Por fora, nada identifica a linha 2018 da Fiat Toro. Afinal, a picape foi lançada no começo de 2016 e ainda tem jeito de novidade nas ruas, mesmo sendo o terceiro modelo mais vendido da marca no País. As maiores novidades ficam por conta de dois botões no painel. Eles são o símbolo dos artifícios eletrônicos que a Fiat implementou para melhorar o desempenho e o consumo do motor 1.8 da versão de entrada da Toro.
A Toro foi o primeiro modelo da FCA a usar o motor 1.8 E-torQ na versão EVO VIS, com adição do coletor de admissão variável (Variable Intake System) e outras tecnologias, como alternador pilotado e bomba de óleo por demanda. Este coletor possui aberturas e atuadores que dão um caminho mais longo ao ar para o motor em baixas rotações, privilegiando o torque e as respostas iniciais - deficiência sentida nos primeiros Jeep Renegade - e um mais curto para gerar potência em alta. Ok, realmente a Toro já era melhor para arrancar e andar (principalmente na cidade) que a primeira versão do Jeep, mas ainda faltava algo, principalmente quando falamos de um veículo que, na teoria, foi feito para levar carga.
Os dois botões no painel são o "Sport", que muda a respostas do acelerador e do câmbio, e o start-stop, que desliga momentaneamente o motor nas paradas do trânsito.
Na prática, mesmo sem o Sport acionado, a Toro 2018 parece mais bem disposta, sem a preguiça da anterior. Existia um delay na aceleração que diminuiu (bem) e deixou a picape melhor para rodar em ambiente urbano. Agora, a Toro se "arrasta" menos para sair dos semáforos e retomar velocidade. Ainda não dá para chamar de ágil, afinal, ainda são os mesmos 139 cv (a 5.750 rpm) e 19,3 kgfm de torque (a 3.750 rpm) para uma picape de 1.600 kg (mais carga e passageiros). Mas é notável a melhora no campo das sensações.
Sozinha, essa mudança já geraria uma dose de economia de combustível, mas há também o sistema start/stop (o segundo botão do painel). Com etanol, a Toro 2018 cravou média de 6,5 km/l na cidade, o que pode parecer pouco, mas é uma evolução perto dos 5,8 km/l da anterior. Na estrada, onde o start/stop não interfere, a melhoria de consumo foi mais tímida, indo para 9,6 km/l, ante os 9,4 km/l anteriormente obtidos.
As respostas mais agradáveis foram comprovadas pelos nossos testes. Com o modo Sport acionado, foram necessários 13,9 segundos para arrancar de 0 a 100 km/h, uma melhora de 0,7 segundos (14,6 s antes). Pode parecer pouco, mas vale lembrar que as mudanças foram apenas eletrônicas. A retomada 80 a 120 km/h passou de 11,6 s para 10,5 segundos. Na "vida real", a diferença de 0,9 segundo pode significar uma ultrapassagem de sucesso ou não.
Dinamicamente, a Toro mantém o bom conjunto. Usando a plataforma monobloco do Renegade/Compass, tem acerto um pouco mais firme que o dos Jeep, por conta da capacidade de carga. Mesmo sendo um carro com centro de gravidade alto, segura a bronca quando exigida nas curvas. Mas os controles de estabilidade e tração são, digamos, "desesperados", entrando em ação antes do necessário. Com suspensão independente na traseira com molas helicoidais (como em um carro de passeio), a Toro não pula, mesmo quando descarregada, diferentemente das médias de chassi (excluindo a Nissan Frontier e seu sistema de cinco braços).
A Toro 1.8 segue vendida em versão única, sempre com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. Chamada de Freedom, custa iniciais R$ 90.990 (começou em R$ 75 mil no lançamento, lembra?) e traz direção elétrica, ar-condicionado analógico, controles de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, capota marítima, protetor de caçamba, computador de bordo, Isofix, assistente de partida em rampas, piloto automático, rádio com USB e Bluetooth e sensor de estacionamento traseiro.
Com o mesmo pacote desta unidade testada por nós, (menos o teto-solar, opcional que a versão 1.8 perdeu recentemente e está disponível apenas para a versão Volcano diesel), ela chega a R$ 98.103. Adiciona os retrovisores elétricos, rodas de liga-leve de 16", faróis de neblina, ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de chuva e luz, retrovisor fotocrômico e a central multimídia com tela de 5".
Esta multimídia parece pouca coisa para uma picape do tamanho da Toro, mas a câmera de ré, que faz parte do pacote, ajuda na hora de estacionar a picape com sua traseira alta e ângulo de esterço reduzido. Acreditem, colocar a Toro na vaga da garagem do meu prédio demorou mais do que quando estacionei a Chevrolet S10 alguns meses atrás.
A Toro mantém bom acabamento, dirigibilidade e facilidade de uso maior que das picapes médias. Na caçamba, leva até 650 kg ou 820 litros com a praticidade da tampa dividida em duas partes - um dos argumentos de venda mais fortes da Fiat. Com as mudanças no motor 1.8, ficou melhor de dirigir principalmente na cidade. Quer mais? Há o motor 2.4 Tigershark e as versões 2.0 turbodiesel, mas prepare o bolso: uma 2.4 com os mesmos itens do modelo avaliado sai por R$ 109.393. E a Volcano diesel 4x4 pode bater quase nos R$ 150 mil quando totalmente equipada.
Fotos: divulgação
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, comando simples variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE |
135/139 cv a 5.750 rpm; Torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 6 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e independente multibraços na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio aro 16" com pneus 215/65 R16 |
FREIOS | discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, com ABS |
PESO | 1.619 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.990 mm |
CAPACIDADES | tanque 60 litros, caçamba 820 litros, 650 kg |
PREÇO | R$ 90.990 (R$ 98.103 como testado) |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | ||
---|---|---|
Fiat Toro 1.8 Freedom | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 5,8 s | |
0 a 80 km/h | 9,4 s | |
0 a 100 km/h | 13,9 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em D | 10,7 s | |
80 a 120 km/h em D | 10,5 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 39,4 m | |
80 km/h a 0 | 25,4 m | |
60 km/h a 0 | 15,1 m | |
Consumo (etanol) | ||
Ciclo cidade | 6,5 km/l | |
Ciclo estrada | 9,6 km/l |
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