o melhor isolamento acústico da cabine, com baixo nível de ruído interno apesar do piso de pedriscos. 

Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

Ao mesmo tempo, o FreeStyle manteve bons modos no asfalto. A suspensão mais macia que no atual Ka não significou perda na dirigibilidade, pelo contrário. O hatch segue com bom equilíbrio nas curvas e frenagens, ainda que a carroceria incline um pouco mais nesta versão aventureira, e é fácil de controlar mesmo quando próximo do limite. A direção também ficou mais precisa em velocidades de estrada, com um pouco mais de carga, mantendo a leveza nas manobras. 

Quanto custa?

Mais do que combater Onix Activ e HB20X, o Ka Freestyle tem a missão de ser uma opção mais acessível ao EcoSport dentro da própria Ford. Oferecido em pacote fechado de equipamentos (sem opcionais), a nova versão traz ar-condicionado, vidros elétricos, computador de bordo, multimídia Sync 3 com câmera de ré, rodas de liga aro 15", sensor de estacionamento traseiro, 6 airbags, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, retrovisores elétricos com seta embutida e bancos parcialmente revestidos de couro, entre outros itens. Os preços são de R$ 63.490 com câmbio manual e de R$ 67.990 com automático - praticamente o mesmo valor do Chevrolet, que tem motor inferior, e abaixo do Hyundai, sendo que ambos ficam bem atrás na oferta de equipamentos. 

Avaliação Ford Ka Freestyle 2019
Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

Para ajudar na pré-venda, que começa hoje (28), a Ford vai oferecer as três primeiras revisões gratuitas e financiamento em 24 vezes sem juros para o Ka FreeStyle, além de um bônus de R$ 2 mil no carro usado na troca. Ainda não sabemos se esses benefícios serão estendidos às demais versões. 

Por enquanto, o FreeStyle é o único Ka 2019 mostrado pela Ford. Mas a marca já adiantou que a nova versão 1.0 S terá, além do redesenho e do novo câmbio manual, o acréscimo de itens como ajuste de altura do banco do motorista, computador de bordo, vidros elétricos na dianteira, 4 alto-falantes e iluminação do porta-luvas, com preço de R$ 45.490 - aumento de R$ 710.

Fotos: autor e divulgação   

Ficha Técnica - Ford Ka FreeStyle AT

MOTOR dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 1.497 cm3, comando duplo variável, flex
POTÊNCIA/TORQUE

128/136 cv a 6.500; Torque: 15,6/16,1 kgfm a 4.750 rpm

TRANSMISSÃO câmbio automático de 6 marchas ; tração dianteira
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS alumínio aro 15" com pneus 185/60 R15
FREIOS discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS
PESO 1.135 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 3.886 mm, largura 1.695 mm, altura 1.542 mm, entre-eixos 2.491 mm
CAPACIDADES tanque 52 litros, porta-malas 255 litros
PREÇO  R$ 67.990

Galeria: Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

Foto de: Redação
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